Laboratório de Investigação II: Replicação

Objetivos

A unidade curricular de Laboratório de Investigação II visa:

1. Adquirir conhecimentos específicos relativos às partes que constituem uma proposta de investigação (revisão de literatura, problemática, questões/hipóteses, metodologia, análise de dados, discussão, limitações, questões éticas);

2. Adquirir conhecimentos relativos aos designs de investigação, métodos e técnicas mais comuns na área da Música;

3. Conhecer exemplos de investigações na área da Música na segunda infância;

4. Desenvolver a capacidade de interpretação de estudos publicados na área da Música na segunda infância;

5. Desenvolver a capacidade de replicar a metodologia descrita num estudo previamente selecionado em contexto real;

6. Adquirir conhecimentos básicos de organização dos dados recolhidos.

Caracterização geral

Código

02102745

Créditos

5.0

Professor responsável

Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Burton, S. L., & Taggart, C. C. (Eds.). (2008). Learning from young children: Research in Early Childhood Music. New York: Rowman & Littlefield Education.
Colwell, R., & Webster, P. R. (Eds.). (2011). MENC Handbook of Research on Music Learning. Volume 1: Strategies. Oxford: Oxford University Press.
Colwell, R., & Webster, P. R. (Eds.). (2011). MENC Handbook of Research on Music Learning, Volume 2: Applications. Oxford: Oxford University Press.
Creswell, John W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches (4th ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Culp, M. E. (2017). The relationship between phonological awareness and music aptitude. Journal of Research in Music Education, 65(3), 328-346. DOI: 10.1177/0022429417729655.

Método de ensino

Aulas teóricas e trabalho de campo. As aulas teóricas incluem apresentação de estudos realizados com crianças na área da Música, e trabalho de campo. Pretende-se, por um lado, dotar os estudantes de conhecimentos gerais para a leitura e interpretação de estudos na área da Música; e por outro lado, facultar uma preparação adicional para os estudantes que queiram prosseguir estudos de Doutoramento. O trabalho de campo consiste na replicação de um estudo previamente selecionado pela docente. Pretende-se, deste modo, proporcionar aos estudantes a aplicação de técnicas e metodologias de investigação com uma amostra real de participantes.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação oral de um artigo científico.(30%), Entrega de relatório.(70%)

Conteúdo

I. Introdução à Investigação

  • Princípios filosóficos;
  • Designs de Investigação (quantitativo, qualitativo, misto);
  • Problemática e questões orientadoras/hipóteses;
  • Participantes.
  • Métodos de investigação (recolha, análise e interpretação de dados).
  • Ética na Investigação.
  • A importância da replicação.
  • Revisão de Literatura.
  • Estrutura de um projeto de investigação.

II. Análise de estudos publicados

  • Identificação das partes de um artigo de investigação;
  • Tópicos da revisão de literatura;
  • Identificação de design, participantes, metodologia, métodos de recolha e análise de dados;
  • Implicações para o ensino de Música;
  • Estudo selecionado para replicação.

III. Replicação de procedimentos

  • Tema do estudo selecionado para replicação desenvolvido por um conferencista convidado.;
  • Treino de replicação de procedimento;
  • Armazenamento dos dados recolhidos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: