Laboratório de Investigação II: Replicação
Objetivos
A unidade curricular de Laboratório de Investigação II visa:
1. Adquirir conhecimentos específicos relativos às partes que constituem uma proposta de investigação (revisão de literatura, problemática, questões/hipóteses, metodologia, análise de dados, discussão, limitações, questões éticas);
2. Adquirir conhecimentos relativos aos designs de investigação, métodos e técnicas mais comuns na área da Música;
3. Conhecer exemplos de investigações na área da Música na segunda infância;
4. Desenvolver a capacidade de interpretação de estudos publicados na área da Música na segunda infância;
5. Desenvolver a capacidade de replicar a metodologia descrita num estudo previamente selecionado em contexto real;
6. Adquirir conhecimentos básicos de organização dos dados recolhidos.
Caracterização geral
Código
02102745
Créditos
5.0
Professor responsável
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Burton, S. L., & Taggart, C. C. (Eds.). (2008). Learning from young children: Research in Early Childhood Music. New York: Rowman & Littlefield Education.
Colwell, R., & Webster, P. R. (Eds.). (2011). MENC Handbook of Research on Music Learning. Volume 1: Strategies. Oxford: Oxford University Press.
Colwell, R., & Webster, P. R. (Eds.). (2011). MENC Handbook of Research on Music Learning, Volume 2: Applications. Oxford: Oxford University Press.
Creswell, John W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches (4th ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Culp, M. E. (2017). The relationship between phonological awareness and music aptitude. Journal of Research in Music Education, 65(3), 328-346. DOI: 10.1177/0022429417729655.
Método de ensino
Aulas teóricas e trabalho de campo. As aulas teóricas incluem apresentação de estudos realizados com crianças na área da Música, e trabalho de campo. Pretende-se, por um lado, dotar os estudantes de conhecimentos gerais para a leitura e interpretação de estudos na área da Música; e por outro lado, facultar uma preparação adicional para os estudantes que queiram prosseguir estudos de Doutoramento. O trabalho de campo consiste na replicação de um estudo previamente selecionado pela docente. Pretende-se, deste modo, proporcionar aos estudantes a aplicação de técnicas e metodologias de investigação com uma amostra real de participantes.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Apresentação oral de um artigo científico.(30%), Entrega de relatório.(70%)
Conteúdo
I. Introdução à Investigação
- Princípios filosóficos;
- Designs de Investigação (quantitativo, qualitativo, misto);
- Problemática e questões orientadoras/hipóteses;
- Participantes.
- Métodos de investigação (recolha, análise e interpretação de dados).
- Ética na Investigação.
- A importância da replicação.
- Revisão de Literatura.
- Estrutura de um projeto de investigação.
II. Análise de estudos publicados
- Identificação das partes de um artigo de investigação;
- Tópicos da revisão de literatura;
- Identificação de design, participantes, metodologia, métodos de recolha e análise de dados;
- Implicações para o ensino de Música;
- Estudo selecionado para replicação.
III. Replicação de procedimentos
- Tema do estudo selecionado para replicação desenvolvido por um conferencista convidado.;
- Treino de replicação de procedimento;
- Armazenamento dos dados recolhidos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: