Ciência e Cientistas

Objetivos

Pretende-se que o(a) aluno(a):
a) distinga o que caracteriza o conhecimento científico;
b) seja capaz de discutir o processo de revisão por pares;
c) saiba onde encontrar e como enfrentar um artigo científico;
d) conheça diferentes métodos de obtenção de resultados e a sua validade (compreensão de conceitos estatísticos básicos);
e) se aperceba dos factores que podem afectar o trabalho científico (ex. conflitos de interesse);
f) identifique os principais desafios da comunicação da ciência do ponto de vista dos cientistas.

No final deste seminário, o aluno deverá ainda conhecer algumas das principais questões e conceitos básicos das principais áreas científicas que facilitem a incursão em diversos temas científicos e a colaboração com cientistas de vários ramos para o desenvolvimento das suas actividades de comunicação.

Caracterização geral

Código

722011140

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Maria Beirão Reis de la Fuente Sanchez

Horas

Semanais - 4

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

A bibliografia para esta Unidade Curricular está disponível na respectiva página de Moodle.

Método de ensino

Num ambiente de discussão, serão explorados diferentes componentes da prática científica. A aprendizagem é feita também através dos trabalhos propostos para avaliação. Os alunos serão desafiados a reflectir sobre o próprio processo científico, contactando com investigadores, decifrando temas científicos e apercebendo-se das dificuldades inerentes à comunicação de ciência. 


No final do semestre, espera-se que os alunos tenham uma visão mais realista da ciência e dos cientistas, sejam capazes de propor actividades de comunicação que transmitam (também) o processo da ciência, assumam a curiosidade e o espírito crítico como forma de estar. 


Cada um dos trabalhos propostos para a avaliação vai ao encontro destes objectivos. 

Método de avaliação

A avaliação tem três componentes:
(mais detalhes disponíveis na página de Moodle da unidade curricular)


1. Bastidores da ciência (50%)
A partir de um artigo científico (publicado numa revista com revisão por pares) e noticiado nos media, o/a aluno/a deve descobrir a história por trás do trabalho de investigação. A primeira versão do trabalho é revista, de forma anónima, por dois colegas. A versão final deve ser melhorada com base nos comentários recebidos. 



  • Envio por email (asanchez@itqb.unl.pt)


2. Comunicar a ciência enquanto processo (35%)
Leia o artigo proposto. Escolha uma iniciativa de comunicação de ciência e descreva-a, reflectindo sobre a forma como essa iniciativa contribui (ou não) para dar a conhecer o processo real da ciência (ao invés de transmitir apenas conceitos científicos). Deixe sugestões sobre como podemos ser mais eficazes a comunicar o que é a ciência.     



  • Submissão online (Moodle)


3. Interesse e participação ao longo do semestre (15%)
Este item de avaliação  terá em conta a participação ativa e relevante nas discussões em sala de aula e no fórum online "Recomendações de leitura". 



  • Avaliação em sala de aula

  • Participação no fórum (Moodle)

Conteúdo

Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades que se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactarão com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.


Objectivos gerais:




  • Perceber o modo como se constrói o conhecimento científico

  • Identificar características da ciência

  • Reconhecer forças e constrangimentos do processo científico

  • Reflectir sobre percepções e atitudes face à ciência

  • Olhar para a comunicação de ciência do ponto de vista de cientistas e instituições científicas

  • Conhecer alguns exemplos concretos do processo científico e da sua comunicação

  • Aprender a exercer uma atitude científica (também na comunicação de ciência)



Tópicos abordados:




  • Características da ciência – perspectiva histórica

  • Percepções sobre a ciência / pseudociência

  • Métodos de recolha e interpretação de dados

  • O lado humano da ciência

  • O sistema de ciência e tecnologia

  • A ciência na prática

  • A revisão por pares

  • Responsabilidades dos cientistas

  • As ciências naturais e exactas - exemplos

  • As ciências sociais e humanas - exemplos


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: