Ecologia Aquática
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
Saber quais os principais grupos e quais as adaptações dos organismos que constituem as comunidades pelágicas e bênticas, e quais os factores físicos, químicos e biológicos que estruturam as comunidades do ambiente aquático. Produtividade e variação sazonais. Relações tróficas, competição, predação e recrutamento.
Compreender o funcionamento ecológico dos sistemas de:
1) água doce: rios, lagos e reservatórios, 2) águas de transição e oceanos: estuários, zonas costeiras rochosas e sedimentares e oceano aberto, 3) zonas húmidas.
Reconhecer a importância dos ecossistemas aquáticos e da sua conservação face ao estado actual de perturbação destes ecossistemas, ao nível global, compreender as ameaças de que são alvo e quais as tendências futuras
Caracterização geral
Código
12643
Créditos
6.0
Professor responsável
Marta Susana Silvestre Gouveia Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 69
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Allan, J.D. e M.M. Castillo (2008). Stream Ecology. Structure and Function ofRunning Waters, 2nd ed. Springer. Cushing, C.E. e J.D. Allan, 2001. Streams. Their Ecology and Life. AcademicPress, San Diego. Closs, G., B. Downes, e A. Boulton, 2004. Freshwater Ecology: a ScientificIntroduction. Blackwell Publishing, Oxford. Dobson, M. e Frid, C., 2009. Ecology of aquatic systems. OUP, Oxford. Dodds, W.K., 2010. Freshwater Ecology. Concepts and EnvironmentalApplications, 2nd ed. Academic Press, San Diego Baiser, M., 2005. Marine Ecology: processes systems and impacts. Oxford University Press, Oxford Levinton, J. 2009.
Método de ensino
Os conceitos básicos de ecologia aquática relativos a factores físicos e químicos das águas interiores, de transição e oceanos serão introduzidos de forma convencional nas primeiras aulas, recorrendo à literatura e a vídeos e slides educativos, solicitando-se a participação dos estudantes nas aulas, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e a sedimentação do conhecimento. A componente prática inclui saídas de campo para medição de parâmetros das águas (hands-on), trabalhos de laboratório e a apresentação oral sobre um tema à escolha do estudante. A metodologia de ensino está focada em estimular a autonomia e a curiosidade, antevendo a ligação com a UC Projecto Criativo. Avaliação - A componente individual é avaliada através de testes de escolha múltipla e desenvolvimento, e a componente de trabalho em grupo através da apresentação e discussão de um relatório formatado como um artigo científico sobre o trabalho de laboratório refletindo a componente hands-on da aprendizagem. |
Método de avaliação
Esta UC compreende uma componente teórica de 1h/semana e uma componente prática de 3h/semana.
A frequência é dada pela assiduidade nas aulas prática, com presença obrigatória em pelo menos 3/4 das aulas.
A avaliação é contínua e cada componente (teórica e prática) tem 50% de peso na avaliação final. Cada componente tem de ter nota ≥9,5 valores.
Componente teórica avaliada pela média de 2 testes (80%) e participação na aula (20%). Os testes teóricos são realizados presencialmente.
Componente prática de laboratório avaliada pela média dos 2 trabalhos práticos em grupo (40% cada) e pela participação dos estudantes no aboratório (20%). Os trabalhos escritos são entregues na página moodle da UC.
Conteúdo
Ecossistemas aquáticos. Visão global da importância e serviços. O ambiente aquático. Características físicas e químicas da água. Hidrodinâmica e salinidade. Radiação solar e temperatura. Nutrientes. Sedimentos biogénicos e clima. Comunidades pelágicas. Adaptações à vida pelágica. Fitoplâncton, zooplâncton e nécton. Comunidades bênticas. Comunidades marinhas e processos sedimentares. Perifíton e macrófitas. Macroinvertebrados. Ecossistemas aquáticos. Rios, lagos e reservatórios. Estuários, zonas costeiras de substrato rochoso e móvel, recifes de coral e oceano aberto. Zonas húmidas, rios e charcos temporários, IGNOREes hidrotermais, lagos salgados, sistemas artificiais. Impactes sobre os ecossistemas aquáticos e sustentabilidade. Situação actual e tendências. Áreas marinhas protegidas e conservação de ecossistemas aquáticos. |