Mecânica dos Meios Contínuos

Objectivos

Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de Mecânica dos Meios Contínuos, nomeadamente introduzir os conceitos de contínuo, tensão, deformação e relações constitutivas, linearidade geométrica e física, princípio de sobreposição, definir problema de valores de fronteira e estabelecer os métodos de resolução dele, tendo em vista uma preparação sólida dos alunos para o estudo da Resistência de Materiais e de outros ramos da Ciência e da Engenharia. Introduzir energia de deformação e princípio dos trabalhos virtuais e assim estabelecer conhecimentos de base para os princípios variacionais e futuro estudo dos Métodos numéricos e do Método dos elementos finitos.

Caracterização geral

Código

12164

Créditos

3.0

Professor responsável

João Carlos Gomes Rocha de Almeida, Zuzana Dimitrovova

Horas

Semanais - 3

Totais - 61

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Para frequentar esta disciplina, recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos sólidos em Álgebra Linear e Estática.

Bibliografia

V. Dias da Silva, "Mecânica e Resistência dos Materiais", ZUARI - Edição de Livros Técnicos, Lda., 2013

E. Arantes e Oliveira, "Elementos da Teoria da Elasticidade",  IST Press, 2008

F. M.F. Simões, "Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos", IST Press, 2017

 

Método de ensino

O ensino é baseado em aulas teórica-práticas. São ainda reservadas algumas horas semanais de apoio aos alunos com a finalidade de esclarecer dúvidas. As aulas terão uma parte onde se ensinam conceitos teóricos e outra parte onde o professor demonstra a aplicação desses conceitos em exercícios práticos e outra onde os alunos deverão resolver com o apoio do professor exercícios práticos. A componente teórica das aulas é elaborada pelo docente com o auxílio de apresentações em PowerPoint. É incentivada participação activa dos alunos nas aulas. 

Através do CLIP, são disponibilizados elementos de apoio adicionais:
• Slides das aulas
• Enunciados dos problemas práticos
• Outros problemas resolvidos relevantes
• Formulário preciso para elaboração dos problemas

Método de avaliação

A avaliação desta Unidade Curricular (UC) tem duas componentes:  teórico-prática e avaliação sumativa.

Componente teórico-pratica (TP):  Durante o semestre serão efetuados dois testes,  com uma duração individual de 1h30m, cada um abrangendo cerca de metade da matéria. Existirá ainda um exame final de 3h00, abrangendo a totalidade da matéria. Este exame encontra-se dividido em duas partes (a 1ª, correspondente ao 1º teste, e a 2ª, correspondente ao 2º teste). No dia do exame poderá ser realizado o exame total ou melhorados os testes.

Componente de avaliação sumativa (AS): Esta componente terá em conta exercícios a realizar online, que serão classificados de 0 a 20 valores. Esta componente será corrigida com a assiduidade e participação nas aulas teórico-práticas.

Exercícios online: O aluno terá de realizar exercicíos online em 4 momentos ao longo do semestre, correspondendo ao terminar de cada conteúdo principal. Estes momentos de avaliação serão previamente combinados com os alunos e serão realizados online, à partida com recurso à plataforma moodle.

A classificação final da UC é obtida através da seguinte expressão:

Classificação Final = 0.8 x TP + 0.2 x AS.

Exige-se a classificação mínima de 7.5 valores na componente teórico-prática. A aprovação nesta UC resulta da obtenção de uma Classificação Final não inferior a 9.5 valores.

Para a obtenção de frequência é necessário a presença em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas.

Para os exames não é permitida a utilização de nenhum material de apoio excepto da máquina calculadora (não gráfica sem capacidade de programação e armazenamento de dados) e do formulário fornecido durante a prova.

Finalmente, chama-se a atenção para o seguinte ponto do regulamento de avaliação:

Na realização de qualquer prova, os Estudantes devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

1. Introdução, conceito do meio contínuo
2. Tensores cartesianos, cálculo tensorial
3. Tensão
4. Deformação
5. Comportamento mecânico dos materiais
6. Princípio dos trabalhos virtuais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: