Análise de Dados - Métodos Qualitativos e Mistos

Objetivos

No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de:

1)        Reconhecer as principais técnicas de recolha de dados qualitativos;

2)        Descrever os principais tipos de análise de conteúdo;

3)        Identificar os procedimentos/etapas na realização da análise de conteúdo com programas informáticos e as suas vantagens e limitações;

4)        Identificar e adotar programas informáticos de análise de conteúdo adaptados a diferentes tipos de investigação qualitativa;

5)        Planear, executar e reportar os resultados de uma análise de conteúdo temática no programa MAXQDA;

6)        Executar análises qualitativas articuladas com análises qualitativas a partir da análise de clusters e das correspondências múltiplas.

 

Caracterização geral

Código

02103032

Créditos

10.0

Professor responsável

Sílvia Maria Cândido de Almeida

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bardin, Laurence (2004). Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70.

Bertaux, Daniel (2010). Le récit de vie: perspective ethnosociologique (3e edition). Paris: Armand Colin.

Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage.

Foddy, William (1996). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.

Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito. Teoria e prática. Lisboa: Celta Editora.

Kuckartz, Udo (2014). Qualitative text analysis: a guide to methods, practice and using software. Los Angeles: Sage.

Lewins, A. & Silver, C. (2007). Using Software in Qualitative Research. A Step-by-Step Guide. Los Angeles: Sage.

Matthew, B. M., Huberman, A. M. & Saldaña, J. (2014). Qualitative data analysis: a methods sourcebook (3r edition). London: Sage.

Silverman, D. (2006). Interpreting qualitative data. London: Sage.

Método de ensino

Privilegia-se a combinação de vários métodos de ensino, a saber, o expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. Análise qualitativa e Técnicas de recolha de dados qualitativos

1.1. Análise Qualitativa: diversidade de perspetivas e metodologias

1.2 Técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e questionário

1.2.1 Metodologia da entrevista: tipos de entrevistas. Iniciação à construção de guiões de entrevistas

1.2.2 Entrevista Focus group e suas especificidades

1.2.3 Método biográfico: elaboração e análise

1.2.4 Formas de administrar: presencial e à distância. Construção de questionários online.

 

2. Técnicas de Análise conteúdo e CAQDAS

2.1. Diferentes tipos: análise de conteúdo e análise de discurso

2.2 Análise de conteúdo e CAQDAS:  tipos de programas

2.3 Introdução ao MAXQDA

2.3.1Construção da base de dados em MAXQDA

2.3.2 Validação, outputs, análise e reportação de resultados

 

3. Métodos Mistos

3.1 O que são desenhos de pesquisa mistos?

3 .2 Análise de clusters como método de construção de amostra

3.3 Análise de correspondências múltiplas para caraterização de perfis

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: