Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia de Materiais
Objetivos
Através da realização deste estágio, o estudante terá contacto direto com as investigação científica ao ser integrado num projeto de investigação em curso. O aluno irá adquirir conhecimentos e terá contacto com técnicas específicas da área do projeto em que realiza o seu estágio. E irá também adquirir aptidões de apresentação e explicação de resultados científicos, e competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.
Caracterização geral
Código
10593
Créditos
3.0
Professor responsável
João Paulo Miranda Ribeiro Borges
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
A bibliografia será dada em função do estágio realizado pelo estudante.
Método de ensino
A existência de uma oferta atualizada de participação em projetos de investigação científica permitirá de facto, aos estudantes interessados em seguir este programa, a participação em atividades de investigação.
Sendo esta oferta sempre, necessariamente, integrada em projetos de investigação em curso na faculdade, sob a coordenação de docentes ou investigadores, projetos esses que envolvem equipas de investigação, é oferecida ao estudante a oportunidade de trabalho em equipa. Do contacto com a equipa de investigação, que durante o período intercalar (entre o final da época de exames e o início do semestre seguinte) será praticamente diário, resulta necessariamente um contacto e conhecimento das práticas de investigação da equipa. Se o trabalho exigir conhecimentos e/ou aptidões específicas essas terão que ser adquiridas pelo estudante, em autonomia, embora com
orientação do docente orientador. As técnicas de comunicação são exigidas, e testadas, para a avaliação final.
Método de avaliação
Na avaliação de Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia de Materiais existem 3 componentes, a saber: desempenho, relatório e apresentação pública.
As ponderações destas componentes na classificação final são as que a seguir se apresentam:
- desempenho = 50% (orientador externo; caso não exista orientador externo será o orientador do DCM)
- relatório = 30 % (50% = orientador interno; 50% orientador externo; caso não exista orientador externo será apenas orientador DCM)
- apresentação = 20% (50% = orientadores; 50 % = presidente de júri/regente UC)
Conteúdo
Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.