Participação, Deliberação e Novas Tecnologias

Objetivos

Esta UC oferece uma panorâmica ampla e atualizada destes e doutros desenvolvimentos teóricos e práticos em torno do conceito de ‘participação política’, num contexto de acelerada transformação social. Propõe-se que os alunos se familiarizem com os tópicos em debate através de um conjunto de leituras que combina referências teóricas e de natureza mais aplicada. Embora o programa da cadeira se estruture em torno de contributos internacionais, procurar-se-á complementar sempre que possível com dados e referências relevantes para a compreensão do caso português. Espera-se que no final desta UC os alunos sejam capazes de enquadrar o conceito de participação política enquanto elemento indestrinçável dos regimes democráticos, e que fiquem cientes da sua diversidade e rápida evolução recente. Além destes conhecimentos teóricos, é esperado que os alunos fiquem dotados de conhecimentos sobre as assimetrias e desigualdades no acesso e exercício de novas (e velhas) formas de participação política.

Caracterização geral

Código

02104636

Créditos

10.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bennett, W. Lance, e Alexandra Segerberg. 2012. «The Logic of Connective Action». Information, Communication & Society 15(5): 739–68.
Dalton, Russell J. 2019. Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications Ltd.
Lilleker, Darren G., e Karolina Koc-Michalska. 2017. «What Drives Political Participation? Motivations and Mobilization in a Digital Age». Political Communication 34(1): 21–43.
Norris, Pippa. 2007. «Political activism». Em The Oxford handbook of comparative politics, eds. Carles Boix e Susan Carol Stokes. Oxford: Oxford University Press, 628–49.
Quaranta, Mario. 2015. Political Protest in Western Europe: Exploring the Role of Context in Political Action. Springer International Publishing.
Teorell, Jan. 2006. «Political Participation and Three Theories of Democracy: A Research Inventory and Agenda». European Journal of Political Research 45(5): 787–810.

Método de ensino

Sessões teóricas com exposição dos conteúdos por parte do docente complementadas com discussões dos textos atribuídos para cada aula. Também serão organizados debates sobre temas relevantes para o programa da cadeira, bem como intervenções por parte de convidados especialistas nos diferentes tópicos abordados. Para assegurar o acompanhamento da matéria e que todos os participantes leram os textos atribuídos a cada aula, os alunos deverão enviar relatórios de leitura sintéticos (cerca de uma página, ou aproximadamente 500 palavras) antes do início de cada aula.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(15%), Ensaio escrito(65%), Relatórios de leitura (20%)

Conteúdo

  1. Participação política: definições e clarificações conceptuais;
  2. A importância da participação em diferentes modelos de democracia;
  3. Modos de participação e a expansão dos reportórios de ação política;
  4. A participação política online e as suas especificidades;
  5. Padrões e desigualdades de participação política;
  6. As fronteiras e o futuro da participação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: