Física II Q
Objetivos
O objectivo das aulas teóricas é a compreensão dos conceitos e das leis da Física (Electromagnetismo), enfatizando-se o rigor na linguagem e a aplicação dos conhecimentos ao equacionamento e resolução metódica de problemas realistas. O objectivo das aulas de laboratório é a aprendizagem de métodos experimentais em Física, a sistematização da recolha e tratamento de resultados experimentais e a elaboração de relatórios científicos.
Caracterização geral
Código
12591
Créditos
3.0
Professor responsável
Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 49
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
Apontamentos fornecidos pelo professor
Livro "Física, um curso universitário", vol. III - Electromagnetismo, Hugh Young e Roger Freedman, Pearson Ed.
Método de ensino
O método de ensino do conteúdo programático de Física II Q baseia-se em aulas teórico-práticas e aulas de laboratório. Nas aulas teórico-práticas são abordado os vários temas que compõem o conteúdo programático através da exposição dos conceitos, resolução de problemas, demonstrações práticas e visualização de simulações. Nas aulas práticas os alunos realizam 4 trabalhos experimentais relacionados com o conteúdo programático.
Método de avaliação
Avaliação
A avaliação a FIIQ tem 2 componentes: laboratorial e teórico-prática.
As notas são todas arredondadas à décima, com a excepção da nota final que é arredondada à unidade.
Componente laboratorial
Consiste na realização de 4 trabalhos laboratoriais obrigatórios.
Exclusivamente para estudantes que nunca tenham obtido frequência a FIIQ.
Em caso de necessidade, haverá uma aula no final do semestre para realização de um trabalho em atraso
A nota da componente laboratorial, NLab, é a média das notas dos 4 trabalhos práticos.
Frequência
Um estudante obtém frequência se tiver realizado todos os trabalhos práticos e atingido a classificação mínima de 10,0 valores na componente laboratorial.
Componente teórico-prática
Consiste na realização de 2 testes ou exame de recurso.
Os testes são constituídos por 10 perguntas de escolha múltipla ou de resposta rápida (6 valores) e por 1 ou mais problemas (4 valores). A nota final dos testes é a soma das notas obtidas nos 2 testes.
Só são admitidos ao exame de recurso os estudantes que tiverem obtido frequência.
O exame de recurso é constituído por 20 perguntas de escolha múltipla ou de resposta rápida (12 valores) e por 2 ou mais problemas (8 valores).
Nas questões de escolha múltipla as respostas erradas para além da primeira descontam 1/(n-1) em que n é o número de opções de resposta.
Os estudantes podem ter consigo durante os testes e o exame um formulário feito pelo próprio numa folha A4. Este formulário só pode conter equações e constantes com as respectivas descrições.
Um estudante obtém aprovação nesta componente se a nota dos testes ou do exame de recurso, NTE, for igual ou superior a 9,0.
Nota final
1. Para estudantes sem frequência ou com frequência obtida em 2020/21 ou 2021/22: 30% NLab + 70% NTE
2. Para estudantes com frequência obtida até 2019/2020: 100% NTE.
Conteúdo
- Carga eléctrica e campo eléctrico
- Lei de Gauss
- Potencial eléctrico
- Capacidade eléctrica
- Corrente, resistência e fem
- Circuitos DC
- A electroestática na água
- Campo magnético
- Fontes de campo magnético