Arqueociências

Objectivos

Esta UC visa apresentar aos alunos várias abordagens metodológicas em arqueologia sustentadas na discussão de temas transversais como as modificações ambientais ao longo da história humana, as origens e intensificação agrícola, a variabilidade dos recursos alimentares e as relações destes com o assentamento humano e a mudança da paisagem, a variabilidade de assentamentos humanos e a mobilidade das comunidades.
No final desta unidade curricular espera-se que o estudante saiba avaliar, explicar e discutir criticamente os principais métodos das disciplinas auxiliares da arqueologia atual. Pretende-se também que consiga avaliar criticamente a necessidade da aplicação destas abordagens em situações práticas e quais as mais-valias que daí podem ser adquiridas.

Caracterização geral

Código

02107823

Créditos

10.0

Professor responsável

Catarina Maria dos Santos Guerra Tente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Albarella, U. (ed.). (2001). Environmental Archaeology: Meaning and Purpose (Vol. 17). Dordrecht: Springer Netherlands.
Arnold, C. A. (2010). An introduction to paleobotany. S.l.: Miller Press.
Brothwell, D.R.; Pollard, A.M. (eds.). (2005). Handbook of Archaeological Sciences. New York: Wiley.
Gifford-Gonzalez, D. (2018). An introduction to Zooarchaeology. Cham: Springer.
Gilbert, A.S. (ed.). (2017). Encyclopedia of Geoarchaeology. Dordrecht: Springer.
Price, T.D.; Burton, J.H. (2011). An introduction to archaeological chemistry. New York: Springer.
Reich, D. (2018). Ancient DNA and the new science of the human past. Who we are and how we got here. Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

A metodologia de ensino inclui aulas teóricas e práticas sobre os vários aspetos definidos no programa, acompanhadas por apresentação de imagens e ilustrações da matéria, nomeadamente de vídeos e animações e outros recursos, bem como a observação em laboratório de diversos ecofactos e amostras.
A disciplina terá uma componente prática, de recolha e observação de campo.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Comentário de textos a apresentar em aula(40%), Trabalho individual em que se analisa casos-estudo com apresentação e discussão em aula bem como entrega de trabalho escrito(60%)

Conteúdo

  1. Princípios e conceitos base;
  2. Geoarqueologia: formação do registo arqueológico e proveniência de materiais abióticos;
  3. Cronometria e métodos de datação;
  4. Paleobotânica: Reconstituição de paisagens e impactos antrópicos. Recursos vegetais e utilização humana;
  5. Estudo de paleodietas, mobilidade e paleogenética humana; Análises químicas de materiais arqueológicos;
  6. Zooarqueologia: Reconstituição e alterações paleoecológicas, desenvolvimento da interação humanos-animais e uso de recursos animais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: