Física

Objetivos

Informativos:

Aprendizagem dos Princípios Gerais da Física

Aprofundamento dos conhecimentos fundamentais de Física Geral

Aprendizagem de terminologia Física correcta

Introdução à metrologia (medida, tratamento de resultados)

Familiarização com instrumentação

 

Formativos:


Desenvolvimento do Raciocínio Científico

Treino da técnica de análise e resolução de problemas

Ligação a conceitos e instrumentos de outras disciplinas como Matemática e Informática 

Caracterização geral

Código

7663

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Simões Paiva

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de Física ao nível do 11.º ano do Secundário

Conhecimentos de Matemática ao nível do 12.º ano do Secundário 

Conhecimento do conceito e propriedades dos vectores

Nocções básicas de integração

Bibliografia

Principal

Slides PowerPoint apresentados nas aulas e Série de Problemas, afixados no Moodle.

Secundária

- https://openstax.org/details/books/college-physics

Método de ensino

1. Ensino centrado na actividade contínua do aluno;

2. Para a compreensão dos conceitos e leis da Física, dá-se um a visão mista, englobando teoria e experiência (introduzindo-se também alguma computação para aquisição de dados e simulação). Nas aulas laboratoriais, para além da ilustração das leis da Física, é dado ênfase à simulação;


3. Envolvimento contínuo dos alunos (para além das aulas teóricas e laboratoriais) através de testes indiduais sobre cada capítulo da matéria dada

Método de avaliação

Método de Avaliação em Física

 

Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos

  1. De acordo com o Regulamento de Avaliação da FCT  a avaliação em Física enquadra-se no tipo Avaliação contínua.
  2. O funcionamento é descrito nos Art. 2º a 6º. A classificação de cada elemento é expressa na escala de 0 a 20 valores e arredondada às unidades.

Artigo 2º – Componente Teórico-Prática

  1. No âmbito da avaliação contínua serão efectuados 2 testes ao longo do semestre, cuja classificação será arredondada às unidades. A inscrição nos testes é obrigatória.
  2. A classificação teórica-prática (CTP) é a média aritmética arredondada às unidades das classificações obtidas nos testes ou a classificação do exame final arredondada às unidades.
  3. Os estudantes que obtenham uma classificação CTP igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação na unidade curricular.
  4. Se a classificação obtida no nº 2 for superior a 16 valores poderão ser admitidos a uma prova oral.
  5. Na prova oral mencionada no número anterior, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
  6. A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores

Artigo 3º – Testes e Exame

  1. Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas até à aula teórica anterior ao teste e terá a estrutura de questões de escolha múltipla (QEM).
  2. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
  3. Os exames de recurso, extraordinário ou especial são avaliações em QEM.
  4. Todos os estudantes abrangidos pela avaliação contínua (tanto em 1ª inscrição como repetentes) têm obrigatoriamente que estar inscritos no turno teórico.
  5. Durante as provas de avaliação (testes teórico-práticos ou exames) os estudantes só poderão ter consigo:
    1. Lápis, caneta e borracha;
    2. Documento de identificação com fotografia;
    3. Calculadora científica;
    4. Um “ajuda-memória” apenas num dos lados de uma folha A5 para cada teste.
  6. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como tablets, telemóveis, smart watches, etc.
  7. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
  8. A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6 ou 7.
  9. Os estudantes que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão automaticamente reprovados na unidade curricular no presente ano lectivo.

Artigo 4º – Prática

  1. As aulas práticas terão início na 2ª feira da semana de 19 de Setembro.
  2. No limite das vagas disponíveis, poderão ser aceites mudanças de turno. Para tal, os estudantes deverão contactar o docente responsável pelas aulas práticas desse turno por correio electrónico (ver Aviso 1, no CLIP).
  3. Nas aulas práticas (AP) serão discutidos exercícios e problemas da Série de Problemas.

Artigo 5º – Melhoria de Nota

  1. Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
  2. Os estudantes que obtenham aprovação na Unidade Curricular no corrente ano lectivo de 2022/2023 em Avaliação Contínua podem melhorar a classificação em Exame de Recurso, assim como aqueles  que tiveram aprovação em 2021/2022.
  3. Os estudantes que obtenham classificação final descrita no nº 2  superior a 16 valores podem ser admitidos a uma prova oral (ver nºs 5 e 6 do Artigo nº2).

Artigo 6º – Trabalhadores Estudantes

  1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante se constarem como tal nas pautas no CLIP.
  2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
  3. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante têm que realizar as provas de avaliação como constam nesta Ficha de Disciplina.

Artigo 7º – Outros

  1. Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “F.Inf – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
  2. Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.

 

 

 

Conteúdo

 

Capítulo 1 Oscilações

Capítulo 2 Ondas

Capítulo 3 Carga Elétrica

Capítulo 4 Campos Elétricos

Capítulo 5 Lei de Gauss

Capítulo 6 Potencial elétrico

Capítulo 7 Capacidade

Capítulo 8 Corrente e resistência

Capítulo 9 Circuitos

Capítulo 10 Campos Magnéticos

Capítulo 11 Campos magnéticos devido a correntes

Capítulo 12 Indução e Indutância

Capítulo 13 Equações de Maxwell; Magnetismo da matéria

Capítulo 14 Ondas eletromagnéticas

Capítulo 15 Interferência

Capítulo 16 Difração

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: