Problemáticas da Antropologia: Teorias da Cultura e Património
Objetivos
No final do seminário os estudantes deverão: a) conhecer teorias e conceitos chave sobre cultura e identidade; b) ter uma visão de conjunto de áreas relevantes na pesquisa contemporânea sobre cultura (ritual e performance; literatura oral e tradicional; etnomusicologia; c) dominar os debates contemporâneos em torno do património; d) conhecer conceitos, contextos empíricos e debates relacionados com o património cultural imaterial.
Caracterização geral
Código
73200112
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Cristina Antunes Godinho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Brubaker, R., 2002, "Ethnicity Without Groups", Archives Européennes de Sociologie XLIII (2), 163189.
Handler, R., 1994, "Is Identity a Useful CrossCultural Concept?", Gillis, J. (ed.), Commemorations. The Politics of National Identity, Princeton NJ, Princeton University Press, 2740.
Handler, R., 1988, Nationalism and the Politics of Culture in Quebec, Madison, Wisconsin University Press.
Samuel, R., 1999, "Ressureccionism", Boswell D. & and J. Evans (eds). Representing the Nation: A Reader. Histories, Heritage and Museums, LondonNew York, 163184.
Trouillot, M., 2002, "Adieu, Culture. A New Duty Arises", Fox, R. & B. King (eds.), Anthropology Beyond Culture, Oxford New York, Berg, 3760.
Yúdice, G., 2003, The Expediency of Culture. Uses of Culture in the Global Era, Durham NCLondon, Duke University Press.
Método de ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensinoaprendizagem: a) expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e principais debates; b) participativas, com apresentação e discussão de textos; c) ativas, com preparação de apresentações e elaboração de um ensaio final; d) autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do(a) estudante na preparação das sessões, da apresentação e do ensaio final. Os estudantes deverão ler os textos de referência indicados para cada sessão. A apresentação dos textos conta 20% da nota final. A assiduidade e participação nas discussões constitui um segundo elemento avaliativos com 20%. No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas, com valor de 60%.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1.CULTURA, CULTURAS POPULARES, IDENTIDADE 1.1.Antropologia contemporânea (Clifford 2005; Guss 2000; Tsing 2005); 1.2.Conceito antropológico de cultura (Cuche 1999; Oba 2002; Trouillot 2002); 1.3.Cultura e identidade(Handler 1988;1994;KirshenblattGimblett 1998; Malesevic 2011) 2.FORMAS EXPRESSIVAS DA CULTURA 2.1Ritual e performance (Carlson 2011; Schechner 1988; Taylor 2008) 2.2Literatura oral e tradicional (Bronner 2007; Ong 1982; Zumthor 1983); 2.3Etnomusicologia (Nettl 2005; Rice 2007; Stokes 2004) 3. CULTURA E PATRIMÓNIO 3.1Perspetivas antropológicas sobre património (Choay 2006; Herzfeld, 1991; 2010; Samuel 1999); 3.2PCI(Hafstein 2007; KirshenblattGimblett 2004; Seeger 2009; Yúdice 2003) 4.PCI 4.1PCI em Portugal (Costa 2008;2009); 4.2PCI: o caso do Brasil (Nunes 2011; Sandroni 2011) 5.PCI E CULTURA. PERSPETIVAS CRÍTICAS 5.1Cultura e comunidade (Blake 2009; Brubaker 2002; Latour 2005; Noyes 2006); 5.2A circulação da cultura (Levitt 2001, ; Matory 2005; Oliveira 2004)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: