Caracterização geral
Código
722011145
Créditos
10.0
Professor responsável
Joana Lobo Antunes
Horas
Semanais -
4
Totais -
280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Sobre Comunicação de Ciência em Instituições Científicas
Entradas, M. and Bauer, Martin W. (2017) Mobilisation for public engagement: benchmarking the practices of research institutes Public Understanding of Science, 26 (7). 771-788. ISSN 0963-6625 http://eprints.lse.ac.uk/65713/
Sobre comunicação visual
Resonate - present visual ideas that transform, Nancy Duarte
https://www.duarte.com/presentation-skills-resources/free-multimedia-version-of-resonate/
Sobre criar espaços expositivo com impacto
The art of relevance, Nina Simon
http://www.artofrelevance.org/read-online/
Sobre ética na comunicação de ciência
Ethics and Practice in Science Communication, by Susanna Priest
Sobre Comunicação de Ciência em instituiçoes cientificas/Faculdades
Handbook for Science Public Information Officers, Matthew Shipman
Sobre Comunicação oral de ciência
•Biologists as Communicators: Lessons from social science can help researchers get their message across BioScience, Volume 69, Issue 2, February 2019, Pages 101–107,
https://doi.org/10.1093/biosci/biy158
Sobre Comunicados de imprensa
Sobre uso de redes sociais
Bik HM, Goldstein MC (2013) An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biol 11(4): e1001535. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1001535
https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.1001535
Redes Sociais para Cientistas. Ana Sanchez, António Granado, Joana Lobo Antunes, 2014
https://www.unl.pt/data/escola_doutoral/RedesSociaisparaCientistas.pdf
Social media for scientists - nature papers
https://www.nature.com/collections/gbhiidjaha
Science communication on social media: good practices, QUEST project, 2021
https://questproject.eu/social-media-improving-science-communication-by-the-tools-of-science/
Método de ensino
As aulas decorrerão em formato expositivo e de discurssão de casos práticos.
Haverá quatro aulas com oradores convidados, sobre Práticas e Técnicas em Comunicação de Ciência de que são peritos.
Método de avaliação
10% avaliação contínua (Assiduidade, pontualidade, interesse, qualidade da participação nas aulas)
35% Trabalho individual - escrito
Seleccionar um artigo científico e produzir a partir dele
•Um texto de divulgação a partir da faculdade/Unidade de investigação (máximo 4 paragrafos)
•Um post para o Facebook institucional
•Um press release (máximo 3 paragrafos)
•Uma actividade a ser desenvolvida em contexto museológico sobre este tema (até 1 página)
55% Trabalho de grupo - escrito, apresentação oral e defesa
•Grupos de 2 pessoas
•Maquete de um Projecto em Comunicação de Ciência. Pode ser podcast, video, exposição, livro, blog, jornal, o que quiserem. Apresentam a maquete/piloto.
•Tem de ser acompanhado de:
•Publico alvo (para quem se destina?)
•Actividade a desenvolver/pertinência (porquê fazer?)
•Plano de disseminação (como é que o publico alvo o vai encontrar?)
•Avaliação (quais os objectivos deste projecto e como vão avaliar se chegaram a ele?)
Conteúdo
Nesta Unidade curricular os estudantes serão familiarizados com as Práticas e Técnicas em Comunicação de Ciência mais usadas, nomeadamente
- em contexto de Instituições de Ensino Superior e Ciência
- em contexto museológico e de centros de ciência
- em ligação com media
- uso de redes sociais
- avaliação do impacto dessas práticas
Terão ainda oportunidade de ter workshops pontuais com peritos em diversas áreas tais como
- design para a comunicação de ciência
- comunicação de ciência multimédia
- outreach e ligação com diferentes tipos de públicos
- animação
No final do semestre, é esperado que os estudantes consigam desenvolver um projeto em Comunicação de Ciência, tendo em conta os conhecimentos adquiridos.