Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objetivos educativos

a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do português (LM e LE/LS);
b) Analisar programas e outros documentos oficiais para o ensino- aprendizagem do português (LM e LE/LS);
c) Refletir criticamente sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do português em contexto escolar e em contextos multilingues;
d) Compreender particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues;
e) Elaborar propostas de trabalho em função de diferentes perfis de alunos e de diferentes papéis do
professor.
f) Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino língua nas suas múltiplas vertentes (oralidade,
leitura, escrita e gramática; literatura e cultura);
g) Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação;
h) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didácticas inovadoras;
i) Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a actividade docente.

Caracterização geral

Código DGES

M830

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Helena Virgínia Topa Valentim

Data de abertura

2022-09-19

Número máximo de admissões

15

Propinas

1200 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva). Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Competências a adquirir:
a) Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e
sua evolução genérica;
b) Desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas
e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, estudantes e meios escolares;
c) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também,
às especificidades dos estudantes e meios escolares;
d) Aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá-los na prática letiva;
e) Construir instrumentos didático-pedagógicos que permitam um
desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
f) Habilitar à fundamentação de juízos e opções didático-pedagógicas
que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes
para a docência da disciplina de português no 3.º ciclo do ensino básico e
no ensino secundário.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de, pelo menos, 120 créditos em Português. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722160036 Didática da Literatura em Português 5.0
722160033 Didática do Português I 10.0
722160035 Didática do Português II 5.0
02108270 Inclusão e Diversidade na Sala de Aula 5.0
722131097 Metodologias Específicas de Ensino de Língua Não Materna 10.0
02108264 Psicologia Educacional 5.0
Opções condicionadas 1
Código Nome ECTS
Opções
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo 5.0
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5.0
Número de ECTS obrigatório: 15
Opções condicionadas 2
Código Nome ECTS
Opções
722131101 Aquisição e Perturbações da Linguagem 10.0
722091123 Cânone Literário do Português 10.0
722131102 Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues 10.0
722131084 Gramática do Português e Ensino 10.0
722091158 Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa 10.0
722091124 Temas de Cultura Portuguesa 10.0
722091126 Temas de Literatura em Português 10.0
722131077 Teoria do Texto 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20