Planeamento Sustentável e Ordenamento do Território
Objetivos
Com a conclusão desta UC, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências nos diferentes domínios do planeamento e ordenamento do território na perspetiva da sustentabilidade. Nomeadamente:
a) Conseguirá compreender os conceitos, os problemas, as variáveis fundamentais, os instrumentos de gestão territorial e ações que fundamentam a atividade de planeamento sustentável e ordenamento do território que integre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas;
b) Desenvolverá um espírito critico, capacidades de análise e de resolução de problemas, e obterá os conhecimentos fundamentais relativos às instituições, legislação fundamental e respetivos instrumentos de planeamento e ordenamento em vigor;
c) Adquirirá competências para compreender a importância do planeamento sustentável e dos instrumentos de ordenamento às diferentes escalas, bem como o processo de integração com as políticas, estratégias, programas e projetos.
As aulas teóricas capacitam os estudantes com o conteúdo teórico e serão encaradas como orientadoras num percurso de investigação individual ou em grupo e pretendem estimular um pensamento critico. As aulas práticas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (Problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving). O método de ensino é orientado para que o estudante desenvolva: a) pensamento crítico, b) capacidade individual e de grupo para desenvolver um método adequado à realidade estudada; c) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning. Avaliação contínua com base em dois trabalhos de grupo e dois testes de avaliação. Complementarmente são ponderadas as resoluções de exercícios práticos e a frequência das aulas e desempenho dos alunos.
Caracterização geral
Código
12653
Créditos
6.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Ferreira, Tomás Augusto Barros Ramos
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não existem predências.
Bibliografia
Ferreira, José C.; Monteiro, R.; Silva, V. (2021). Planning a Green Infrastructure Network from Theory to Practice: The Case Study of Setúbal, Portugal. Sustainability 13, no. 15: 8432.
Metternicht, G. (2018). Land Use and Spatial Planning: Enabling Sustainable Management of Land Resources. Springer. Sydney
Ramos, T.B. (2019). Sustainability Assessment: Exploring the Frontiers and Paradigms of Indicator Approaches, Sustainability, 11, 824.
Randolph, J. (2012). Environmental Land Use Planning and Management. Island Press. 2nd Rev. ed., Washington
Rydin, Y. (2012). The purpose of planning. Policy Press. Bristol
Sadler, B., Dusik, J., Fischer, T., Partidario, M., Verheem, R., Aschemann, R. (eds.) (2015). Handbook of Strategic Environmental Assessment. Routledge, NY
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. A cultura de planeamento sustentável. Conceitos sobre planeamento sustentável e ordenamento do território (OT).
2. A integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no planeamento e OT. Planeamento ambiental e ordenamento de base ecológica.
3. Evolução histórica e escolas.
4. Sistema, processo de planeamento e avaliação ambiental estratégica, acompanhamento e monitorização de planos.
5. Organização político-administrativa e atores no processo de planeamento. Níveis de planeamento e escalas.
6. Métodos e avaliação de sustentabilidade territorial.
7. Processos de coconstrução e abordagens participativas.
8. Sistemas estruturantes do território: urbano; mobilidade; proteção e valorização ambiental (Estrutura Ecológica, Infraestrutura Verde e Áreas Protegidas.
9. Servidões e condicionantes em OT.
10. Instrumentos de planeamento de âmbito nacional, sectorial, regional, local e especial: enquadramento legal, institucional-administrativo.
11. Estudos de caso e aplicações práticas.