Psicologia da Educação
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- Adquirir as bases psicológicas para o trabalho do educador.
- Utilizar os modelos teóricos propostos na compreensão dos fenómenos relativos à educação, na leitura de artigos, na análise e na avaliação de casos concretos e na criação de alternativas de acção na intervenção educacional.
Caracterização geral
Código
722141062
Créditos
10.0
Professor responsável
Rima Jay Prakash
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.). Lisboa: McGrawHill.
Curwin, R. L. & Mendler, A. N. (2000). Discipline with dignity. Englewood Cliffs: PrenticeHall.
Kaplan, J. S. (1995). Beyond behavior modification: A cognitivebehavioral approach to behavior management in the school (3rd ed.). Austin, TX: PROED.
Pajares, F. M.(2009). http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/selfefficacy.html
Petty, G. (2009). Evidencebased teaching (2nd ed.). Cheltenham, Uk: Nelson Thornes.
Skinner, B. F. (1989). Questões recentes na Análise Comportamental. Campinas: Papirus.
Tauber, R. T. (1999). Classroom management (3rd ed.). Westport, Connecticut: Bergin & Garvey.
Veiga, F. H. (coord.)(2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Wong, H. K, & Wong, R.T. (1998). The First days of school. Mountain View, CA: H.K. Wong.
Woolfolk, A. (2012). Educational psychology (12th ed.). Boston, MA: Allyn & Bacon.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor. Discussão em aula. Apresentação de trabalho. Visionamento e discussão de situações educacionais.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Apresentação de um artigo perante a turma em modo Pecha Kucha 20 slides x 20 segundos(30%), Reflexão final autoavaliativa(5%), Trabalho de análise de um caso concreto(65%)
Conteúdo
A psicologia como ciência. A psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento como base para o trabalho em educação. Comunicação, disciplina e gestão da sala de aula: o modelo de análise em pré-requisitos de Kaplan. Modelos comportamentais de aprendizagem (condicionamento clássico e condicionamento operante). A teoria social cognitiva de Bandura. Desenvolvimento cognitivo e inteligência. A teoria de Piaget. Desenvolvimento sóciocognitivo e emocional. A teoria da instrução de Bruner.