Curriculum, Ensino e Avaliação

Objetivos

O presente programa apresente os seguintes objetivos de aprendizagem:
1) Identificar e definir as teorias do currículo;

2) Identificar práticas de diferenciação curricular desde uma perspetiva histórica e a sua relação com as desigualdades educativas ou a equidade;

3) Aplicar modelos de desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro;

4) Analisar, avaliar e conceber políticas curriculares em perspetiva comparada, nas escalas macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares) de intervenção;

5) Aplicar modelos de avaliação do desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro.

Caracterização geral

Código

02103010

Créditos

5.0

Professor responsável

Sílvia Maria Cândido de Almeida

Horas

Semanais - 3

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bernstein, B. (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research, critique (rev. ed.). London: Rowman & Littlefield.

Bernstein, B. (1990). Class, codes and control: Volume IV, The structuring of pedagogic discourse. London: Routledge.

Gaspar, M. I. & Roldão, M. C. (2007). Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta

Pelletier, G. (Org.) (2001). Autonomie et décentralisation en éducation : entre projet et évaluation. Montréal: AFIDES.

Stufflebeam, D. L. & Coryn, C. L. (2014). Evaluation theory, models, and applications (2nd Edition). San Francisco: Jossey-Bass.

Young, M. (2011). Curriculum Policies for a Knowledge Society? In Yates, Lyn & Grumet, Madeleine (Eds). World Yearbook of Education 2011: Curriculum in Today’s World: Configuring Knowledge, Identities, Work and Politics (pp. 125-138). London: Routledge.

 

Método de ensino

Os métodos de ensino utilizados serão o expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. Currículo ou Teorias do currículo:

1.2 O que é o currículo?

1.2.1 Teorias do currículo: as teorias técnica, prática e crítica

1.2.2 Sociologia do currículo. Young: curriculum as fact” e “curriculum as practice”

1.2.3 Bernstein: discurso pedagógico

1.2.4 Perspetiva socio-histórica do currículo: Goodson

 

2.Desenvolvimento curricular: conceito, níveis, fases, modelos

2.1 Conceito de desenvolvimento curricular e fases

2.2 Níveis de desenvolvimento curricular

2.2.1 Nível macro: Politicas da autonomia curricular: história, atualidade

2.2.2 Influência das politicas internacionais

2.2.3 Nível meso: projetos da instituição escolar

2.2.4 Nível micro: ação curricular

2. 3 Diferenciação e desenvolvimento curricular

2.4 Modelos desenvolvimento curricular

 

3. Desenvolvimento curricular: Avaliação

3.1 Regulação e verificação da aprendizagem dos alunos

3.1.2 Instrumentos de avaliação das aprendizagens

3.2 Regulação do processo de desenvolvimento curricular

3.2.1 Modelos de avaliação

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: