Curriculum, Ensino e Avaliação
Objetivos
O presente programa apresente os seguintes objetivos de aprendizagem:
1) Identificar e definir as teorias do currículo;
2) Identificar práticas de diferenciação curricular desde uma perspetiva histórica e a sua relação com as desigualdades educativas ou a equidade;
3) Aplicar modelos de desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro;
4) Analisar, avaliar e conceber políticas curriculares em perspetiva comparada, nas escalas macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares) de intervenção;
5) Aplicar modelos de avaliação do desenvolvimento curricular nos níveis macro, meso e micro.
Caracterização geral
Código
02103010
Créditos
5.0
Professor responsável
Sílvia Maria Cândido de Almeida
Horas
Semanais - 3
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bernstein, B. (2000). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research, critique (rev. ed.). London: Rowman & Littlefield.
Bernstein, B. (1990). Class, codes and control: Volume IV, The structuring of pedagogic discourse. London: Routledge.
Gaspar, M. I. & Roldão, M. C. (2007). Elementos do desenvolvimento curricular. Lisboa: Universidade Aberta
Pelletier, G. (Org.) (2001). Autonomie et décentralisation en éducation : entre projet et évaluation. Montréal: AFIDES.
Stufflebeam, D. L. & Coryn, C. L. (2014). Evaluation theory, models, and applications (2nd Edition). San Francisco: Jossey-Bass.
Young, M. (2011). Curriculum Policies for a Knowledge Society? In Yates, Lyn & Grumet, Madeleine (Eds). World Yearbook of Education 2011: Curriculum in Today’s World: Configuring Knowledge, Identities, Work and Politics (pp. 125-138). London: Routledge.
Método de ensino
Os métodos de ensino utilizados serão o expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Currículo ou Teorias do currículo:
1.2 O que é o currículo?
1.2.1 Teorias do currículo: as teorias técnica, prática e crítica
1.2.2 Sociologia do currículo. Young: curriculum as fact” e “curriculum as practice”
1.2.3 Bernstein: discurso pedagógico
1.2.4 Perspetiva socio-histórica do currículo: Goodson
2.Desenvolvimento curricular: conceito, níveis, fases, modelos
2.1 Conceito de desenvolvimento curricular e fases
2.2 Níveis de desenvolvimento curricular
2.2.1 Nível macro: Politicas da autonomia curricular: história, atualidade
2.2.2 Influência das politicas internacionais
2.2.3 Nível meso: projetos da instituição escolar
2.2.4 Nível micro: ação curricular
2. 3 Diferenciação e desenvolvimento curricular
2.4 Modelos desenvolvimento curricular
3. Desenvolvimento curricular: Avaliação
3.1 Regulação e verificação da aprendizagem dos alunos
3.1.2 Instrumentos de avaliação das aprendizagens
3.2 Regulação do processo de desenvolvimento curricular
3.2.1 Modelos de avaliação