Economia do Ambiente
Objetivos
Desenvolvimento de competências e capacidades nos seguintes domínios:
Funcionamento do sistema económico
Principais interações entre o sistema económico e o sistema ambiental
Fundamentos teóricos da Economia do Ambiente
Causas económicas dos principais problemas ambientais da atualidade
Abordagem económica na formulação, análise e resolução de problemas ambientais
Metodologias e ferramentas de análise económica na abordagem dos aspetos ambientais
Conceção, aplicação e avaliação de instrumentos e medidas de política de ambiente
Fundamentos, potencialidades e limitações da Economia do Ambiente
Desenvolvimento de trabalho em equipas pluridisciplinares na análise de casos reais
Realização de pesquisa e análise de informação de forma autónoma
Caracterização geral
Código
10369
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Jorge Fernandes Ferreira Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
na
Bibliografia
European Commission, 2014. Guide to Cost-Benefit Analysis of Investment Projects -Economic appraisal tool for Cohesion Policy 2014-2020, December 2014.
Field, B.C., Field, M.K., 2016. Environmental Economics: an Introduction, 7th edition, McGraw-Hill International Edition, McGraw-Hill, New York.
Tietenberg, T., Lewis, L., 2020. Natural Resource Economics: The Essentials. International Student Edition, Routledge.(paperback: ISBN 978-0-367-28034-5)
Tietenberg, T., Lewis, L., 2018. Environmental and Natural Resource Economics. International Student Edition, 11thedition, Routledge. (https://www.routledge.com/Environmental-and-Natural-Resource-Economics-11th-Edition/Tietenberg-Lewis/p/book/9781138632301)
Varian, H., 2014. Intermediate Microeconomics – A Modern Approach, 9th edition, W. W. Norton & Company, New York. ISBN 978-0393919677.
Método de ensino
As abordagens centradas no professor e no aluno são utilizadas de forma complementar. As aulas teóricas baseiam-se essencialmente na aplicação dos chamados métodos de transmissão, ou seja, abordagens didáticas expositivas e formais. Contudo, nestas aulas é incentivada a participação ativa dos alunos através da discussão de casos reais e da reflexão conjunta sobre os contributos teóricos, prevendo-se tempo para acomodar as dinâmicas criadas na sala de aula e satisfazer a curiosidade dos alunos. Nas aulas práticas é promovida a aprendizagem ativa através da discussão de tópicos em pequenos grupos, do desenvolvimento de exercícios, e da análise e discussão de casos de estudo que motivem o interesse dos estudantes, designadamente casos em que o docente esteve envolvido (e.g. reforma da fiscalidade verde). Os estudantes são motivados para adotarem uma atitude responsável e construtiva, desenvolvendo a curiosidade científica, a capacidade crítica, a iniciativa própria e a autoconfiança.
Método de avaliação
- 3 testes: 1º teste em 1 de abril de 2022 – 25%; 2º teste em 9 de maio de 2022 – 25%; 3º teste em 9 de junho de 2022 – 30%;
- Apresentação em aula de um tema selecionado pelos docentes (10%), em grupo 3 estudantes – as apresentações serão realizadas nas aulas práticas entre 22 de abril e 3 de junho de 2022 (7 aulas);
- Assiduidade e participação nas aulas (10%).
Para aprovação na UC, na fase de avaliação continua, não é exigida classificação mínima em nenhum dos elementos de avaliação.
Não são exigidas quaisquer condições para obtenção de frequência à UC, e consequente acesso a exame.
O exame de recurso incidirá sobre toda a matéria teórico-prática da UC para os estudantes que não tenham obtido aprovação ou que pretendam melhorar a classificação obtida por avaliação continua (80% da nota final).
Conteúdo
1. A economia e o ambiente
2. Análise económica e financeira de projetos
3. Introdução à microeconomia: fundamentos e conceitos
4. Falhas de mercado: causas económicas dos problemas ambientais e a necessidade de uma política de ambiente
5. A abordagem económica na política de ambiente/controlo de poluição
6. Instrumentos de política de ambiente
- Critérios para a seleção e avaliação do desempenho de instrumentos
- Tipologias de instrumentos
- Forma de atuação, vantagens e desvantagens dos instrumentos
- Casos de estudo