Didática da História II

Objetivos

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

- Refletir sobre diferentes situações de aprendizagem;
- Construir conhecimento histórico / construir algumas atividades e recursos;
- Criticar e elaborar diferentes instrumentos de avaliação.

Caracterização geral

Código

722160078

Créditos

10.0

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

FERNANDES, Domingues (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas, Cacém: Texto Editora.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2005). Actividades Colaborativas e Avaliação. Boletim O Ensino da História, nº 29 (Janeiro) Lisboa: A.P.H., pp. 11-15.
LAGARTO, Mariana (2009). Avaliação Formativa e exames nacionais.... Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/U.L..
LAGARTO, Mariana (2017). Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico. Braga: Universidade do Minho/Instituto de Educação
PONTE, Cristina & VIEIRA, Nelson (2019). Crianças e Internet, Riscos e Oportunidades. Um desafio para a agenda de pesquisa nacional. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa/ Universidade Técnica de Lisboa
Reference Framework of Competences for Democratic Culture (2018). Council of Europe
REIGADA, Tiago (2016). Ensinar com a sétima arte: o espaço do cinema na didática da História. Porto: CITCEM.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Análise e construção de recursos pedagógicos.
- Reflexão sobre a adaptação de processos e recursos em diferentes situações de aprendizagem.
- Construção de instrumentos de avaliação.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Construção de diferentes recursos para conteúdos programáticos(50%), Construção de instrumentos de avaliação(40%), Exploração de arquivo com interesse para o trabalho docente(10%)

Conteúdo

1. Algumas metodologias e recursos para o ensino da História (continuação da Didática I)
Diferentes meios audiovisuais no ensino da História.
Tecnologias da informação. Utilização digital das crianças e jovens. Os seus usos na aula de História.
2. Pedagogia diferenciada e autorregulação da aprendizagem no ensino da História.
Algumas experiências de aprendizagem colaborativas e/ou autorreguladas.
3. Autorregular a avaliação.
Avaliação das aprendizagens: enquadramento, finalidades, intervenientes, processos e critérios de avaliação.
A avaliação e o ensino da História.
4. A direção de turma: Estatuto do Aluno, regulamentos internos e funções do diretor de turma.