Solo e Poluição do Solo
Objetivos
No final desta UC o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem compreender o que é o solo e explicar a sua relevância como interface. O estudante conseguirá integrar a pedosfera no sistema terrestre, percebendo a sua complexidade e interação contínua com a atmosfera, geosfera, hidrosfera e biosfera, analisando e avaliando a interdisciplinaridade envolvida no seu estudo e os problemas ambientais globais que se lhe colocam. Terá ainda adquirido um conjunto de conhecimentos e competências na área da poluição do solo e sua remediação, através dum conjunto de matérias associadas à identificação e resolução de problemas associados à contaminação dos solos e sua reabilitação, no âmbito da engenharia do ambiente. Os estudantes desenvolverão ainda capacidades de transmissão e exposição de conhecimentos adquiridos.
Caracterização geral
Código
10368
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra de Jesus Branco Ribeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há precedências.
Bibliografia
Blum, W.E.H. 2005. Functions of Soil for Society and the Environment. Reviews in Environmental Science and Bio/Technology, 4(3):75–79.
Brady, N.C.; Weil, R.R. 2008. The Nature and Properties of Soil. 14 ed. Pearson-Prentice Hall, 990 pp.
COM(2021) 699 final
EEA 2020. Land and soil. In: The European environment — state and outlook 2020: knowledge for transition to a sustainable Europe 2020. European Environment Agency, pp. 112-131.
FAO & ITPS 2015. Status of the World’s Soil Resources - Main Report. Rome, Italy, FAO
https://www.fao.org/global-soil-partnership/insop/en/
IUSS Working Group WRB. 2015. World Reference Base for Soil Resources 2014, update 2015. World Soil Resources Reports No. 106. FAO, Rome, 203 pp.
Rodríguez Eugenio, N.; McLaughlin, M.; Pennock, D. 2018. Soil Pollution: a hidden reality. FAO. Rome, Italy.
Método de ensino
A leccionação das aulas teórico-práticas é realizada em salas de aula, equipadas com data-show.
A leccionação das aulas práticas é realizada no laboratório de ensino (Lab. 231), equipado com data-show.
O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na página da UC no Moodle, que também permite o acompanhamento dos alunos ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à realização do trabalho de grupo.
Método de avaliação
1 – AVALIAÇÃO
1.1 – Obtenção de frequência: a) Nº de faltas inferior ou igual a 1/3 do nº total de aulas teórico-práticas e práticas; b) Entrega e apresentação do trabalho de grupo, que tem um peso de 30% na classificação final.
1.2 – Avaliação da matéria tem um peso de 70% na classificação final. 1.2.1 - Avaliação contínua - Realização de 2 testes ao longo do semestre. A nota final é obtida por média ponderada. 1.2.2 – Avaliação por exame final aplica-se a alunos que tenham obtido frequência à UC e que tenham reprovado na avaliação contínua. Aplica-se também às melhorias. 1.3 – Trabalho de grupo: o trabalho (máximo de 5 páginas) deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da UC, no Moodle. 1 - No prazo limite de entrega do trabalho, este será entregue como documento escrito e, simultaneamente, descarregado na página da UC no Moodle (no local criado para o efeito). 2 - Cada grupo fará uma exposição oral do seu trabalho, durantes as aulas (dia dado a conhecer atempadamente), através de uma apresentação que não pode exceder os 15 minutos.
Nota: o acompanhamento da UC é feito através de uma página já criada na plataforma Moodle desta Faculdade, na qual todos os alunos deverão estar inscritos, de forma a acompanhar devidamente a UC.
Conteúdo
1 - Ideia geral da formação e constituição do solo. Perfil. Horizontes; 2 - Matéria mineral; 3 - Matéria orgânica; 4 - Algumas propriedades físicas do solo: textura, cor, estrutura, densidades real e aparente, porosidade; 5 - Adsorção e troca de iões; 6 - Dispersão e floculação dos coloides; 7 - Acidez e alcalinidade. Sua determinação. Capacidade tamponizante. Distribuição em Portugal. Importância; 8 - Água do solo; 9 - Classificação e caracterização dos solos de Portugal Continental; 10 - Funções e usos do solo; 11 - Estratégia de Proteção do Solo da UE para 2030. Formas de degradação. Modelo DPSIR; 12 - Erosão acelerada e desertificação. Conservação do solo; 13 - Actividade agrícola e contaminação do solo; 14 - Metais pesados e micropoluentes orgânicos. Comportamento no solo; ProSolos; 15 - Avaliação e recuperação de áreas contaminados. Técnicas de remediação. Casos de estudo e sua aplicação.
A importância do solo e da poluição do solo na engenharia do ambiente e nos ODS 2, 13 e 15.