Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia de Materiais

Objetivos

Através da realização deste estágio, o estudante terá contacto direto com as investigação científica ao ser integrado num projeto de investigação em curso. O aluno irá adquirir conhecimentos e terá contacto com técnicas específicas da área do projeto em que realiza o seu estágio. E irá também adquirir aptidões de apresentação e explicação de resultados científicos, e competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.

Caracterização geral

Código

10593

Créditos

3.0

Professor responsável

João Paulo Miranda Ribeiro Borges

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

A bibliografia será dada em função do estágio realizado pelo estudante.

Método de ensino

A existência de uma oferta atualizada de participação em projetos de investigação científica permitirá de facto, aos estudantes interessados em seguir este programa, a participação em atividades de investigação.
Sendo esta oferta sempre, necessariamente, integrada em projetos de investigação em curso na faculdade, sob a coordenação de docentes ou investigadores, projetos esses que envolvem equipas de investigação, é oferecida ao estudante a oportunidade de trabalho em equipa. Do contacto com a equipa de investigação, que durante o período intercalar (entre o final da época de exames e o início do semestre seguinte) será praticamente diário, resulta necessariamente um contacto e conhecimento das práticas de investigação da equipa. Se o trabalho exigir conhecimentos e/ou aptidões específicas essas terão que ser adquiridas pelo estudante, em autonomia, embora com
orientação do docente orientador. As técnicas de comunicação são exigidas, e testadas, para a avaliação final.

Método de avaliação

Na avaliação de Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia de Materiais existem 3 componentes, a saber: desempenho, relatório e apresentação pública. 

As ponderações destas componentes na classificação final são as que a seguir se apresentam:

- desempenho = 50% (orientador externo; caso não exista orientador externo será o orientador do DCM)

- relatório = 30 % (50% = orientador interno; 50% orientador externo; caso não exista orientador externo será apenas orientador DCM)

- apresentação = 20% (50% = orientadores; 50 % = presidente de júri/regente UC)

Conteúdo

Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: