Conservação e Restauro de Fotografia

Objetivos

Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno desenvolva capacidades críticas e práticas no planeamento e preparação de uma proposta de tratamento em espécies fotográficas, bem como na realização de uma intervenção de conservação e restauro de acordo com as várias tipologias existentes (vários tipos de suportes, emulsões fotográficas e materiais formadores da imagem), e/ou em atividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (ex. limpeza, consolidação, estabilização, acondicionamento, restauro); serão também apresentadas e aprofundadas as metodologias actuais para gestão e preservação de coleções com dimensões varáveis. O extenso leque de materiais fotográficos presentes em arquivos e colecções serão discutidos nesta unidade, sendo pretendido que o aluno aplique o conhecimento adquirido na realização do diagnóstico e do tratamento de conservação e restauro de espécies fotográficas do século XIX ao século XXI, com suportes variáveis (metal, vidro, plásticos semi-sintéticos e sintéticos, papel, têxteis), emulsões variáveis (albumina, colódio e gelatina) e diferentes materiais formadores da imagem (prata, platina, sais de ferro, corantes, pigmentos). O aluno será também desafiado a compreender e responder aos desafios que apresenta a fotografia analógica (histórica e contemporânea) bem como a fotografia (impressão) digital. Serão também apresentados e discutidos os desafios éticos e profissionais relacionados com a possível necessidade de substituição de elementos originais usados para montagem e/ou acondicionamento. A reprodução digital (câmara ou scanner) será também um tema a discutir no âmbito da problemática da acessibilidade e preservação da imagem das espécies fotográficas. São ainda objectivos a aquisição de espírito crítico e autonomia prática na avaliação i) identificação e diagnóstico do estado de conservação de espécies fotográficas e materiais secundários constituintes; ii) contribuição de factores intrínsecos e extrínsecos na degradação das espécies fotográficas; iii) consequências de intervenções (autorais ou de conservação) efetuadas no passado; e iv) dos riscos associados à intervenção activa, restauro e preservação a que se propõe. Considerando que as espécies fotográficas são materiais compósitos, pretende-se ainda que o aluno demonstre capacidade crítica na seleção e utilização de produtos de conservação e restauro para realização de intervenções activas ou de preservação. A capacidade escrita e de registo fotográfico a decorrer durante o diagnóstico, planeamento de uma proposta de tratamento, e a realização da intervenção será igualmente exigida ao aluno. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de comunicação em ciência através de uma exposição oral dos critérios para a seleção dos materiais e metodologias de conservação e restauro adoptados no caso de estudo, de forma clara e objectiva e que explique o procedimento de intervenção seguido.

Caracterização geral

Código

12251

Créditos

6.0

Professor responsável

Élia Catarina Tavares Costa Roldão

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É conveniente o aluno ter previamente realizado com sucesso a disciplina de "Diagnóstico e Conservação de Fotografia e Outros Registos".

Bibliografia

  • Lavédrine, B., La Conservation des Photographies, Presses du CNRS, Paris, 1990.
  • Norris, D. H., Gutierrez, J. J., Issues in the Conservation of Photographs, Getty Publications, 2010.
  • Pavão, L., Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, 1997..
  • Pénichon, S., Twentieth-Century Colour Photographs: The Complete Guide to Processes, Identification and Preservation, Thames and Hudson, London, 2013.
  • Lavédrine, B., Fournier, A., Martin, G. (eds). POPART: Preservation of Plastic Artefacts in Museum Collections. Paris: Comité Des Travaux Historiques Et Scientifiques (CTHS), 2012.
  • Down, J., Adhesive Compendium for Conservation. Canada: Canadian Conservation Institute, 2015.
  • Shashoua, Y., Inhibiting the inevitable; current approaches to slowing the deterioration of plastics. In Macromolecular symposia, 238 (1) 2006, 67-77.
  • Thomson, G., The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, Oxford, 1986.

Método de ensino

O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em fotografia. No início do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de fotografia, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.

A avaliação inclui o teste (25%) + relatório de diagnóstico e proposta de intervenção (25%) + relatório de intervenção e apresentação e discussão da intervenção realizada (50%). A classificação final resulta da média ponderada destes elementos de avaliação. 

Método de avaliação

O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em fotografia. No início do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de fotografia, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.

Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 1/3 das aulas práticas (condição para a obtenção da frequência).

Esta UC tem 2 componentes de avaliação contínua: um teste de Avaliação Teórico-prática (TP), e quatro de avaliação Prática (P).Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as componentes (Teórico-Prática e Prática) 

A avaliação inclui:

TP

Teste: 25%

P

-2 Trabalhos de preparação ao desenvolvimento da prática da conservação e restauro (15%) 

-Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção + Relatório de intervenção: 25%,

-Apresentação Final e Discussão: 20%,

-Participação e “Hands on”: 15%

 

Critérios de avaliação dos trabalhos escritos:

 -Nomenclatura correcta          

 -Contexto Histórico sólido       

 -Identificação Patologias (todas identificadas e explicadas)   

 -Escala de critérios de C&R      

 -Justificação e discussão das propostas      

 -Clareza da escrita        

 -Articulação de conteúdos entre as várias partes do relatório           

 -Qualidade de imagens e mapeamentos         

 -Espírito crítico Uso de IGNOREes bibliográficas apropriadas e clareza na identificação das mesmas

 

Critérios Avaliação Apresentações Orais 

 Apresentação - 50%   

conteúdo, organização, clareza da exposição de conteúdos, justificação das propostas

Articulação de conteúdos entre as várias partes da Apresentação   

Adequação dos tópicos apresentados           

Uso de IGNOREes bibliográficas apropriadas e clareza na identificação das mesmas    

Uso de terminologia apropriada e correcta   

Uso do tempo

Discussão - 50%          

Iniciativa na resposta  

Qualidade da resposta            

Uso de terminologia apropriada e correcta   

Clareza e justificação da discussão (ideias fluem de forma lógica e organizada)      

Demonstração da assimilação e correlação dos conteúdos

 

 

Avaliação da Participação e capacidade “Hands On” inclui:

 

- Assiduidade e pontualidade;

 

- Caderno de laboratório de conservação e restauro;

 

- Preparação da mesa / espaço de trabalho;

 

- Arrumação do espaço de trabalho no final do dia;

 

- Manuseamento cuidado dos objectos;

 

- Motricidade fina na realização de procedimentos de C&R;

 

- Promoção de uma auto-crítica e avaliação de grupo em relação às propostas e intervenções realizadas.

 

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Nota Final= (TP*0.25)+(P*0.75)

T= nota do teste ou nota do exame de recurso.

P= inclui 2 Trabalhos de preparação ao desenvolvimento da prática da conservação e restauro (15%) + Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção + Relatório de intervenção: 25%, Apresentação Final e Discussão: 20%, Participação e “Hands on”: 15%

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Relembramos que, de acordo com Regulamento de Avaliação da FCT NOVA:

Artigo 9.° "Plágio e Fraude": 3. Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar ou cível, sendo a ocorrência participada ao Diretor da FCT pelo Responsável da UC.

Conteúdo

  • Da fotografia analógica à fotografia digital. A evolução histórica dos materiais fotográficos, a sua degradação e a conservação.
  • Introdução à conservação e restauro de materiais fotográficos.
  • A relevância da documentação no diagnóstico, proposta e relatório de intervenção.
  • Elaboração de fichas de diagnóstico abrangentes que contemplem fotografias com várias tipologias.
  • Introdução às metodologias praticas de arquivísticas e museológicas aplicadas na organização, acessibilidade, e gestão de coleções de fotografia.
  • Limpeza: princípios da limpeza, limpeza por via mecânica (seco), limpeza por via húmida (directa e indirecta), sujidade, solventes, surfactantes, detergentes, pH.
  • Adesão e consolidação: princípios da adesão e da consolidação, reversibilidade e retratabilidade, eficácia e segurança, diferentes tipos de adesivos e consolidantes.
  • Estabilização física: estabilização pontual com reforços de papel e adesivo naturais ou sintéticos, estabilização integral (linning), métodos de selagem para estabilização.
  • Restauro: preenchimento de lacunas, reintegração cromática (mimético, tratteggio e pontilhismo), seleção de materiais para preenchimento e reintegração cromática.
  • Conservação preventiva: condições ambientais (T, HR, luz), acondicionamentos, montagem expositiva, montagem de reserva, anoxia, metodologias de congelamento, tiras indicadoras de acid-livre, indicadores de HR, controlo de risco, planeamento e implementação de acções de preservação para colecções de pequenas e grande dimensões, etc.