Geologia
Objetivos
1 Compreender a Geologia como área do conhecimento aplicado e de apoio à Engenharia.
2 Conhecer e interligar os processos geológicos susceptíveis de causar impactos no Homem.
3 Identificar os diferentes tipos de recursos geológicos necessários ao desenvolvimento da Sociedade atual.
4 Reconhecer a necessidade de uma exploração sustentada desses recursos no âmbito do conceito da Economia Circular.
5 Saber caraterizar e identificar minerais essenciais e rochas, utilizando o ciclo de Wilson e o ciclo das rochas.
6 Conhecer os princípios da Estratigrafia e ser capaz de os aplicar à interpretação de cartas geológicas.
Caracterização geral
Código
10351
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Martim Afonso Ferreira de Sousa Chichorro
Horas
Semanais - 3
Totais - 49
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos prévios
Bibliografia
Skinner, B. J. & Murck, B. W. (2011) - The Blue Planet: An introduction to Earth System Science. Wiley, 3ª Ed., 672 p. ISBN: 978-0-471-23643-6
Montgomery, C. (2013) - Environmental Geology. MacGraw Hill, 10ª ed. 494 p. ISBN: 978-0073524115
Stappen, R.van der (Coord.) (2013) - Raw Materials in the Industrial Value Chain. ERT Raw Materials Working Group. 39 p.
Rothery, D. (2015) - Geology. A Complete Introduction: Teach Yourself. 400 p. ISBN: 978-1473601550
Commission Staff Working Document (2018) - Report on Critical Raw Materials and the Circular Economy. Part 1, 2, 3. European Commmission, 71 p. (https://ec.europa.eu/commission/publications/report-critical-raw-materials-and-circular-economy_pt)
Costa, J. B. (2014) - Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico. Fund. C. Gulbenkian, 13ª ed., 196 p. ISBN: 978-972-31-0131-7
Método de ensino
Aulas Teóricas (T) principalmente expositivas, com uso de powerpoints. É reservado um espaço para discussão de conceitos e a sua aplicação, particularmente nas aulas T5-T8
Nas aula PL1 serão utilizadas as coleções pedagógicas de rochas e minerais do DCT e todos os materiais de diagnóstico pertinentes; nas aulas PL2 serão executados exercícios de interpretação de mapas geológicos didáticos e cartas geológicas de Portugal à escala 1/50.000
Em T haverá dois momentos de avaliação: a) no final das 3 primeiras aulas um teste teórico (TT); b) de entre os temas T2 a T8 serão distribuídos subtemas para os alunos, em trabalho autónomo (TA), realizarem trabalhos de grupo que serão apresentados em sessão de avaliação no final do semestre. O docente alocará 1 hora por semana para sessões tutoriais. Para efeitos de avaliação T = 0,6TT + 0,4TA
Em PL a avaliação será feita pela entrega de mini-relatórios efectuados durante as aulas (75% das mesmas), que é factor de frequência. Nota final = 0,5 T + 0,5 PL
Método de avaliação
Em Teóricas (T) haverá dois momentos de avaliação: a) no final das 7 primeiras aulas um teste teórico (TT); b) de entre os temas T2 a T8 serão distribuídos subtemas para os alunos, em trabalho autónomo (TA), realizarem trabalhos de grupo que serão apresentados em sessão de avaliação no final do semestre, sendo que T = 0,6TT + 0,4TA
Em PL a avaliação será feita pela entrega de mini-relatórios efectuados durante as aulas (2/3 das mesmas), que é factor de frequência.
Nota final = 0,5 T + 0,5 PL
Conteúdo
Teóricas (T):
1 A Terra e os processos de geodinâmica interna. Tectónica de Placas e o Ciclo de Wilson como conceito integrador para a génese das rochas
2 Sismologia e Vulcanologia e processos dinâmicos associados. Riscos Naturais
3 O modelado da superfície terrestre; processos dinâmicos associados. Riscos Naturais. Alteração e alterabilidade das rochas
4 Noções de Estratigrafia e Geoistória
5 Recursos geológicos. Definição, classificação e sua natureza e ocorrências
6 Recursos hidrogeológicos. Recursos energéticos de origem geológica
7 Recursos minerais metálicos e não metálicos
8 Exploração sustentada de recursos geológicos na Economia Circular; Geoética
Práticas Laboratoriais (PL)
1 Minerais essenciais, rochas ígneas, sedimentares e metamórficas (PL1).
2 Mapas geológicos; análise, interpretação de casos de estudo e utilização no planeamento e ordenamento do território (PL2).