Organização de Projetos Educativos em História
Objetivos
Refletir sobre a instituição educativa e os seus atores.
Analisar projetos educativos desenvolvidos e a desenvolver nas escolas.
Conhecer as competências dos órgãos de gestão escolar.
Partilhar experiências de trabalho diferentes.
Promover a integração entre teoria e prática letiva iniciação à prática profissional.
Conceber materiais necessários para a atividade profissional.
Refletir sobre várias utilidades do saber histórico e a sua aplicação prática.
Interiorizar a necessidade de construir um projeto pessoal de formação.
Caracterização geral
Código
722171270
Créditos
10.0
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
CABRAL, C. B. (2011). Património cultural imaterial. Lisboa: Ed. 70.
CALAF MASACHS, R. (2008). Didáctica del Patrimonio – epistemologia, metodologia y estudio de casos. Gijón: Edic Trea.
COMA QUINTANA, L.; SANTACANA I MESTRE, J. (2010). Ciudad educadora y patrimonio. Cookbook of heritage. Gijón: Edic Trea.
FERNANDES, D. (2008). Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Cacém: Texto Edit.
LEITE, C.; GOMES, L. e FERNANDES, P. (2001). Projectos curriculares de escola e turma. Conceber, gerir e avaliar. Porto: Ed ASA.
LIMA, L. C. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Ed.
MALHEIRO, A. Mª P. (2010). A Baixa-Chiado: uma sala de aula dinâmica e interdisciplinar. Proposta de interação com o público escolar. Lisboa: UNL/FCSH.
MARTINS, G. O. (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva.
MONTEIRO, M. M. (2007). Área de Projecto. Porto: Porto Ed.
PINTO, H.(2016). Educação histórica e patrimonial...Porto: CITCEM.
Método de ensino
As aulas consistem em: Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de projetos, a sua organização e aplicação prática na comunidade educativa, tendo em conta diferentes objetivos e contextos.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Trabalho individual - Elaboração de uma proposta para aproveitamento didático do património local (material ou imaterial) ou ainda para aproveitamento didático de um objeto material(40%), Trabalho individual - relatório sobre um problema previamente identificado, feito a partir de observação prática, entrevistas, etc.(40%)
Conteúdo
1. Documentos estruturantes para as escolas
2. Construção de um projeto pessoal de formação contínua
- O estatuto da carreira docente
- Avaliação de desempenho
3. Trabalho de pesquisa e trabalho de projeto
4. Transversalidades e interações
- Iniciação à prática profissional
- Utilização do Património e da História Local e Regional
- Visitas de estudo
- A escola vai ao museu
- Aproveitamento didático do património
- A toponímia e a estatuária: exploração didática
- Objetos e atividades económicas: exemplos de aplicação didática
- Educação para a Cidadania
5. A disciplina de História na oferta curricular diferenciada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: