Democracia Digital: Teoria e Prática

Objetivos

Esta UC pretende oferecer uma introdução ao debate normativo sobre o conceito de democracia, incluindo a teoria liberal, participativa e deliberativa. Fornecer instrumentos para avaliar os limites práticos dos diferentes modelos democráticos, identificando alguns dos principais problemas que afetam o funcionamento concreto das democracias. Inovações democráticas, sobretudo até que ponto a utilização das novas ferramentas de comunicação tem efeitos sobre a representação política, familiarizando os alunos com a literatura teórica sobre a dimensão política das novas tecnologias digitais. As implicações da democracia digital na cidadania, em particular sobre a educação e a sociedade civil. Discussão das dinâmicas e possibilidades da democracia digital através de processos transnacionais, examinando as implicações da difusão das novas tecnologias em termos de relações internacionais, da ordem económica e das lideranças.

Caracterização geral

Código

02104593

Créditos

10.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Gardels, N., e N. Berggruen. Renovating Democracy. Santa Barbara (CA): University of California Press, 2019.
Grofman, B., A. H. Trechsel, e M. Franklin. The Internet and Democracy in Global Perspective: Voters, Candidates, Parties, and Social Movements. New York: Springer, 2014.
Hague, B. N., e B. D. Loader. Digital Democracy. Discourse and decision Making in the Information Age. London: Routledge, 1999.
Hindman, M. The Myth of Digital Democracy. Princeton: Princeton University Press, 2009.
Lutz, B., e P. Toit. Defining Democracy in a Digital Age. London: Palgrave, 2014.
Smith, G. Democratic Innovations: Designing Institutions for Citizen Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
Urbinati, N. Me the People: How Populism Transforms Democracy. Boston: Harvard University Press, 2019.

Método de ensino

Combinação de aulas de índole teórica e de exposição de conhecimentos (60%), com aulas práticas destinadas quer à apresentação e discussão de textos (20%), quer à operacionalização de conceitos e à validação empírica de argumentos e hipóteses explicativas (20%).

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(15%), Ensaio escrito(50%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(35%)

Conteúdo

  1. Democracia: definições normativas. Democracia direta, democracia deliberativa e democracia participativa.
  2. Definições e conceitos da representação política. Transformações da representação política.
  3. Os conceitos de qualidade da democracia e inovação democrática.
  4. Educação cívica, cidadania ativa e democratização da sociedade civil.
  5. Literacia digital, ética jornalística e acesso à informação. A opinião pública na era digital.
  6. Globalização e democracia digital.
  7. O futuro da democracia digital.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: