Literatura Infantil e Juvenil
Objetivos
- Obter conhecimentos sobre literatura infantil e juvenil britânica (questões teóricas e debates) - Ser capaz de interpretar textos e outro material recorrendo a um aparelho teórico - Ser capaz de relacionar o corpus em estudo com os respectivos contextos históricos e sociais - Desenvolver a capacidade de levar a cabo debate científico autónomo - Ser capaz de realizar investigação autónoma e original avançada com o objectivo de elaborar um trabalho de investigação a ser entregue no final do semestre e, posteriormente, uma dissertação
Caracterização geral
Código
02107569
Créditos
10.0
Professor responsável
Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Buckley, C. G. (2018). Twenty-First-Century Children´s Gothic. From Wanderer to Nomadic Subject. Edinburgh: Edinburgh University Press. Coats, K. (2018). The Bloomsbury Introduction to Children´s and Young Adult Literature. Bloomsbury Academic: London / New York. Collins, F. M. and J. Ridgman (Eds.) (2006). Turning the Page: Children´s Literature in Performance and the Media. Bern: Peter Lang. Maybin, J. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children´s Literature. Approaches and Territories. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University. Montgomery, H. and N.J.Watson (Eds.) (2009). Children´s Literature. Classic Texts and Contemporaty Trends. New York / Milton Keynes: Pallgrave Macmillan / The Open University. Reynolds, K. (2011). Children´s Literature. A Very Short Introduction. Oxford: OUP. Rudd, D. (Ed.) (2010). The Routledge Companion to Children´s Literature. London / New York: Routledge
Método de ensino
- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo - c. 30/% - Interpretação crítica de textos e outro material com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 70% - Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula).
Método de avaliação
Método de Avaliação - - Realização de um trabalho final de investigação escrito a ser entregue no final do semestre(50%), - Realização de um trabalho oral a ser apresentado e discutido com a turma na aula(50%)
Conteúdo
I - O que se entende por literatura infantil e literatura juvenil?: o debate II - Origens e desenvolvimento da literatura infantil III - A Golden Age: era de incerteza? 3.1. Colonialismo e subversão: Treasure Island 3.1. A(s) voz(es) do Outro em The Secret Garden 3.2. The Tale of Peter Rabbit e o livro ilustrado IV - A Inglaterra do pós-guerra: Tom´s Midnight Garden V - Harry Potter and the Philosopher´s Stone e a school story: tradição e inovação VI - O gótico e a literatura infantil no século XXI: Coraline VII - Novas tendências: do livro ao écrã e aos novos media
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: