Problemáticas da Antropologia: Teorias da Cultura e Património

Objetivos

No final do seminário os estudantes deverão: a) conhecer teorias e conceitos chave sobre cultura e identidade; b) ter uma visão de conjunto de áreas relevantes na pesquisa contemporânea sobre cultura (ritual e performance; literatura oral e tradicional; etnomusicologia; c) dominar os debates contemporâneos em torno do património; d) conhecer conceitos, contextos empíricos e debates relacionados com o património cultural imaterial.

Caracterização geral

Código

73200112

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Cristina Antunes Godinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Brubaker, R., 2002, "Ethnicity Without Groups", Archives Européennes de Sociologie XLIII (2), 163­189.
Handler, R., 1994, "Is Identity a Useful Cross­Cultural Concept?", Gillis, J. (ed.), Commemorations. The Politics of National Identity, Princeton NJ, Princeton University Press, 27­40.
Handler, R., 1988, Nationalism and the Politics of Culture in Quebec, Madison, Wisconsin University Press.
Samuel, R., 1999, "Ressureccionism", Boswell D. & and J. Evans (eds). Representing the Nation: A Reader. Histories, Heritage and Museums, London­New York, 163­184.
Trouillot, M., 2002, "Adieu, Culture. A New Duty Arises", Fox, R. & B. King (eds.), Anthropology Beyond Culture, Oxford­ New York, Berg, 37­60.
Yúdice, G., 2003, The Expediency of Culture. Uses of Culture in the Global Era, Durham NC­London, Duke University Press.

Método de ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino­aprendizagem: a) expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e principais debates; b) participativas, com apresentação e discussão de textos; c) ativas, com preparação de apresentações e elaboração de um ensaio final; d) auto­estudo, relacionado com o trabalho autónomo do(a) estudante na preparação das sessões, da apresentação e do ensaio final. Os estudantes deverão ler os textos de referência indicados para cada sessão. A apresentação dos textos conta 20% da nota final. A assiduidade e participação nas discussões constitui um segundo elemento avaliativos com 20%. No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas, com valor de 60%.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1.CULTURA, CULTURAS POPULARES, IDENTIDADE 1.1.Antropologia contemporânea (Clifford 2005; Guss 2000; Tsing 2005); 1.2.Conceito antropológico de cultura (Cuche 1999; Oba 2002; Trouillot 2002); 1.3.Cultura e identidade(Handler 1988;1994;Kirshenblatt­Gimblett 1998; Malesevic 2011) 2.FORMAS EXPRESSIVAS DA CULTURA 2.1Ritual e performance (Carlson 2011; Schechner 1988; Taylor 2008) 2.2Literatura oral e tradicional (Bronner 2007; Ong 1982; Zumthor 1983); 2.3Etnomusicologia (Nettl 2005; Rice 2007; Stokes 2004) 3. CULTURA E PATRIMÓNIO 3.1Perspetivas antropológicas sobre património (Choay 2006; Herzfeld, 1991; 2010; Samuel 1999); 3.2PCI(Hafstein 2007; Kirshenblatt­Gimblett 2004; Seeger 2009; Yúdice 2003) 4.PCI 4.1PCI em Portugal (Costa 2008;2009); 4.2PCI: o caso do Brasil (Nunes 2011; Sandroni 2011) 5.PCI E CULTURA. PERSPETIVAS CRÍTICAS 5.1Cultura e comunidade (Blake 2009; Brubaker 2002; Latour 2005; Noyes 2006); 5.2A circulação da cultura (Levitt 2001, ; Matory 2005; Oliveira 2004)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: