Projeto Estrutural e Geotécnico
Objetivos
O estudante deve ficar apto a:
1. Desenvolver um projecto estrutural e geotécnico;
2. Conceber uma estrutura compatível com um projecto de arquitectura;
3. Elaborar um programa de prospecção geotécnica adaptado à estrutura que pretende projectar e caracterizar um terreno de fundação com base nos resultados desse programa de prospecção geotécnica;
4. Conceber as soluções de fundações e/ou contenções adequadas a um projecto, tendo em conta as técnicas construtivas disponíveis;
5. Dimensionar fundações e/ou contenções, tendo por base os princípios do EC7 e do EC8;
6. Dimensionar a estrutura com base no EC0, EC1, EC2 e EC8;
7. Utilizar programas de cálculo automático para apoio ao projecto;
8. Definir as especificações técnicas relevantes para um projecto.
Caracterização geral
Código
12344
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Fernando e Mota Guedes de Melo, Rui Pedro César Marreiros
Horas
Semanais - 5
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O aluno deverá possuir sólidos conhecimentos sobre Estruturas de Betão Armado, Análise de Estruturas e Dinâmica de Estruturas.
Bibliografia
•EN1990 – Eurocode 0 - Bases of Structural Design, CEN, Abril 2002.
•EN1991-1 a 6 - Eurocode 1 – Actions on structures, CEN, Nov. 2002.
•EN1992-1- 1 - Eurocode 2 – Design of concrete structures, CEN, Dez. 2004.
•EN1997-1 – Eurocode 7 – Geotechnical design – Part 1: General rules, CEN, Nov. 2004.
•EN1998-1 - Eurocode 8 – Design of structures for earthquake resistance – Part 1: General rules, seismic
actions and rules for buildings, CEN, Dez. 2004.
•NP-EN206-1 - 2007 – Betão.
•NP-ENV13670-1 - 2005– Execução de estruturas de betão: Parte 1: Regras gerais.
•Tabelas Técnicas, J.S. Brasão Farinha e A.C. dos Reis, P.O.B, Setúbal, 1993.
•NCHRP (2007). Cone Penetration Testing, A Synthesis of Highway Practice. Transportation Research Board.
•Schnaid, F. (2009) - In Situ Testing in Geotechnics: the main tests. Taylor & Francis
Método de ensino
A unidade curricular é composta por duas aulas teóricas-práticas semanais, com uma duração de 2h30m cada.
O semestre tem uma duração de 14 semanas.
Durante as aulas serão expostas as matérias constantes no programa da disciplina, proporcionando-se aos alunos os conhecimentos fundamentais e suas aplicações. A matéria será exposta de forma a motivar os alunos, sendo estes encorajados a participar activamente nas aulas. O quadro será utilizado para a exposição da matéria, sendo usados como elemento de apoio apresentações de slides em formato informático, sempre que sejam necessárias figuras mais elaboradas e complexas, ou ainda fotografias.
No restante tempo os alunos elaborarão o seu projecto. O docente acompanhará esta fase, esclarecendo as dúvidas que forem surgindo.
A avaliação é feita através do trabalho de projecto realizado pelo aluno, complementado por um exame oral sobre o mesmo.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos será efectuada pela discussão e avaliação de um trabalho elaborado ao longo do semestre.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com as necessidades de cada projecto, apresentando os seguintes aspectos gerais:
1.Introdução ao projecto estrutural e geotécnico
Fases dos projectos; Componentes dos projectos, Especialidades intervenientes nos projectos; Coordenação e gestão dos projectos
2.Concepção da superestrutura
Concepção para as acções gravíticas, Vento, Deformações impostas, etc.; Concepção para as acções sísmicas
3.Concepção das fundações e/ou contenções
De acordo com o tipo de estrutura pretendida, dever-se-á caracterizar o terreno com base em ensaios de laboratório e de campo; análise integrada dos resultados para definição de valores para parâmetros de cálculo; concepção e dimensionamento dos elementos das fundações e/ou das contenções, tendo por base os princípios do EC7 e do EC8
4.A utilização de programas de cálculo automático para apoio ao Projecto
5.Especifícações técnicas