Métodos de Exame e Análise

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo fazer uma introdução às mais relevantes técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização de materiais que constituem uma obra de arte.

O aluno deverá ser capaz de equacionar questões relevantes, sem as quais nenhuma técnica analítica poderá ser usada com sucesso, sobre a utilização das técnicas, tais como :
Qual o tipo de informação que se pretende ?
Quão importante é a informação pretendida num contexto de uma questão de história de arte e/ou de conservação restauro ?
A técnica ou conjunto de técnicas propostas podem conduzir a modelos que são necessários para a subsequente interpretação dos resultados obtidos ?

Caracterização geral

Código

11000

Créditos

15.0

Professor responsável

João Pedro Botelho Veiga, Márcia Gomes Vilarigues

Horas

Semanais - 6

Totais - 178

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Geral

Modern Analytical Methods in Art and Archaeology
Ed. Enrico Ciliberto & Giuseppi Spotto. John Wiley & Sons, 2000.

Analytical Techniques in Materials Conservation
Barbara Stuart, John Wiley & Sons, 2007.

Principles of Instrumental Analysis
(5th edition), Douglas A. Skoog, F. James Holler, Timothy A. Nieman, Harcourt College Publishers, San Francisco, 1998


A bibliografia específica de cada técnica analítica será indicada pelo respectivo docente.

Método de ensino

O ensino desta cadeira será dado através de 39 aulas teóricas sobre as técnicas descritas no programa e 45 horas de aulas práticas sobre algumas técnicas seleccionadas.

O aluno deverá ter tempo para 60 horas de estudo e 48 horas para a preparação dos relatórios resultantes do trabalho das aulas práticas.

Serão reservadas 4 horas para avaliação.

Método de avaliação

A Nota final resulta de 50% 1º semestre e 50% 2º semestre (10% seminários + 40% Miniprojeto) 

Nota mínima teórica para cada um dos semestres: 9 Valores

Conteúdo

No âmbito das cadeiras de Métodos de Exame e Análise são estudas as seguintes técnicas analíticas, que poderão ser classificadas do seguinte modo:

  1. Exame de superfície/aquisição de imagem: fotografia documental com luz visível incidência normal e rasante, luz U.V., filtro I.V, radiografia;
  2. Microscopias: óptica no U.V. e Vis, electrónica de varrimento, de força atómica
  3. Análise elementar: espectrometria de fluorescência de raios-X dispersiva de energias, espectrometria com feixes de iões, espectrometria de massa, espectrometria de absorção atómica, espectrometria de emissão atómica, análise por activação com neutrões
  4. Caracterização molecular: espectroscopia de absorção molecular UV/VIS/NIR, espectrometria de infra-vermelho, espectroscopia Raman, cromatografia líquida de alta resolução,  espectrometria de massa.
  5. Caracterização estrutural: espectrometria de ressonância magnética nuclear, difracção de raios-X
  6. Datação e estudos de proveniência: dendrocronologia, radiocarbono, análise isotópica.

No primeiro semestre e em parte do segundo são ensinados vários métodos instrumentais de análise. Após o estudo das diversas técnicas analíticas o aluno realiza um projecto em grupo, em que escolherá uma Obra ou um objecto de interesse cultural para analisar. Este pequeno projecto de investigação é orientado por um dos docentes da disciplina, ou por um especialista do DCR ou de outra instituição, na área da técnica principal a ser utilizada, desde que aprovado pelos regentes/responsáveis da UC.