Ciência e Cientistas
Objetivos
Pretende-se que o(a) aluno(a):
a) distinga o que caracteriza o conhecimento científico;
b) seja capaz de discutir o processo de revisão por pares;
c) saiba onde encontrar e como enfrentar um artigo científico;
d) conheça diferentes métodos de obtenção de resultados e a sua validade (compreensão de conceitos estatísticos básicos);
e) se aperceba dos factores que podem afectar o trabalho científico (ex. conflitos de interesse);
f) identifique os principais desafios da comunicação da ciência do ponto de vista dos cientistas.
No final deste seminário, o aluno deverá ainda conhecer algumas das principais questões e conceitos básicos das principais áreas científicas que facilitem a incursão em diversos temas científicos e a colaboração com cientistas de vários ramos para o desenvolvimento das suas actividades de comunicação.
Caracterização geral
Código
722011140
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Beirão Reis de la Fuente Sanchez
Horas
Semanais - 4
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
A bibliografia para esta Unidade Curricular está disponível na respectiva página de Moodle.
Método de ensino
Num ambiente de discussão, serão explorados diferentes componentes da prática científica. A aprendizagem é feita também através dos trabalhos propostos para avaliação. Os alunos serão desafiados a reflectir sobre o próprio processo científico, contactando com investigadores, decifrando temas científicos e apercebendo-se das dificuldades inerentes à comunicação de ciência.
No final do semestre, espera-se que os alunos tenham uma visão mais realista da ciência e dos cientistas, sejam capazes de propor actividades de comunicação que transmitam (também) o processo da ciência, assumam a curiosidade e o espírito crítico como forma de estar.
Cada um dos trabalhos propostos para a avaliação vai ao encontro destes objectivos.
Método de avaliação
A avaliação tem três componentes:
(mais detalhes disponíveis na página de Moodle da unidade curricular)
1. Bastidores da ciência (50%)
A partir de um artigo científico (publicado numa revista com revisão por pares) e noticiado nos media, o/a aluno/a deve descobrir a história por trás do trabalho de investigação. A primeira versão do trabalho é revista, de forma anónima, por dois colegas. A versão final deve ser melhorada com base nos comentários recebidos.
- Envio por email (asanchez@itqb.unl.pt)
2. Comunicar a ciência enquanto processo (35%)
Leia o artigo proposto. Escolha uma iniciativa de comunicação de ciência e descreva-a, reflectindo sobre a forma como essa iniciativa contribui (ou não) para dar a conhecer o processo real da ciência (ao invés de transmitir apenas conceitos científicos). Deixe sugestões sobre como podemos ser mais eficazes a comunicar o que é a ciência.
- Submissão online (Moodle)
3. Interesse e participação ao longo do semestre (15%)
Este item de avaliação terá em conta a participação ativa e relevante nas discussões em sala de aula e no fórum online "Recomendações de leitura".
- Avaliação em sala de aula
- Participação no fórum (Moodle)
Conteúdo
Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades que se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactarão com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.
Objectivos gerais:
- Perceber o modo como se constrói o conhecimento científico
- Identificar características da ciência
- Reconhecer forças e constrangimentos do processo científico
- Reflectir sobre percepções e atitudes face à ciência
- Olhar para a comunicação de ciência do ponto de vista de cientistas e instituições científicas
- Conhecer alguns exemplos concretos do processo científico e da sua comunicação
- Aprender a exercer uma atitude científica (também na comunicação de ciência)
Tópicos abordados:
- Características da ciência – perspectiva histórica
- Percepções sobre a ciência / pseudociência
- Métodos de recolha e interpretação de dados
- O lado humano da ciência
- O sistema de ciência e tecnologia
- A ciência na prática
- A revisão por pares
- Responsabilidades dos cientistas
- As ciências naturais e exactas - exemplos
- As ciências sociais e humanas - exemplos