Storytelling

Objetivos

  • Entender as especificidades da storyline e da sinopse .
  • Aprender a construir personagens e a adequá-las a objetivos.
  • Ser capaz de desenvolver um produto de storytelling desde a ideia original até à concretização.

Caracterização geral

Código

02109190

Créditos

10.0

Professor responsável

Mónica Raquel Ribeiro Gonçalves de Menezes

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Aristotle (1982). Aristotle's Poetics. EUA: Publisher: W. W. Norton & Company.
  • Seger, Linda, Creating Unforgettable Characters, Henry Holf and Co., 1990, New York.
  • Field, Syd, The Definitive Guide to Screenwriting, Ebury Press, 2003, USA.
  • Seger, Linda, Making a Good Script Great, Dood Mead, 1987, New York.
  • Vogler, Christopher, The writer's journey, Michael Wise Productions, 1992, USA.
  • Wood (2002). Corporate Storytelling: Planning and Creating Internal Communications. USA: Grendel Pr.

Método de ensino

Tratando-se de um seminário maioritariamente prático, procurará usar-se uma metodologia de ensino dinâmica que combine leitura, escuta e escrita.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Exercícios individuais(50%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(40%)

Conteúdo

  1. Comunicar contando estórias.
  2. Transformar as estórias pessoais em comunicação.
  3. O storytelling na comunicação interna: públicos, mensagens, tom e canais.
  4. Práticas: Criando narrativas com propósito.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: