Física
Objetivos
Informativos:
Aprendizagem dos Princípios Gerais da Física
Aprofundamento dos conhecimentos fundamentais de Física Geral
Aprendizagem de terminologia Física correcta
Introdução à metrologia (medida, tratamento de resultados)
Familiarização com instrumentação
Formativos:
Desenvolvimento do Raciocínio Científico
Treino da técnica de análise e resolução de problemas
Ligação a conceitos e instrumentos de outras disciplinas como Matemática e Informática
Caracterização geral
Código
7663
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Simões Paiva
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos de Física ao nível do 11.º ano do Secundário
Conhecimentos de Matemática ao nível do 12.º ano do Secundário
Conhecimento do conceito e propriedades dos vectores
Nocções básicas de integração
Bibliografia
Principal
- Slides PowerPoint apresentados nas aulas e Série de Problemas, afixados no Moodle.
Secundária
- https://openstax.org/details/books/college-physics
Método de ensino
1. Ensino centrado na actividade contínua do aluno;
2. Para a compreensão dos conceitos e leis da Física, dá-se um a visão mista, englobando teoria e experiência (introduzindo-se também alguma computação para aquisição de dados e simulação). Nas aulas laboratoriais, para além da ilustração das leis da Física, é dado ênfase à simulação;
3. Envolvimento contínuo dos alunos (para além das aulas teóricas e laboratoriais) através de testes indiduais sobre cada capítulo da matéria dada
Método de avaliação
Método de Avaliação em Física
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
- De acordo com o Regulamento de Avaliação da FCT a avaliação em Física enquadra-se no tipo Avaliação contínua.
- O funcionamento é descrito nos Art. 2º a 6º. A classificação de cada elemento é expressa na escala de 0 a 20 valores e arredondada às unidades.
Artigo 2º – Componente Teórico-Prática
- No âmbito da avaliação contínua serão efectuados 2 testes ao longo do semestre, cuja classificação será arredondada às unidades. A inscrição nos testes é obrigatória.
- A classificação teórica-prática (CTP) é a média aritmética arredondada às unidades das classificações obtidas nos testes ou a classificação do exame final arredondada às unidades.
- Os estudantes que obtenham uma classificação CTP igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na unidade curricular.
- Se a classificação obtida no nº 2 for superior a 16 valores poderão ser admitidos a uma prova oral.
- Na prova oral mencionada no número anterior, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
- A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores
Artigo 3º – Testes e Exame
- Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até à aula teórica anterior ao teste e terá a estrutura de questões de escolha múltipla (QEM).
- Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
- Os exames de recurso, extraordinário ou especial são avaliações em QEM.
- Todos os estudantes abrangidos pela avaliação contínua (tanto em 1ª inscrição como repetentes) têm obrigatoriamente que estar inscritos no turno teórico.
- Durante as provas de avaliação (testes teórico-práticos ou exames) os estudantes só poderão ter consigo:
- Lápis, caneta e borracha;
- Documento de identificação com fotografia;
- Calculadora científica;
- Um “ajuda-memória” apenas num dos lados de uma folha A5 para cada teste.
- Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como tablets, telemóveis, smart watches, etc.
- Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
- A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6 ou 7.
- Os estudantes que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão automaticamente reprovados na unidade curricular no presente ano lectivo.
Artigo 4º – Prática
- As aulas práticas terão início na 2ª feira da semana de 19 de Setembro.
- No limite das vagas disponíveis, poderão ser aceites mudanças de turno. Para tal, os estudantes deverão contactar o docente responsável pelas aulas práticas desse turno por correio electrónico (ver Aviso 1, no CLIP).
- Nas aulas práticas (AP) serão discutidos exercícios e problemas da Série de Problemas.
Artigo 5º – Melhoria de Nota
- Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
- Os estudantes que obtenham aprovação na Unidade Curricular no corrente ano lectivo de 2022/2023 em Avaliação Contínua podem melhorar a classificação em Exame de Recurso, assim como aqueles que tiveram aprovação em 2021/2022.
- Os estudantes que obtenham classificação final descrita no nº 2 superior a 16 valores podem ser admitidos a uma prova oral (ver nºs 5 e 6 do Artigo nº2).
Artigo 6º – Trabalhadores Estudantes
- Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante se constarem como tal nas pautas no CLIP.
- Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
- Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante têm que realizar as provas de avaliação como constam nesta Ficha de Disciplina.
Artigo 7º – Outros
- Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “F.Inf – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
- Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.
Conteúdo
Capítulo 1 Oscilações
Capítulo 2 Ondas
Capítulo 3 Carga Elétrica
Capítulo 4 Campos Elétricos
Capítulo 5 Lei de Gauss
Capítulo 6 Potencial elétrico
Capítulo 7 Capacidade
Capítulo 8 Corrente e resistência
Capítulo 9 Circuitos
Capítulo 10 Campos Magnéticos
Capítulo 11 Campos magnéticos devido a correntes
Capítulo 12 Indução e Indutância
Capítulo 13 Equações de Maxwell; Magnetismo da matéria
Capítulo 14 Ondas eletromagnéticas
Capítulo 15 Interferência
Capítulo 16 Difração