Cultura Empresarial
Objetivos
O seminário de cultura empresarial pretende capacitar os formandos para:
- Conhecer as implicações da cultura organizacional no bem-estar dos colaboradores e na comunicação integrada; -olhar para as organizações como lugares de partilha de sentido, tornados visíveis através de artefactos;
- Compreender como se articulam os conceitos de identidade, cultura e imagem; identificar níveis e tipos de cultura -refletir sobre o impacto da cultura no sucesso das organizações.
Caracterização geral
Código
02109184
Créditos
10.0
Professor responsável
Ivone Marília Carinhas Ferreira da Silva
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Braddy, P.W., Meade, A.W. & Kroustalis, C.M. (2006). Organizational recruitment website effects on viewers’ perceptions of organizational culture. J Bus Psychol 20, 525–543 https://doi.org/10.1007/s10869-005-9003-4.
- O’Donnell, Orla; Boyle, Richard (2008). Understanding and Managing Organisational Culture.Dublin. Institute of Public Administration.
- Ruão, Teresa (2008) A Comunicação Organizacional e os Fenómenos de Identidade: a aventura comunicativa da formação da Universidade do Minho, 1974-2006. Braga: Universidade do Minho. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8841/1/tese%2520final.pdf
- Schein, Edgar (1992) Coming to a New Awareness of Organizational Culture. Sloan Management Review, Vol. 25, N. 2, Winter 1984, pp. 3-16. (Reprint).
- Treven, S., Mulej, M., & Lynn, M. L. (2008). “The impact of culture on organizational behaviour. Management”. Journal of Contemporary Management Issues, 13(2), 27-39. Retrieved from https://questia.com/library/journal/1p3-1969493.
Método de ensino
Aulas expositivas com espaço para debate e exercícios.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(80%)
Conteúdo
1. As organizações como sistemas culturais.
2. Identidade, cultura e imagem.
3. Níveis de cultura: pressupostos básicos, valores e artefactos:
3.1 (Re)pensar a cultura a partir dos artefactos (arquitetura dos espaços, identidade gráfica, …).
4. Tipos de cultura corporativa e o seu impacto nas organizações.
5. Cultura corporativa e comunicação interna.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: