Projeto de Desenvolvimento de Produto

Objectivos

Esta UC promove o trabalho em equipa, envolve professores de diferentes áreas, é avaliado por desempenho em competição e com avaliação interpares nas equipas. Juntamente com o estágio em empresa realizado anteriormente, constituirá certamente uma mais-valia no desenvolvimento de atitudes, úteis tanto para o prosseguimento dos estudos como para um trabalho profissional.

Conduzir os alunos a partir de uma ideia definir a pertinência da mesma e a ter a capacidade de desenvolver um trabalho que conduza à concretização que permita a avaliação funcional da mesma.

Caracterização geral

Código

12553

Créditos

3.0

Professor responsável

António José Freire Mourão

Horas

Semanais - 3

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Todas as UCs anteriores são recomendáveis.

Bibliografia

Karl T. Ulrich, Steven D. Eppinger, “Product Design and Development”, McGraw-Hill, 2012, ISBN 978-0-07-340477-6.

 

Christopher A. Mattson, Carl D. Sorensen, “Product Development: Principles and Tools for Creating Desirable and Transferable Designs”. Springer Nature, 2019, ISBN 3030148998.

Método de ensino

Os projetos e a materialização dos mesmos são realizados em aula, para garantir igualdade de meios. Em cada aula os alunos trabalham em grupo e são dadas indicações para a realização das tarefas correspondentes a cada etapa do projeto, de acordo com o planeamento definido na primeira aula. Os professores vão introduzindo matérias relevantes para cada fase do projeto, nomeadamente: especificações de projeto; estrutura funcional; princípios para soluções; composição modular; tomada de decisão; projeto conceptual, projeto de pormenor e projeto final. Mas aulas são de interação entre os alunos de cada grupo e os professores, para esclarecimento de dúvidas e análise de propostas de solução parciais. De acordo com o planeado, as fases de desenvolvimento do trabalho são concluídas com apresentações e discussão de soluções alternativas, com indicação da solução a prosseguir. Para a materialização os grupos terão de apresentar o plano de fabrico e o orçamento.

Método de avaliação

  • Os alunos são constituídos em grupos de 4;
  • A avaliação é feita por análise do desempenho da solução física desenvolvida, usando critérios definidos no início do semestre.
  • Estes desempenhos são analisados em competição entre equipas.
  • O melhor projecto é definido pelos professores (com peso de 75%) e pelos alunos (com peso de 25%), e será atribuída uma classificação de valor absoluto (pelos professores);os restantes projectos são classificados em relação ao melhor.
  • Cada grupo indicará se todos os elementos têm a mesma classificação ou se há penalizações individuais e quais.

Conteúdo

 

  • Processo de desenvolvimento
  • Identificação da oportunidade
  • Planeamento de produto
  • Identificação das necessidades do cliente
  • Especificações do produto
  • Geração de conceitos
  • Seleção de conceito
  • Teste de conceito
  • Projecto para X
  • Prototipagem

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: