Comunicação Interna e Responsabilidade Social Corporativa
Objetivos
Depois de frequentar este seminário o formando deve estar apto para:
- Identificar e relacionar as áreas de atuação de comunicação interna e dos recursos humanos.
- Reconhecer o papel estratégico da comunicação interna nas organizações.
- Relacionar gestão organizacional e gestão da comunicação interna das organizações.
- Elaborar planos de comunicação interna em função de objetivos predefinidos.
- Conhecer os princípios da responsabilidade social corporativa.
- Refletir sobre adequação de determinadas políticas de RSC a públicos internos.
Caracterização geral
Código
02109252
Créditos
10.0
Professor responsável
Alda Maria de Magalhães Teles
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Dahlman, S; Heide, M.2020. Strategic Internal Communication. A Practitioner’s Guide to Implementing.
- Cutting-Edge Methods for Improved Workplace Culture. UK. Routledge.
- Kotter, J. 1996. Leading Change. Harvard Business Review Press.
- Nothhaft; Page Werder; Verčič; Zerfass, 2020. Future Directions of Strategic Communication. UK. Routledge.
- Wright, M. 2009. Gower Handbook of Internal Communication. UK. Routledge.
- Dillard; Haynes; Murray. 2013. Corporate Social Responsibility.A Research Handbook.
Método de ensino
Palestras, intercaladas com apresentação e debate sobre estudos de caso; Apresentação de Trabalho; aulas abertas com profissionais.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Análise individual do estudo de caso(50%), Grupo de trabalho(50%)
Conteúdo
- Comunicação interna, recursos humanos e motivação dos colaboradores.
- Comunicação interna estratégica.
- (Re)pensar a comunicação interna em função dos desafios contemporâneos.
- Canais e fluxos de comunicação.
- Identidade corporativa e Responsabilidade social corporativa (RSC).
- Promover a RSC para públicos internos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: