Poder e Instituições em Portugal (séc. XV-XVIII)

Objetivos

a) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, tendo em vista a elaboração de uma análise original sobre um tema ligado à História Institucional e Política do Portugal Moderno. b) Ter capacidade de recolha, de selecção e de interpretação de informação relevante, textual e não textual, para um estudo original sobre História Institucional e Política da Época Moderna. c) Ser capaz de participar em projectos de investigação internacionais sobre temas da História Institucional e Política da Europa da Época Moderna. d) Ter as competências necessárias para uma formação avançada na área da História Institucional e Política da Europa da Época Moderna, permitindo o desenvolvimento de um programa doutoral.

Caracterização geral

Código

722051266

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro António Albuquerque e Castro de Almeida Cardim

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Hespanha, António Manuel (org.), O Antigo Regime (1621-1834), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993. Magalhães, Joaquim Romero (org.), No Alvorecer da Modernidade (1580-1620), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993. Marques, João Francisco & António Camões Gouveia (coords.), Humanismos e Reformas, vol. 2 da História Religiosa de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001. Monteiro, Nuno Gonçalo, «Os Poderes Locais no Antigo Regime» in César de Oliveira (org.), História dos Municípios e do Poder Local (Dos finais da Idade Média à União Europeia), Lisboa, Círculo de Leitores, 1996, pp. 17-175. Paquette, Gabriel, The European Seaborne Empires: From the Thirty Years’ War to the Age of Revolutions, New Haven, Yale University Press, 2019.

Método de ensino

Aulas :

- Exercício de comentário de documentos;

- Apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

A - O SISTEMA POLÍTICO 1. Os fundamentos do sistema político do Antigo Regime 1.1 Poder, política e governo nos séculos XVI a XVIII 1.2 Ordem natural e ordem artificial 1.3 A «administração» no Antigo Regime a matriz jurisdicionalista 1.4 A lenta emergência do «governo» 2. Os actores políticos em presença 2.1 A Família 2.2 Os Municípios e outras organizações locais 2.3 Os Senhorios 2.4 As Corporações 2.5 A Igreja 2.6 A Coroa 2.7 Reinos, Monarquias e Impérios 2.8 O estatuto das mulheres, dos pobres, vagabundos, e das populações asiáticas, africanas e ameríndias B - TÓPICOS DE DEBATE POLÍTICO (SÉCS. XVI-XVIII) 3. Governo e poder régio no começo do século XVI 4. Expansão marítima e conquista territorial no Atlântico e no Índico 5. O paradigma jurisdicionalista e católico da política 6. Os debates portugueses sobre o governo e o poder régio entre 1580 e 1640 7. Debates acerca do governo do reino sob os primeiros Bragança