Psicologia da Educação

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:

- Adquirir as bases psicológicas para o trabalho do educador.

- Utilizar os modelos teóricos propostos na compreensão dos fenómenos relativos à educação, na leitura de artigos, na análise e na avaliação de casos concretos e na criação de alternativas de acção na intervenção educacional.

Caracterização geral

Código

722141062

Créditos

10.0

Professor responsável

Rima Jay Prakash

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.). Lisboa: McGraw­Hill.

Curwin, R. L. & Mendler, A. N. (2000). Discipline with dignity. Englewood Cliffs: Prentice­Hall.

Kaplan, J. S. (1995). Beyond behavior modification: A cognitive­behavioral approach to behavior management in the school (3rd ed.). Austin, TX: PROED.

Pajares, F. M.(2009). http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/self­efficacy.html

Petty, G. (2009). Evidence­based teaching (2nd ed.). Cheltenham, Uk: Nelson Thornes.

Skinner, B. F. (1989). Questões recentes na Análise Comportamental. Campinas: Papirus.

Tauber, R. T. (1999). Classroom management (3rd ed.). Westport, Connecticut: Bergin & Garvey.

Veiga, F. H. (coord.)(2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.

Wong, H. K, & Wong, R.T. (1998). The First days of school. Mountain View, CA: H.K. Wong.

Woolfolk, A. (2012). Educational psychology (12th ed.). Boston, MA: Allyn & Bacon.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor. Discussão em aula. Apresentação de trabalho. Visionamento e discussão de situações educacionais.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Apresentação de um artigo perante a turma em modo Pecha Kucha ­ 20 slides x 20 segundos(30%), Reflexão final auto­avaliativa(5%), Trabalho de análise de um caso concreto(65%)

Conteúdo

A psicologia como ciência. A psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento como base para o trabalho em educação. Comunicação, disciplina e gestão da sala de aula: o modelo de análise em pré­-requisitos de Kaplan. Modelos comportamentais de aprendizagem (condicionamento clássico e condicionamento operante). A teoria social cognitiva de Bandura. Desenvolvimento cognitivo e inteligência. A teoria de Piaget. Desenvolvimento sócio­cognitivo e emocional. A teoria da instrução de Bruner.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: