Didática do Português I

Objetivos

a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do português (L1).
b) Analisar documentos oficiais para o ensino- aprendizagem do português (L1).
c) Refletir criticamente sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do português em contexto escolar, articulando saber, saber-fazer e saber-ser/aprender.
d) Elaborar propostas de trabalho em função de diferentes perfis de alunos e de diferentes papéis do professor.
e) Familiarizar-se com metodologias adequadas ao ensino da leitura, da oralidade, da escrita, da gramática e da literatura.
f) Dominar os critérios que presidem ao desenvolvimento das etapas de planificação, de implementação e de avaliação.
g) Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação.

Caracterização geral

Código

722160033

Créditos

10.0

Professor responsável

Helena Virgínia Topa Valentim, Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Costa, Ana Luísa Costa & Sónia Valente Rodrigues (org.) (2019) Avaliar aprendizagens gramaticais na escola. Revista da APL (número temático).
Dolz, Joaquim & Bernard Schneuwly (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras.
Duarte, I. e Figueiredo, O. (2011). Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto.
Duarte, Inês (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: PNEP, Ministério da Educação.
Jorge, N., A. Coutinho (2017). Percursos (linguísticos) para análise (literária), Palavras, 50-51: 77 - 87.
Rodrigues, S. V. (2017) O ensino do português nas primeiras décadas do século XXI. Conselho Nacional de Educação.

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos alunos individualmente e em grupo . 

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Apresentações orais(30%), elaboração ao longo do semestre de portefólio de aprendizagem, incluindo sínteses críticas de leituras e planificação de uma unidade didática(70%)

Conteúdo

1. O papel dos documentos orientadores no ensino da língua materna.
2. Contributos da linguística para o ensino da língua materna.
3. O conhecimento explícito da língua; metodologias de ensino da gramática.
4. O papel dos textos na aula de língua materna e nos documentos orientadores para o ensino da língua materna. Critérios de seleção de textos para a sala de aula.
5. Compreensão e expressão oral: o papel do oral no ensino da língua; o oral formal em contexto escolar.
6. Leitura e literacia. Tipos e estratégias de leitura. Leitura e planificação de atividades.
7. A aprendizagem da escrita: transversalidade / diferenciação. O ensino da escrita: planificação; procedimentos e estratégias. Escrita, reescrita e avaliação da escrita.
8. A educação literária e estética: o contacto com os textos, o prazer da leitura e a dimensão poética.
9. Oralidade, leitura, escrita, gramática e literatura e TIC – apresentação e construção de oficinas / sequências didáticas.