Bioquímica Ambiental A
Objetivos
- Adquirir conhecimentos e competências na área da Bioquímica Ambiental.
- Descrever as biomoléculas e a sua função.
- Conhecer os principais métodos de purificação e de caracterização proteínas, bem como consubstanciar estes conhecimento com exemplos de relações estrutura-função.
- Interpretar mecanismos e dados de cinética enzimática.
- Compreender o metabolismo celular, perceber os conceitos básicos de bioenergética e descrever as principais vias metabólicas na célula. Compreender a diferença entre a fosforilação a nível de substracto, a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação.
- Discutir acerca de processos respiratórios com relevância ambiental.
- Conhecer tecnologias/metodologias associadas a casos de estudo na área da Bioquímica Ambiental.
- Pesquisar e interpretar criticamente a literatura científica.
Caracterização geral
Código
12610
Créditos
3.0
Professor responsável
Teresa Sacadura Santos Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 57
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos
Bibliografia
1. Nelson, D.L., & Cox, M.M. (2019) Lenhninger principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company, San Francisco, 7th ed.
2. Voet D, Voet JG (2011) Biochemistry, John Wiley & Sons, 4th ed.
3. Botkin DB, Keller EA (2014) Environmental Science: Earth as a Living Planet, Wiley, 9th ed.
4. Manahan SE (2017) Environmental Chemistry, CRC Press, 10y ed.
5. Nicholls DG, Ferguson S (2013) Bioenergetics 4, Academic Press, 4y ed.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
BIOQUÍMICA AMBIENTAL A
ANO LECTIVO DE 2018-2019
- I. Condições gerais de participação, frequência e avaliação da disciplina
1.
A disciplina de Bioquímica Ambeintal A integra:
- aulas teórico-práticas (2 sessões de 1,5h por semana);
- aulas práticas de laboratório (4 sessões de 3h)
2.
A frequência da disciplina é obtida pela participação em todas as aulas práticas de laboratório (obrigatórias), excepto nos casos previstos na lei, que deverão ser devidamente documentados. A parte prática da disciplina consiste na realização, em grupos de 3 ou de 4 alunos, de trabalhos práticos de laboratório, na preparação prévia desses trabalhos e análise de resultados.
3.
A participação presencial nas aulas teórico-práticas é opcional.
4.
O processo de avaliação da disciplina inclui avaliações separadas das partes teórica e prática, e será realizado de acordo com o Regulamento Geral para a Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
5.
Estão excluídos da avaliação da parte teórica da disciplina os alunos que não tenham frequentado a parte prática da disciplina.
6.
Não se prevê qualquer sessão de repetição extraordinária de trabalhos práticos de laboratório. Se, por absoluta necessidade, o aluno/a tiver que faltar à sessão prática que lhe compete no horário, deverá realizar o trabalho durante outra sessão prática do mesmo trabalho, para o que deverá consultar o horário das práticas afixado.
7.
Se um aluno frequentar a parte prática mas não tiver tido aprovação na parte teórica da disciplina, é-lhe conferida a frequência da parte prática da disciplina.
II - Avaliação da disciplina
8.
A avaliação da disciplina, a parte prática tem um peso de 40% da nota final e a parte teórica, 60%
9.
A avaliação da parte prática consiste na elaboração de um Quiz antes da sessão laboratorial (20%), a performance no laboratório (50%) e a elaboração de um questionário com base nos resultados obtidos (30%).
10.
A avaliação da componente teórica consiste na elaboração de 2 testes teóricos individuais (30%), a apresentação de 1 seminário, em grupo (20%); participação nas actividades individuais e em grupo propostas ao longo do semestre nas aulas TP (10%).
A apresentação do seminário é feita em grupo, mas a avaliação é individual. A apresentação e discussão terão a duração máxima de 25 minutos (15 min. apresentação seguida de 10 min. de discussão). Serão componentes da avaliação, os conteúdos, a apresentação e discussão do seminário.
Serão aprovados à disciplina os alunos que tenham obtido na média dos testes teóricos classificação maior ou igual a 9.0 valores e na nota final classificação maior ou igual a 9.5 valores (numa escala de 0 a 20).
11.
A avaliação da parte teórica por exame final consiste num exame individual que inclui toda a matéria, que irá corresponder a 60% da nota final. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9,5.
12.
Os alunos podem apresentar-se para melhoria de nota apenas na modalidade de exame final, com o mesmo peso para avaliação final que os testes. Para tal, deverão seguir as normas vigentes. A nota do seminário, das actividades ou da componente prática não estão sujeitas a melhoria.
Para os alunos com frequência obtida em anos anteriores, o cálculo da nota final será efectuado da seguinte forma: nota da componente prática tem uma ponderação de 40% e a média dos testes, ou a nota do exame final, tem uma ponderação de 60%.
Conteúdo
Introdução às Biomoléculas
Métodos de purificação de proteínas
Estrutura de proteínas e relações estrutura-função
Cinética enzimática
Metabolismo central
Fotossíntese e fotofosforilação.
Respiração aeróbia e anaeróbia - Processos Respiratórios com Relevância Ambiental
Tópicos em bioquímica ambiental: (i) Ciclos biogeoquímicos (ii) Versatilidade metabólica, transformação microbiana e biodegradação; (iii) Biorremediação; (iv) Casos de estudo.