Gestão Integrada de Resíduos
Objetivos
- Compreender a importância da gestão de resíduos no contexto da economia circular e sua relação com outros problemas globais;
- Conhecer as políticas e legislação aplicável, os intervenientes (tutela, regulador, inspeção, fiscalização e operadores) e o funcionamento das componentes de um sistema integrado de gestão de resíduos;
- Ser capaz de identificar os resíduos pelos códigos LER, saber preencher os formulários de registo da plataforma SIRER e as guias de acompanhamento eletrónico de resíduos, planear uma campanha de quantificação e caracterização de resíduos e calcular e analisar criticamente indicadores de gestão de resíduos.
Caracterização geral
Código
12647
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Isabel Espinha da Silveira, Maria da Graça Madeira Martinho
Horas
Semanais - 2
Totais - 34
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Martinho, M.G.; Gonçalves, M.G.; Silveira, A.I. (2019). Gestão Integrada de Resíduos (no prelo, aprovado para publicação pela Editora da FCT NOVA, trata-se de uma revisão e atualização do livro de Martinho, M.G. e Gonçalves (2000). Gestão de Resíduos, editado pela Universidade Aberta, e que se encontra esgotado).
- Pires, A.; Martinho, M. G.; Rodrigues, S.; Gomes, I. (2019). Sustainable Solid Waste Collection and Management. Springer Nature.
- Franco-García, M-L; Carpio-Aguilar, J.C.; Bressers, H. (Eds.) (2019). Towards Zero Waste. Circular Economy Boost, Waste to Resources. Springer Nature.
- Tchobanoglous, G.; Kreith, F. (2002). Handbook of Solid Waste Management. Second Edition. McGraw-Hill International Editions.
- Bilitewski, B.; Härdtle, G.; Marek, K.; Weissbach, A.; Boeddicker, H. (1994). Waste Management. Springer.
Método de ensino
A tipologia das aulas (TP) permite a aplicação de várias metodologias para uma aprendizagem mais eficaz. As aulas estruturam-se em dois momentos. O primeiro, mais expositivo, é focalizado na aprendizagem cognitiva de conceitos e fundamentos tecnológicos do funcionamento das diferentes componentes dos sistemas. O segundo, baseado em metodologias do tipo problem based learning ou case study-based learning, visa promover a integração dos conceitos fornecidos, capacitando para a sua aplicação ao mundo real e à prática do exercício profissional.
Método de avaliação
O método de avaliação inclui: dois quizes e um trabalho de grupo. Os quizes visam fornecer feedback, ao docente e ao estudante, sobre os conhecimentos e capacidades adquiridas. O trabalho de grupo, sobre um tema selecionado e a aprofundar pelos estudantes, permite-lhes a aquisição de competências de trabalho colaborativo, treino de escrita científica e comunicação, e capacidades para planear, pesquisar, tratar, analisar e sintetizar informação.
Conteúdo
1. Introdução: Importância no contexto da economia circular e dos problemas globais. Princípios da política de resíduos. Regime Geral da Gestão de Resíduos. Organização da gestão de resíduos em Portugal. 2. Produção e composição: Definição, identificação e metodologia de caracterização de resíduos. Evolução e variações da produção e composição. Sistema de Registo Eletrónico de Resíduos. 3. Componentes de um sistema integrado: Sistemas de recolha e transporte. Instalações de triagem. Tratamento Mecânico e Biológico. Incineração. Aterro. Cálculo e análise de indicadores de gestão. 4. Fluxos específicos: Legislação aplicável; fluxos abrangidos pelos princípios da responsabilidade do produtor e alargada do produtor; modelos técnico-económicos e entidades gestoras. 5. Aspetos sociais: Psicologia da redução e reciclagem e instrumentos para a alteração de comportamentos. 6. O papel do engenheiro do ambiente: Casos de estudo da gestão de resíduos em organizações. |