Ecologia Aquática

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

Saber quais os principais grupos e quais as adaptações dos organismos que constituem as comunidades pelágicas e bênticas, e quais os factores físicos, químicos e biológicos que estruturam as comunidades do ambiente aquático. Produtividade e variação sazonais. Relações tróficas, competição, predação e recrutamento. 

Compreender o funcionamento ecológico dos sistemas de:

1) água doce: rios, lagos e reservatórios, 2) águas de transição e oceanos: estuários, zonas costeiras rochosas e sedimentares e oceano aberto, 3) zonas húmidas.

Reconhecer a importância dos ecossistemas aquáticos e da sua conservação face ao estado actual de perturbação destes ecossistemas, ao nível global, compreender as ameaças de que são alvo e quais as tendências futuras

Caracterização geral

Código

12643

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Susana Silvestre Gouveia Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 69

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Allan, J.D. e M.M. Castillo (2008). Stream EcologyStructure and Function ofRunning Waters, 2nd ed. Springer. Cushing, C.E. e J.D. Allan, 2001. StreamsTheir Ecology and LifeAcademicPress, San Diego. Closs, G., B. Downes, e A. Boulton, 2004. Freshwater Ecology: a ScientificIntroductionBlackwell Publishing, Oxford.  Dobson, M. e Frid, C., 2009.  Ecology of aquatic systems. OUP, Oxford. Dodds, W.K., 2010. Freshwater EcologyConcepts and EnvironmentalApplications, 2nd ed. Academic Press, San Diego  Baiser, M., 2005. Marine Ecology: processes systems and impacts. Oxford University Press, Oxford Levinton, J. 2009. 

Método de ensino

Os conceitos básicos de ecologia aquática relativos a factores físicos e químicos das águas interiores, de transição e oceanos serão introduzidos de forma convencional nas primeiras aulas, recorrendo à literatura e a vídeos e slides educativos, solicitando-se a participação dos estudantes nas aulas, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e a sedimentação do conhecimento. A componente prática inclui saídas de campo para medição de parâmetros das águas (hands-on), trabalhos de laboratório e a apresentação oral sobre um tema à escolha do estudante.

A metodologia de ensino está focada em estimular a autonomia e a curiosidade, antevendo a ligação com a UC Projecto Criativo.

Avaliação - A componente individual é avaliada através de testes de escolha múltipla e desenvolvimento, e a componente de trabalho em grupo através da apresentação e discussão de um relatório formatado como um artigo científico sobre o trabalho de laboratório refletindo a componente hands-on da aprendizagem.

Método de avaliação

Esta UC compreende uma componente teórica de 1h/semana e uma componente prática de 3h/semana.

A frequência é dada pela assiduidade nas aulas prática, com presença obrigatória em pelo menos 3/4 das aulas.

A avaliação é contínua e cada componente (teórica e prática) tem 50% de peso na avaliação final. Cada componente tem de ter nota ≥9,5 valores.

Componente teórica avaliada pela média de 2 testes (80%) e participação na aula (20%). Os testes teóricos são realizados presencialmente. 

Componente prática de laboratório avaliada pela média dos 2 trabalhos práticos em grupo (40% cada) e pela participação dos estudantes no aboratório (20%). Os trabalhos escritos são entregues na página moodle da UC. 

Conteúdo

Ecossistemas aquáticos. Visão global da importância e serviços.

O ambiente aquático. Características físicas e químicas da água. Hidrodinâmica e salinidade. Radiação solar e temperatura. Nutrientes. Sedimentos biogénicos e clima.

Comunidades pelágicas. Adaptações à vida pelágica. Fitoplâncton, zooplâncton e nécton.

Comunidades bênticas. Comunidades marinhas e processos sedimentares. Perifíton e macrófitas. Macroinvertebrados.

Ecossistemas aquáticos. Rios, lagos e reservatórios. Estuários, zonas costeiras de substrato rochoso e móvel, recifes de coral e oceano aberto. Zonas húmidas, rios e charcos temporários, IGNOREes hidrotermais, lagos salgados, sistemas artificiais.

Impactes sobre os ecossistemas aquáticos e sustentabilidade. Situação actual e tendências.

Áreas marinhas protegidas e conservação de ecossistemas aquáticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: