Cidades Sustentáveis
Objetivos
Pretende-se que o aluno ganhe capacidade de análise e uma sólida compreensão dos principais desafios, causas e consequências da (in)sustentabilidade das cidades, nas várias dimensões, numa perspectiva integrada e sistémica.
Caracterização geral
Código
12649
Créditos
3.0
Professor responsável
João António Muralha Ribeiro Farinha, José Carlos Ribeiro Ferreira
Horas
Semanais - 2
Totais - 37
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem requisitos especiais, embora o conhecimento de lingua inglesa seja muito importante.
Bibliografia
- Cidades Sustentáveis 2020; DGT – MAOTE, Portugal; 2015.
- Cities of Tomorrow; CE, DG Politica Regional; União Europeia, 2011.
- Compact City Policies: OECD, 2012.
- Nova Agenda Urbana – Habitat III; UN, 2016.
- Por Uma Estratégia de Cidade Sustentável; Ed. UN-Habitat + CICS.Nova; 2017.
- Sustainable Communities – The Potential for Eco-Neighborhoods; Ed. Barton, H.; Earthscan; 2000.
- The Sustainable Urban Development; Ed. Wheeler, S.; Routledge, New York, 2004.
- Understanding Urban Ecosystems. Rees, W.; In: A. Berkovitz et al, eds, New York; Springer, 2003.
Método de ensino
Leitura critica de artigos científicos, discussão em aula, apresentações pelo docente, realização de exercícios de aplicação para consolidação de matérias, pesquisas na internet proporcionando visitas técnicas virtuais a bairros e cidades sustentáveis sendo as visitas munidas de guião de pesquisa e de endereços de sites de entrada nos projetos, visualização de vídeos de motivação e de formação disponibilizados pelo UN-Habitat e por outros organismos de referência, acompanhamento e orientação dos trabalhos práticos dos alunos e espaços para realizar trabalhos de campo nos bairros / tecidos urbanos da AM Lisboa. Apresentações e discussão de resultados
Método de avaliação
Presença em pelo menos 50% das aulas e realizar de forma satisfatória os três Exercícios previstos no Programa.
Trabalho Pratico: 50%;
Teste sobre toda a matéria: 50%.
Conteúdo
Três principais:
- Construir Fundamentos. Conceitos, paradigmas e componentes das cidades sustentáveis. Política de cidades sustentáveis nacional, União Europeia e Nações Unidas. Os ODS com destaque para o Objetivo 11. Fluxos, ciclos e ecologia urbana. Parâmetros urbanísticos, densidades, mistura de funções, forma urbana e consequências ambientais. Fatores e atores que moldam e produzem cidade. Diferentes escalas: edifício-bairro-cidade-região-global.
- Case-Studies. Análise e discussão de casos concretos líderes na transformação para a sustentabilidade. Ensinamentos sobre características, objetivos, montagem, fatores de concretização e inovação urbana. Casos de Vauban, Hammarby, De Bonne, etc, e de cidades como Freiburg, Oslo, Curitiba, etc. Criação de referencial de qualidade urbana sustentável.
- Hands-on. Aplicação prática de conhecimentos em espaços urbanos / bairros concretos na AM Lisboa, rentabilizando o referencial de qualidade construído através dos Case-Studies.