Sistemas Urbanos de Águas Residuais
Objetivos
Esta UC pretende familiarizar e dar conhecimentos e competências aos estudantes relacionadas com a infraestrutura urbana, usada para atender às exigências decorrentes das atividades humanas nomeadamente dos tratamentos existentes e de futuros usos da água residual na perspetiva do recurso – Água. Esta UC pretende dotar ainda os estudantes de ferramentas que permitam cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) – Clean Water and Sanitation, da ONU.
Serão discutidas e estudadas as mais recentes abordagens para recuperação de água, energia e outros recursos de águas residuais; planeamento de usos; previsões e tendências; custos; desafios regulatórios; avaliação de risco.
A UC incluiu uma visão geral de contaminantes presentes em águas residuais, a sua monitorização e tecnologias convencionais existentes para a sua remoção. Serão ainda estudados alguns processos naturais, salientando-se algumas combinações básicas de ciência e engenharia.
Caracterização geral
Código
12651
Créditos
3.0
Professor responsável
Leonor Miranda Monteiro do Amaral, Rita Maurício Rodrigues Rosa
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos prévios.
Bibliografia
T. Koottatep; P. E. Cookey; C. Polprasert - Regenerative Sanitation: A New Paradigm for Sanitation 4.0 – 2019 –– IWA - ISBN: 9781780409672
Robert Bos. Manual on the Human Rights to Safe Drinking Water and Sanitation for Practitioners - 2016 – IWA - ISBN13: 9781780407432 - eISBN: 9781780407449
D. M. Robbins; G. C. Ligon - How to Design Wastewater Systems for Local Conditions in Developing Countries – 2014 – IWA -ISBN13: 9781780404769 - eISBN: 9781780404776
Método de ensino
Os materiais pedagógicos para acompanhamento dos temas serão disponibilizados, seguindo uma estrutura semanal, na página da UC criada para esse efeito na plataforma Moodle. Todos os estudantes deverão estar inscritos no CLIP e na página do Moodle, de forma a acompanhar devidamente a unidade curricular, ao longo do semestre. Ao longo do semestre será construída uma biblioteca digital, focada nos tópicos a serem estudados, designada de SUAR Library. A SUAR Library será co-construída e os estudantes terão de trazer inovação à sua biblioteca, respeitando, obviamente, o tema que está a ser estudado. Em termos de dinâmica da aula, dividir-se-ão os estudantes em grupos de quatro (4) elementos. Cada grupo fará uma breve apresentação dos conteúdos que estudou nessa semana, das suas principais conclusões, do que não compreendeu e do que gostaria de ver discutido em contexto de sala de aula. Este último aspeto terá de ser selecionado (pelo grupo) baseado e suportado na pertinência e importância do assunto. Terminado este período, seguir-se-á uma exposição sobre os principais conceitos e fundamentos teóricos dos vários temas estudados, fazendo sempre a ligação aos materiais disponibilizados e a casos de estudo. Serão elaborados, e atualizados regularmente, slides de apoio para as diferentes matérias. Cada sessão prática, terminará com uma discussão final conjunta ou trabalho síntese de forma a poder responder às questões de investigação colocadas, e por vezes, de co-construir outras perguntas de investigação relacionadas com o tópico.
Método de avaliação
A avaliação da UC é contínua e suporta-se nos trabalhos (apresentação semanal oral do tópico e procura e carregamento de novos conteúdos da E-SUAR Library), todos realizados em grupos até quatro elementos que têm de realizar fora do tempo de aula e num teste realizado em sala de aula, no final do semestre.
Relativamente aos trabalhos, o seu conteúdo será o seguinte:
o apresentações orais no máximo de10 minutos cada, que podem ser suportadas por um conjunto de slides, sobre as questões de investigação apresentadas semanalmente e que estão relacionadas com o tema da aula.
o carregamento de novos conteúdos da E-SUAR Library
A participação ativa e continuada na aula é valorizada e integrada na avaliação.
A presença a 2/3 das aulas é obrigatória e condição de frequência.
Conteúdo
Caracterização de águas residuais (domésticas, urbanas e industriais).
Tipologias de tratamentos convencionais de tratamento de águas residuais.
Legislação aplicável.
Futuras / recentes abordagens aos usos de água residual.
Sistemas centralizados versus sistemas descentralizados.
Sistemas de tratamento low cost e possível aplicação em países em vias de desenvolvimento.
Metodologias para a contabilização da energia consumida no tratamento e transporte de água residual.
Novos compostos presentes em águas residuais e desafios futuros, nomeadamente reutilização.
ODS 6 – Clean water and sanitation – relacionar este ODS com os conhecimentos adquiridos anteriormente