Logística I
Objetivos
No final da UC pretende-se que o estudante tenha adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
Compreender como é que a logística contribui para a criação de valor;
Compreender de que modo é que a logística afeta a economia e a eficiência das organizações;
Contribuir para a eficácia e a eficiência de sistemas logísticos;
Conduzir ou participar proativamente na gestão e implementação de atividades logísticas, nomeadamente, gestão de stocks, compras, armazenagem e transportes, contribuindo para a melhoria do desempenho do sistema logístico;
Compreender de que modo é que a integração da tomada de decisões ao nível da gestão das atividades logísticas contribui para a melhoria do desempenho dos sistemas logísticos;
Medir e controlar o desempenho de sistemas logísticos;
Analisar e discutir situações e problemas tendo em atenção requisitos e opções de caráter logístico;
Aplicar terminologia logística;
Trabalhar colaborativamente em grupo.
Caracterização geral
Código
12516
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Paula Ferreira Barroso, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
APICS. SCOR Supply Chain Operations Reference Model. Quick Reference Guide. Version 12.0, 2017.
Chopra S., Supply Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson Global Edition, 7ª ed., 2019, Harlow.
Coyle J.J., Bardi E.J., Langley C.J., The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 7ª ed., 2003, Quebec.
Lambert D.M. et al., Fundamentals of Logistics Management, The Irwin/McGraw-Hill series in Marketing, 1998, Boston.
http://cscmp.org/digital/glossary/glossary.asp
Lyons K., Farrington B., Procurement and Supply Chain Management, Pearson Education, 7ª ed., 2016.
Murphy P.R., Kneymeyer A.C., Contemporary Logistics, Pearson, 12ª ed., 2017.
Silver E.A., Pyke D.F., Thomas D.J., Inventory Management and Production Planning and Scheduling, 4ª ed., John Wiley & Sons, 2016, New York.
Tompkins, J.A., et al., Facilities Planning, John Wiley & Sons, Inc., 2010, 4ª ed., Hoboken.
Método de ensino
A UC é lecionada com aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, com uma carga de 1,5horas/semana, são expostos conceitos, modelos e técnicas com base em exemplos. Nas aulas prática, com uma carga de 2,5horas/semana, são resolvidos exercícios e casos de estudo que permitem que o estudante consolide conceitos, desenvolva capacidade de raciocínio e de trabalho em equipa e em autonomia. As aulas são complementadas com leituras obrigatórias e resolução, em grupo, de estudos de caso, dando-se atenção à capacidade de apresentação escrita e oral dos trabalhos.
Método de avaliação
A avaliação inclui 3 minitestes (T1, T2 e T3).
Nota final = 0,4 T1 + 0,3 T2 + 0,3 T3
Para dispensar do exame, o estudante deve obter uma nota igual ou superior a 9,50 valores na média dos minitestes.
A nota de cada uma das componentes de avaliação é arredondada às centésimas.
Só é permitido utilizar máquina de calcular científica.
Conteúdo
1. Conceitos básicos de logística. Logística como gerador de valor acrescentado. Atividades e custos logísticos.
2. Gestão de stocks. Lei de Pareto. Técnicas de encomenda de artigos com procura variável ao longo do tempo. Planeamento das Necessidades de Materiais.
Modelos determinísticos para gestão de artigos com procura independente e constante. Gestão coordenada de encomendas. Stocks de segurança.
3. Gestão de compras. Processos.
4. Gestão da procura. Importância da colaboração entre clientes e fornecedores para melhorar o desempenho das organizações.
5. Gestão da armazenagem. Critérios de gestão de armazenagem.
6. Gestão de transportes. Modos de transporte. Plataformas logísticas. Gestão de transportes vs gestão de stocks.
7. Logística inversa. Objetivos, motivações e dimensões.
8. Tecnologias de informação. Comércio eletrónico.
9. Modelos de avaliação do desempenho logístico.