Avaliação das Organizações e Políticas Educativas

Objetivos

O objetivo da unidade curricular de Avaliação de Organizações Educativas e Políticas é o de capacitar os alunos com o domínio dos principais conceitos, modelos, métodos e competências para realizar avaliações de organizações educativas e políticas públicas educativas.

 

No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

1) Reconhecer a problemática da centralidade da avaliação no quadro da transformação dos modos de regulação em educação

2) Problematizar as práticas de autoavaliação, avaliação externa e prestação de contas

3) Distinguir diferentes princípios e modelos de avaliação

4) Conceber um referencial para avaliar uma dimensão da escola

5) Analisar uma política pública educativa

 

Caracterização geral

Código

02103004

Créditos

10.0

Professor responsável

Susana Paiva Moreira Batista

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Azevedo, JM(2007).Avaliação das escolas:Fundamentar modelos e operacionalizar processos.Miguéns(Dir.).Avaliação das escolas.Modelos e processos(16-99). Lisboa:CNE.

Barbier, JM(1993).Elaboração de projectos de acção e planificação.Colecção Ciências da Educação.Porto,Porto Editora.

Fialho, I(2009).A qualidade de ensino e a avaliação das escolas em Portugal. Contributos para a sua história recente.Educação.Temas e problemas – Avaliação, qualidade e formação,7(4), 99-116.

Maroy, C.; Voisin, A(2013).As transformações recentes das políticas de accountability na educação: desafios e incidências das ferramentas de ação pública.Educação & Sociedade, Campinas, 34(124),881-901.

Rodrigues,ML; Carreiras,H(Orgs.)(2017),Exercícios de Análise de Políticas Públicas,Lisboa, Mundos Sociais.

Santiago, P(2012),OECD Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal 2012,OECD Publishing.

 

Método de ensino

Utilizam-se métodos expositivos articulados com métodos interrogativos, demonstrativos e ativos. O ponto 1 baseia-se essencialmente na exposição teórica dos conteúdos com a discussão participativa dos estudantes. O ponto 2 continua com esses métodos de ensino, acrescentando métodos demonstrativos, em particular para a ilustração de modos de fazer, através de exemplos reais de modelos de avaliação de escolas, e métodos ativos, na medida em que se solicita aos estudantes que apresentem e discutam um referencial de avaliação para uma dimensão da organização educativa. O ponto 3 aprofunda esta vertente, aliando ao método expositivo e demonstrativo da análise das políticas públicas o exercício crítico, por parte dos estudantes, que culmine num ensaio crítico de análise de uma política educativa.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. DA TRANSFORMAÇÃO DOS MODOS DE REGULAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCATIVOS À NECESSIDADE DA AVALIAÇÃO

1. Escalas, dinâmicas de transformação e tipos de regulação dos sistemas

2. Políticas de descentralização, autonomia e accountability

3. Um “Estado Avaliador”?: a centralidade da avaliação

4. Conhecimento e tomada de decisão

2. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

1. A escola como organização

2. Princípios e principais modelos de (auto)avaliação

3. Instrumentos de recolha de informação

4. Articulação entre autoavaliação e avaliação externa

5. Avaliação e melhoria

3. A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCATIVAS

1. A abordagem do ciclo de políticas

2. Avaliar o quê?

3. Metodologias de análise de políticas educativas

4. Avaliação de impacto, avaliação de implementação e melhoria