Mecânica dos Solos C

Objetivos

 Fornecer ao aluno os conceitos e princípios fundamentais do escoamento e da pressão da água nos solos, do processo de consolidação e do comportamento mecânico (resistência e deformabilidade) dos maciços terrosos.

Caracterização geral

Código

5474

Créditos

6.0

Professor responsável

Armando Manuel Sequeira Nunes Antão

Horas

Semanais - 4

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

-

Bibliografia

- Folhas da disciplina Mecânica dos Solos C, FCT, UNL

Bibliografia Complementar

- Mecânica dos Estados Crítico, Solos saturados e não saturados, E. Maranha das Neves, IST-Press

- Mecânica dos Solos -Vol. 1, M. Matos Fernandes, FEUP

- An Introduction to the Mechanics of Soils and Foundations, John Atkinson, 2000.

- Soil Mechanics and Foundations, Muni Budhu, John Wiley and Sons, Inc. New Jersey,

 

 

 

 
 
 
 

Método de ensino

As aulas estão divididas em aulas teóricas e práticas. Os conceitos serão introduzidos nas aulas teóricas, onde se apresentarão exemplos simples de aplicação. Nas aulas práticas, os alunos aplicam os conceitos a exemplos de aplicações. A avaliação tem componentes teórico-prática.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina tem componente teórico-prática (através de dois testes e/ou exame, realizados de forma presencial).

A classificação da componente teórico-prática, N_TP, é atribuı́da de 0 a 20 valores, e é calculada, em época normal, por:

N_TP = 0,4 N_t1 + 0,6 N_t2

arredondada à décima, sendo N_t1 e N_t2 as notas dos primeiro e segundo testes, respectivamente, classificados de 0 a 20 valores e arredondadas à décima, e, em época de recurso é a nota obtida no exame, N_EX, classificado de 0 a 20 valores e também arredondada à décima:

N_TP = N_EX


A classificação final, N_F, é determinada da seguinte forma:

- Se N_TP < 9,5, então:

N_F = N_TP

arredondada à unidade, e o aluno não é aprovado;

- Se N_TP >= 9,5, então dois casos são considerados:

     1º caso:  Se N_TP  >= 16,5, então o aluno deverá fazer uma prova oral, para defesa da nota, sendo o resultado da prova oral a classificação N_PO e sendo, nesse caso, N_F igual a N_PO:
     
N_F = N_PO

arredondada à unidade. Caso o aluno opte por não realizar a prova oral, ser-lhe-á atribuı́da a classificação N_F de 16 valores.

     2º caso: Se N_TP < 16,5, então:
     
N_F =  N_TP 

arredondada à unidade. Neste caso, o aluno será aprovado se N_F for superior ou igual a 10 valores.

 

Nota: se a algum aluno for conferido o direito de realizar alguma prova de forma não presencial, em caso de obtenção de nota final superior ou igual 10 valores, a sua classificação será confirmada (ou não) através da realização de uma prova oral.

Conteúdo

1. Introdução à Geotecnia. Mec. Solos, Mec. Rochas e Geologia de Eng.

2. Classificação dos Solos: identificação, conceitos básicos, composição dos solos: tensões geostáticas verticais, princípio das tensões efectivas, noção de coeficiente de impulso de terras

3. Escoamentos em meios porosos: equação de Bernoulli, lei de Darcy, coeficiente de permeabilidade, escoamentos unidimensionais, tensões nos solos sob percolação, escoamentos bidimensionais

4. Deformabilidade e resistência de solos: comportamento drenado e não drenado, ensaios laboratoriais, comportamento sob solicitação isotrópica, comportamento sob solicitação confinada, estado crítico e de pico, modelo de estadoscríticos

5. Comportamento diferido no tempo. Teoria da consolidação de Terzaghi. Consolidação secundária

6. Compactação: conceitos fundamentais, curvas de compactação, compactação em laboratório e no campo, aterros experimentais

7. Geossintéticos comuns e suas funções principais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: