Clima e Alterações Climáticas
Objetivos
No final desta UC o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam definir e explicar as diferenças entre meteorologia e climatologia, interpretando os elementos básicos para a descrição do estado do tempo e clima (temperatura do ar, humidade, nuvens e nebulosidade, precipitação, pressão, direção e velocidade do vento). Conseguirá integrar a atmosfera no sistema terrestre, percebendo a sua complexidade e interação contínua com a geosfera, hidrosfera e biosfera, analisando a interdisciplinaridade envolvida no estudo do planeta e dos problemas ambientais globais. O estudante adquirirá conhecimento sobre a ação antropogénica na alteração do clima, desde a era pré-industrial, analisando as tendências observadas de variáveis climáticas até à atualidade, bem como sobre as projeções futuras. O estudante apreenderá a importância das alterações climáticas para a prática da engenharia do ambiente, em função dos impactos esperados nos sistemas naturais e humanos.
Caracterização geral
Código
12612
Créditos
3.0
Professor responsável
Alexandra de Jesus Branco Ribeiro
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há precedências.
Bibliografia
Houghton, J. (2015) Global Warming: The Complete Briefing, Cambridge University Press; 5th ed. 396 pp.
IPCC (2021) Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of WG I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. https://www.ipcc.ch/assessment-report/ar6/
Lutgens, F. K., Tarbuck, E. J. (2016). The Atmosphere: An Introduction to Meteorology, 13th ed., Pearson Publishing Company.
European State of the Climate 2021, Copernicus, EC, ECMWF
Global Climate Change, NASA
Portal do Clima de Portugal, IPMA
Método de ensino
A lecionação das aulas teórico-práticas é realizada em sala de aula, equipada com data-show.
O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na página da UC no Moodle. A mesma permite o acompanhamento dos estudantes ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à realização do trabalho de grupo.
Método de avaliação
1. Obtenção de frequência: a) Nº de faltas inferior ou igual a 1/3 do nº total de aulas TP e b) trabalho de grupo (submissão e apresentação oral do trabalho) com um peso de 30%.
2. Avaliação da matéria TP é realizada através de 2 testes ao longo do semestre, tendo um peso de 70%. A classificação final é obtida por média ponderada. A avaliação por exame final aplica-se a estudantes que tenham obtido frequência à UC e que tenham reprovado. Aplica-se também às melhorias.
3. O Trabalho de grupo deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da UC no Moodle. Deverá ser carregado na página da UC no Moodle e cada grupo fará uma exposição oral durante os turnos TP da semana 14 do semestre, obtendo feedback da docente.
Conteúdo
A geofísica e a meteorologia. Estrutura e composição da atmosfera. Radiação solar e terrestre. Balanço energético global. Efeito de estufa. Buraco do ozono. Temperatura do ar. Humidade do ar. Dinâmica da atmosfera: estabilidade e instabilidade do ar, processos adiabáticos. Orvalho e geada. Núvens, nebulosidade e nevoeiros. Precipitação. Massas de ar e frentes. Pressão atmosférica. Sistemas de vento. Circulação geral da atmosfera. Sistemas climáticos.
Forçamento radiativo antropogénico. Relação entre a concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera e aumento da temperatura média global do planeta. Conceito de anomalia climática. Modelos climáticos de circulação geral e regional. RCP: conceito, famílias e propósito. Projeções futuras de variáveis climáticas, incluindo extremos. A importância do clima e alterações climáticas na engenharia do ambiente e no ODS 13.