Práticas e Técnicas em Comunicação da Ciência

Objetivos

a) Aprender e praticar técnicas de comunicação de ciência;
b) Saber avaliar iniciativas (questionários, entrevistas);
c) Conhecer e inspirar-se em projectos de divulgação bem sucedidos;
d) Familiarizar-se com a bibliografia de investigação nesta área.

Caracterização geral

Código

722011145

Créditos

10.0

Professor responsável

Joana Lobo Antunes

Horas

Semanais - 4

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Sobre Comunicação de Ciência em Instituições Científicas


Entradas, M. and Bauer, Martin W. (2017) Mobilisation for public engagement: benchmarking the practices of research institutes Public Understanding of Science, 26 (7). 771-788. ISSN 0963-6625 http://eprints.lse.ac.uk/65713/


Sobre comunicação visual

Resonate - present visual ideas that transform, Nancy Duarte

https://www.duarte.com/presentation-skills-resources/free-multimedia-version-of-resonate/


Sobre criar espaços expositivo com impacto

The art of relevance, Nina Simon

http://www.artofrelevance.org/read-online/


Sobre ética na comunicação de ciência

Ethics and Practice in Science Communication, by Susanna Priest


Sobre Comunicação de Ciência em instituiçoes cientificas/Faculdades

Handbook for Science Public Information Officers, Matthew Shipman


Sobre Comunicação oral de ciência


•Biologists as Communicators: Lessons from social science can help researchers get their message across BioScience, Volume 69, Issue 2, February 2019, Pages 101–107, https://doi.org/10.1093/biosci/biy158






Sobre Comunicados de imprensa


•PR guidelines, Oxford Academic Journals https://academic.oup.com/journals/pages/press/pr_guidelines

•Press release guidelines for scientists, ESA https://esahubble.org/about_us/scientist_guidelines/




Sobre uso de redes sociais

Bik HM, Goldstein MC (2013) An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biol 11(4): e1001535. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001535

https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.1001535


Redes Sociais para Cientistas. Ana Sanchez, António Granado, Joana Lobo Antunes, 2014

https://www.unl.pt/data/escola_doutoral/RedesSociaisparaCientistas.pdf


Social media for scientists - nature papers

https://www.nature.com/collections/gbhiidjaha


Science communication on social media: good practices, QUEST project, 2021

https://questproject.eu/social-media-improving-science-communication-by-the-tools-of-science/


Método de ensino

As aulas decorrerão em formato expositivo e de discurssão de casos práticos.


Haverá quatro aulas com oradores convidados, sobre Práticas e Técnicas em Comunicação de Ciência de que são peritos.

Método de avaliação

10% avaliação contínua (Assiduidade, pontualidade, interesse, qualidade da participação nas aulas)


35% Trabalho individual - escrito


Seleccionar um artigo científico e produzir a partir dele

•Um texto de divulgação a partir da faculdade/Unidade de investigação (máximo 4 paragrafos)

•Um post para o Facebook institucional

•Um press release (máximo 3 paragrafos)

•Uma actividade a ser desenvolvida em contexto museológico sobre este tema (até 1 página)


55% Trabalho de grupo - escrito, apresentação oral e defesa



•Grupos de 2 pessoas

Maquete de um Projecto em Comunicação de Ciência. Pode ser podcast, video, exposição, livro, blog, jornal, o que quiserem. Apresentam a maquete/piloto.

•Tem de ser acompanhado de:

•Publico alvo (para quem se destina?)

•Actividade a desenvolver/pertinência (porquê fazer?)

•Plano de disseminação (como é que o publico alvo o vai encontrar?)

•Avaliação (quais os objectivos deste projecto e como vão avaliar se chegaram a ele?)

Conteúdo

Nesta Unidade curricular os estudantes serão familiarizados com as Práticas e Técnicas em Comunicação de Ciência mais usadas, nomeadamente


- em contexto de Instituições de Ensino Superior e Ciência


- em contexto museológico e de centros de ciência


- em ligação com media


- uso de redes sociais


- avaliação do impacto dessas práticas


 


Terão ainda oportunidade de ter workshops pontuais com peritos em diversas áreas tais como


- design para a comunicação de ciência


- comunicação de ciência multimédia


- outreach e ligação com diferentes tipos de públicos


- animação


 


No final do semestre, é esperado que os estudantes consigam desenvolver um projeto em Comunicação de Ciência, tendo em conta os conhecimentos adquiridos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: