Conservação e Restauro de Pintura

Objetivos

Desenvolver no aluno a capacidade de avaliar:

1) o estado de preservação de um objecto cultural;

2) a(s) causa(s) dos  danos apresentados pelo objecto;

3) as consequências de tratamentos efectuados no passado;

4) os riscos associados ao tratamento que propõe.

Desenvolver no aluno a capacidade de seleccionar e justificar os materiais e procedimentos a utilizar na intervenção.

Caracterização geral

Código

12253

Créditos

6.0

Professor responsável

Sara Sobral Babo

Horas

Semanais - 6

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

The Conservation of Easel Paintings, Joyce Hill Stoner and Rebecca Rushfield (ed.),Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2012

Kirsh, Andrea and Rustin Levenson.  Seeing Through Paintings. New Haven: Yale University Press, 2000.

Horie, Velson Materials for Conservation: organic consolidants, adhesives and coatings, Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2013 (first published by Butterworths 1987).

Down, Jane Adhesive Compendium for Conservation, Canadian Conservation Institute, 2015

Dawson, W. Carr and Mark Leonard.  Looking at Paintings:  A Guide to Technical Terms.  Santa Monica, CA: The Getty Museum, 1992.

Supplementary: Gettens, R.J. and George L. Stout.  Painting Materials. New York: Dover, 1966. 

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A avaliação inclui o teste (25%)  + 2 mini-relatórios de preparação ao desenvolvimento da prática da conservação e restauro (15%)+ mini-teste escolha multipla (5%)+ relatório de diagnóstico e proposta de intervenção (25%) + 10% "hands on"+ apresentação final&discussão (20%). A classificação final resulta da média ponderada destes elementos de avaliação.

Conteúdo

O principal foco da disciplina é desenvolver no aluno uma abordagem crítica relativamento às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção.

O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. 

O desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num objecto e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (e.g. limpeza, consolidação, integração cromática, etc.)

Será dada enfase ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os materiais e procedimentos de tratamento aplicados no objecto atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula e de casos de estudo.