Políticas e Imagens da Cultura e Museologia

Objetivos

Fomentar o debate crítico em torno do PCI à luz da análise de:
OA1 ­ análise crítica das noções de património natural e património cultural, património cultural material e património cultural imaterial; paisagem cultural
OA2 ­ diversidade cultural e expressões culturais, propriedade cultural e direitos culturais
OA3 ­ categorização e listas; os processos classificatórios no campo do PCI
OA4 ­ preservação como valor cultural
OA5 ­patrimónios disputados e memórias

Caracterização geral

Código

73200103

Créditos

10.0

Professor responsável

Catarina Sousa Brandão Alves Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Descola, P., 2008, <Who owns culture>?,
Harrison, R., 2013, Heritage. Critical Approaches, London and New York: Routledge.
Harvey D.C, 2001. <Heritage Pasts and Heritage Presents : Temporality, Meaning and the Scope of Heritage Studies>, International Journal of Heritage Studies, 7(4) 319­338.

Kirshenblatt­Gimblett, B., 2006.<World Heritage and Cultural Economics>, in Karp, I. and C. A. Kratz eds., Museum Frictions. Public Cultures/ Global Transformations, Durham : Duke University Press, 161­202.
Macdonald, S. 2013. Memoryland, London: Routledge.
Nas, P. J. M. 2002. <Masterpieces of Oral and Intangible Culture. Reflections on the UNESCO World Heritage List>, Current Anthropology, 43, 139­148.

Olwig, K.,2001. <Time Out of Mind> ­ <Mind ­Out of Time>: Custom versus Tradition in Environmental Heritage Research and Interpretation, International Journal of Heritage Studies, 7 (4), 339­354.
Smith, L., 2006.Uses of Heritage, Abingdon and New York: Routledge.

Método de ensino

Tempo letivo (contexto de aula): apresentação oral e discussão do tema da aula (com leitura prévia).

Método de avaliação

Método de Avaliação - a) Leitura prévia dos textos para cada uma das 14 sessões e discussão nos seminários(20%), b) Apresentação de um texto(20%), c) Ensaio final de 20 páginas(60%)

Conteúdo

P1 Articulação entre museus e PCI. Noção de museologia colaborativa. P2 Da World Heritage List aos Masterpieces of the Oral and Intangible Heritage of Humanity; as implicações das listas P3 Critical heritage studies e a noção de 'authorised heritage discourse'.P4 ICH e temporalidade. P5 'A natureza do património cultural e a cultura do património natural'. P6 A diversidade cultural e valorização da biodiversidade. P7 Noção de paisagem cultural. P8 Direitos culturais e património by consent and by descent. P9 Imperativo de preservar como fenómeno cultural; Preservação do património como valor. P10 ICH e memória; patrimónios disputados; P11 PIC, nostalgia patrimonial e as emoções patrimoniais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: