Storytelling
Objetivos
- Entender as especificidades da storyline e da sinopse .
- Aprender a construir personagens e a adequá-las a objetivos.
- Ser capaz de desenvolver um produto de storytelling desde a ideia original até à concretização.
Caracterização geral
Código
02109190
Créditos
10.0
Professor responsável
Mónica Raquel Ribeiro Gonçalves de Menezes
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Aristotle (1982). Aristotle's Poetics. EUA: Publisher: W. W. Norton & Company.
- Seger, Linda, Creating Unforgettable Characters, Henry Holf and Co., 1990, New York.
- Field, Syd, The Definitive Guide to Screenwriting, Ebury Press, 2003, USA.
- Seger, Linda, Making a Good Script Great, Dood Mead, 1987, New York.
- Vogler, Christopher, The writer's journey, Michael Wise Productions, 1992, USA.
- Wood (2002). Corporate Storytelling: Planning and Creating Internal Communications. USA: Grendel Pr.
Método de ensino
Tratando-se de um seminário maioritariamente prático, procurará usar-se uma metodologia de ensino dinâmica que combine leitura, escuta e escrita.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Exercícios individuais(50%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(40%)
Conteúdo
- Comunicar contando estórias.
- Transformar as estórias pessoais em comunicação.
- O storytelling na comunicação interna: públicos, mensagens, tom e canais.
- Práticas: Criando narrativas com propósito.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: