Pós-Graduação em Comunicação Interna e Bem-estar nas Organizações

Objetivos educativos

A pós-graduação em Comunicação Interna e bem-estar nas organizações convida administradores, gestores e profissionais de comunicação a pensar a comunicação interna em paralelo com a gestão estratégica das organizações. O curso é composto por 6 seminários teórico-práticos dispostos em 2 semestres letivos. O seminário de cultura empresarial propõe-se pensar a comunicação interna a partir do núcleo da cultura empresarial. Os códigos simbólicos, as narrativas e os artefactos (como a arquitetura dos espaços e a identidade gráfica serão aqui (des)construídos e analisados. O seminário de storytelling visa olhar para as narrativas informais que circulam dentro das organizações de forma espontânea e transformá-las em comunicação personalizada e que gera engagement. O seminário de bem-estar nas organizações visa colocar os formandos em ambientes desafiantes de tensão, procurando encontrar ações e políticas que visem diminuir estes problemas. O seminário de processos partilhados de tomada de decisão visa ampliar a reflexão sobre como a comunicação interpessoal focada no bem comum pode minimizar conflitos. O seminário de Comunicação Interna e Responsabilidade social corporativa pretende dotar os formandos de conhecimento teórico e prático que potencie a construção de estratégias de comunicação interna com foco na economia social. O seminário temático recebe especialistas e profissionais que tenham criado/implementado estratégias de comunicação interna inovadoras e bem-sucedidas. São objetivos específicos de aprendizagem:
1. Estar apto para relacionar os tipos de cultura organizacional com os níveis de bem-estar e de engagement dos colaboradores;
2.Conhecer os constituintes da cultura empresarial;
3.Transformar as narrativas espontâneas num storytelling agregador;
4.Melhorar a comunicação interpessoal por forma a criar melhores relações de trabalho no contexto laboral;
5.Estar apto para propor soluções de comunicação interna que respondam aos desafios das organizações contemporâneas.

Caracterização geral

Código DGES

PG5

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Ivone Marília Carinhas Ferreira da Silva

Data de abertura

2022-09-19

Número de vagas

25

Propinas

1600 Euros/ano

Horários

Presencial

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS do programa de unidades de crédito obrigatórias.
(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.