Desenho Técnico, Cartografia e SIG
Objetivos
A disciplina de Desenho Técnico, Cartografia e SIG tem por objetivo fornecer e treinas os estudantes com ferramentas essenciais para a prática da engenharia. A componente de Desenho Técnico é essencial para as disciplinas de projeto em engenharia, enquanto as componentes em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são essenciais para projetos em que a informação espacial é determinante, como os estudos de impacto ambiental.
Trata-se de uma disciplina eminentemente prática com recurso a ferramentas e software de CAD para suportar o Desenho Téncico e de ArcGIS para suportar a componente de SIG.
Caracterização geral
Código
12611
Créditos
6.0
Professor responsável
Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Paulo Alexandre Marques Diogo
Horas
Semanais - 4
Totais - 71
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não aplicável
Bibliografia
Método de ensino
Esta UC recorre a técnicas hands on visando tornar o estudante um agente ativo no processo de aprendizagem. Este é encorajado a resolver e explorar exercícios com grau de dificuldade crescente, questionando aspetos que vai precisando para os concretizar. Desta forma, vai assimilando a matéria de forma gradual e faseada, consolidando os conhecimentos adquiridos e criando competências no uso dos mesmos, tutorialmente apoiado pelos docentes.
Na componente de CAD e SIG, o estudante desenvolve trabalho prático em formato de projeto nas aulas TP, orientado pelos docentes.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular inclui:
1 – FREQUÊNCIA: A frequência é obtida com a participação do estudante em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas (exceto se trabalhador-estudante, ou se já tem frequência obtida em ano anterior) E 9,5 valores ou nota superior na média do TOTAL dos trabalhos práticos efetuados. A média dos trabalhos é obtida com a ponderação de 50% da nota obtida no trabalho de Desenho Técnico e Cartografia e 50% da nota obtida no trabalho de SIG. A Frequência é um requisito para haver aprovação à disciplina e pondera 50% da nota final (quer a disciplina seja efetuada por testes ou exame).
2 – COMPONENTE TESTES: São efetuados 2 testes intermédios ao longo do semestre, que substituem o exame de época normal; isto é, NÃO HÁ exame na época normal. Um dos testes é relativo à componente de Desenho técnico e Cartografia e outro é relativo à componente SIG, ponderando cada um 50% para a nota desta componente. Para haver aprovação à UC, a nota média dos testes intermédios tem de ser igual ou superior a 9,5 valores. A nota média dos testes pondera 50% na nota final da UC.
3 – NOTAS ADICIONAIS: Há a possibilidade do exame de recurso para os estudantes que (a) não efetuaram os testes intermédios, (b) tiveram menos de 9,5 valores na sua média, ou (c) queiram efetuar melhoria à componente TESTES. A nota do exame de recurso pondera 50% na nota final da UC. O exame é feito sempre com TODA a matéria da UC, mesmo que o estudante tenha tido nota positiva num dos testes.
Excecionalmente, no ano letivo 2022/2023, para o conjunto de estudantes que apenas estão a fazer a componente de SIG (por já terem tido aprovação na UC Desenho Técnico), a avaliação é a seguinte:
a) É necessário a obtenção de frequência que é obtida com (i) assistência a 2/3 das aulas práticas referentes à componente de SIG, e (ii) mínimo de 9,5 val. no trabalho prático desta componente (TP). Esta componente pondera 50% da nota final da UC.
b) A Frequência é obrigatória para aprovação à disciplina,
c) É efetuado um teste referente à componente de SIG, que deve ter uma nota mínima de 9,5 val. e pondera 50% da nota final da UC
d) Há a possibilidade de EXAME, para os estudantes que (i) não efetuaram o teste, (ii) tiveram menos de 9,5 valores, ou (c) queiram efetuar melhoria.
Conteúdo
1. Desenho técnico: Objetivos da Geometria Descritiva. Projeções ortogonais. Normas Portuguesas e Internacionais. Escalas e desenvolvimento de peças projetadas. Redução/ampliação e conversão de escalas. Vistas de peças. Edifícios: Planta, Alçado e Corte. Aplicações em CAD.
2. Cartografia. Classificação de cartas. Cartas temáticas. Escalas, detalhes planimétricos e altimétricos, formas naturais de relevo. Perfis, inclinações e declives. Fluxo e escorrência. Delimitação de bacias. Implantação de obras no terreno. Geodesia e Sistemas de coordenadas. Datum e Rede Geodésica: definição e sistemas existentes. Projeções. Sistemas de projeção.
3. Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (IG). Ciência de IG. Modelos de dados geográficos: raster, vetorial e modelos digitais de terreno. Álgebra de Mapas e aplicações à engenharia do ambiente. Métodos de interpolação. Geoestatística: análise de variogramas e kriging.Aplicações em ArcGIS. Novas soluções SIG: drones e baseadas na cloud.