Conservação e Restauro de Metais

Objetivos

Promoção e realização de práticas de intervenção de conservação e restauro (e.g. limpeza, estabilização, integração cromática, etc.) em casos de estudo de objectos culturais em metal, tendo por base uma discussão dos princípios éticos da profissão face a casos de estudo específicos, bem como a aplicação de metodologias de documentação. Pretende-se desenvolver no aluno a capacidade de avaliar:

  • o estado de preservação de um objecto cultural – diferenças entre deterioração e dano; criação e preenchimento de grelhas de avaliação dos problemas de degradação de metais; sinais de corrosão activa;
  • a(s) causa(s) directas e indirectas de degradação física de um objecto metálico;
  • as consequências de intervenções efectuadas no passado sobre o objecto metálico e seus objectivos iniciais;
  • objectivos e riscos associados às intervenções que se propõe;

de seleccionar e justificar:

  • os materiais e procedimentos a utilizar na intervenção com base no conhecimento adquirido – discussão entre objectivos e limites de intervenção face a cada caso;

e de autonomia:

  • na realização prática de uma intervenção de conservação e restauro num objecto de teste ou patrimonial.

Caracterização geral

Código

12250

Créditos

6.0

Professor responsável

Elin Maria Soares de Figueiredo, Joana Lia Antunes Ferreira

Horas

Semanais - 6

Totais - 89

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.d.

Bibliografia

  • ‘Fundamentos de Diagnóstico e Conservação em Metais’, textos elaborados por Rui Silva, 2016.
  • ‘The elements of Archaelogical Conservation’ J. M. Cronyn, Ed. Routledge, 1990.
  • ‘Corrosion and Conservation of Cultural Heritage metallic artefacts’, AAVV, Woodhead Publishing in Materials, 2013.
  • Copper and Bronze in Art: Corrosion, Colorants, Conservation, Scott, D.,  Getty Conservation Institute, 2002
  • Technical bulletins do CCI, CCI Notes, 9/1 a 9/7
  • ‘Conservation Treatment Methodology’, Appelbaum, B., New York, 2007
  • Publicações diversas em Actas de encontros ou revistas científicas da especialidade

Método de ensino

O programa teórico desta unidade curricular é apresentado de forma expositiva das matérias com utilização de imagens projectadas e/ou recurso a análise reflectiva de bibliografia; o programa teórico-prático inclui debate das propostas de intervenção face aos problemas, objectivos e riscos das operações, tendo em conta as directivas éticas da profissão; o programa prático inclui exercícios complementares de treino das metodologias de intervenção em objectos sacrificiais antes da aplicação em objectos culturais.

Método de avaliação

  • A avaliação é feita por 1 teste escrito ou exame (25%) e por trabalhos práticos (hands-on 20%) com apresentação de relatórios (35%) e apresentação oral final (20%). 
  • Dispensam de exame os alunos com uma nota no teste igual ou superior a 9,5 (escala de 20).
  • A nota final da disciplina contabiliza 25% da componente teórico-prática e 75% da componente prática. Para aprovação à UC, cada uma das componentes terá de ter uma nota mínima de 9,5 valores em 20. A aprovação à parte prática é válida por 2 anos.
  • Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame. O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas práticas. O exame de recurso substitui a nota teórico-prática.
  • Na realização de qualquer prova, é tido em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”.

Conteúdo

O aluno irá realizar a análise material e tecnológica do seu caso de estudo, incluindo a avaliação da superfície original e das intervenções anteriores. Serão dados ao aluno os conhecimentos básicos de intervenção, incluindo: limpeza por via mecânica e por via química; estabilização física – juntas mecânicas, soldaduras, consolidantes poliméricos; estabilização química – extração de sais, redução química, limpezas químicas, complexação de contaminantes; agentes de protecção – ânodos sacrificiais e tipos de revestimentos poliméricos. Serão promovidas as competências de tomada de decisão sobre a realização de propostas de intervenção face a objectivos e riscos específicos inerentes às operações. Será promovida a capacidade de aplicação prática das metodologias de intervenção e de medidas de conservação preventiva. Em detalhe:

  • Compreensão dos princípios éticos da Conservação e Restauro;
  • Compreensão da relevância da documentação na prática da profissão do conservador-restaurador;
  • Diagnóstico de objectos metálicos: análise material e tecnológica; avaliação da superfície original e das intervenções anteriores;
  • Conceitos básicos de intervenção aplicados ao património em metal: limpeza; estabilização química – extração de sais, redução, solvatação, complexação de contaminantes; estabilização física – juntas mecânicas, soldaduras, consolidantes poliméricos, metodologias de preenchimento; agentes de protecção – indirectos e directos – ânodos sacrificiais e tipos de revestimentos poliméricos;
  • Tomada de decisão;
  • Realização da proposta de intervenção;
  • Aplicação prática das metodologias de intervenção do património em metal;
  • Aplicação de recomendações de medidas de conservação preventiva para o património em metal: condições ambientais; realização de acondicionamento; armazenamento; exposição; transporte.