Economia

Objectivos

A unidade curricular tem como objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas estudados pela Teoria Económica. Pretende-se que os alunos tenham uma compreensão básica dos mecanismos de funcionamento do sistema económico tanto a nível micro (comportamento individual dos consumidores e das empresas, funcionamento dos mercados) como a nível macroeconómico (agregados macro e política económica). Em termos gerais, espera-se que os alunos dominem conceitos básicos de microeconomia e macroeconomia e aprendam a analisar novas situações de uma maneira formal, com base em modelos simplificados da realidade, desenvolvendo o seu raciocínio lógico.

Caracterização geral

Código

10579

Créditos

3.0

Professor responsável

Célia Maria Castanheira de Moura da Costa Cabral

Horas

Semanais - 2

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há precedências aconselhadas para este curso.

Bibliografia

Mata, José, 2000, Economia da Empresa, F. Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Samuelson, Paul e W. Nordhaus, 2005, Microeconomia, 18ª Edição, McGraw-Hill.
Samuelson, Paul e W. Nordhaus, Macroeconomia, McGraw-Hill.
Frank, Robert, Microeconomics and Behavior, McGraw-Hill
Dornbusch, R., S. Fisher e R. Startz, Macroeconomics, McGraw Hill.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas em que a teoria é acompanhada de aplicações e exercícios. Mais informações específicas em "Avisos" (página de entrada). Os avisos são atualizados ao longo do semestre.

Método de avaliação

A avaliação contínua é composta por 2 testes individuais, e alguns mini-testes em aula. Existe ainda a possibilidade de aprovar à disciplina por exame (para quem não obtenha aprovação na avaliação contínua). 

As datas dos testes foram marcadas pelos serviços académicos, de forma centralizada, uma vez que se trata de uma disciplina que envolve alunos de muitos cursos diferentes – neste caso, 8 cursos diferentes (como tal, são insuscetíveis de serem alteradas, uma vez marcadas).

O primeiro teste tem um peso de 55% na nota e o segundo teste de 35%. Os mini-testes têm um peso de 10%. Para obter aprovação à disciplina requer-se uma média mínima de 9,5 valores e uma nota mínima de 6 valores em cada teste (não 5,5 valores mas sim 6 valores, sem arredondamentos)

 


 

Conteúdo

1. Conceitos fundamentais em Economia: escassez e escolha. Economias de mercado, planificadas e mistas. Noções de Fronteira de Possibilidades de Produção e Custo de Oportunidade 
2. Determinantes da Procura de um bem. Função Procura e Curva da Procura. Deslocações da curva e ao longo da curva. 
3. Determinantes da Oferta de um bem. Função Oferta e Curva da Oferta. Deslocações da curva e ao longo da curva. 
4. Equilíbrio de Mercado. Noções de excedente do consumidor e excedente do produtor. 
5. Elasticidade da procura e da oferta. 
6. A intervenção do Estado nos mercados: Impostos, subsídios, controlo de preços. 
7. Função Produção e Curvas de Custos: custo total, custo médio e custo marginal. 
8. O modelo de concorrência perfeita. Equilíbrio de curto e longo prazo. 
9. Equilíbrio de mercado e eficiência. As principais falhas de mercado. Bens públicos. Externalidades. 
10. A política de preços de um monopolista. Efeitos sobre o bem-estar 
11. Introdução à Macroeconomia: Contabilidade Nacional: PIB, PNB, óptica do produto, do rendimento e da despesa. A identidade fundamental da Macroeconomia. 
12. O modelo keynesiano simples de determinação do rendimento de uma economia. O multiplicador. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: