Aspetos Socio-Profissionais da Informática

Objetivos

Saber:

- Impacto das comunicações e processamento digitais na sociedade

- Ética e ética aplicada relacionadas com os aspetos de desenho, construção, implantação e utilização de sistemas modernos de comunicações e processamento digitais

Saber fazer:

- Análise das controvérsias e impactos éticos do uso de comunicações e processamento digitais

- Consciência das implicações da tecnologia na sociedade

Competência Complementares:

- aprender a investigar temas das ciências sociais

- capacidades de apresentação oral e escrita

Caracterização geral

Código

11191

Créditos

3.0

Professor responsável

Vasco Miguel Moreira do Amaral

Horas

Semanais - 4

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Michael J. Quinn, “Ethics for the Information Age,” Pearson, 8th Edition, 2020

Muitas outras referências fornecidas a propósito de cada tema; as informações colocadas on-line são o local apropriado para as coletar.

Método de ensino

As aulas da unidade curricular podem tomar as seguintes formas: aulas teóricas, seminários realizados por docentes ou individualidades convidadas, e visionamento de filmes (seguidos de debate). São ainda indicados artigos e temas para pesquisa que suportem o trabalho escrito.

Método de avaliação

Revista em acordo com a Coordenação do MEI e Comissão Pedagógica

 

Nota final da disciplina

Trabalho de grupo (5 elementos), realização de trabalho sobre dois temas:

    Parte da nota comum a todos os membros do grupo. Cada tema compreenderá:

  • Relatório  e vídeo de apresentação sobre um tema atribuido (aleatoriamente) pelo professor (30%); 

  • Apresentação escrita e oral, discussão e argumentação por parte do grupo sobre 10 trabalhos  submetidos (a atribuir pelo docente) (30%).   

    Parte específica para um ou dois dos membros de cada grupo

  • Prémio pela participação individual: 1 ponto extra atribuído a 1 membro, ou distribuído por 2 membros do grupo;

  • Os premiados são escolhidos pelos membros do grupo através de votação.

Componente de Avaliação Individual (NT)

  • Melhores 5 de 6 quizes realizados ao longo do semestre (5%)

  • 1 Teste escrito (35%) [ou Exame de Recurso], presencial, sem consulta

Nota: todas as provas e notas intermédias são arredondadas às centésimas, e a nota final não pode exceder 20 valores

Atrasos na entrega de trabalhos/relatórios ou não comparência nas sessões de discussão dos temas

  • Relatórios atrasados podem ser aceites, mas são penalizados a priori em 1 valor por dia de atraso. O atraso máximo é de 5 dias.

  • A não comparência de membros de um grupo nas sessões de discussão do seu tema implica uma classificação nula na componente individual de apresentação oral.

  • A não comparência de elementos de um grupo para debater os temas de outros grupos implica penalização nesta componente de avaliação.

 Cláusula especial

Os estudantes cuja nota final provisória seja positiva, e apresentem uma discrepância na nota do Projeto (NP) superior a 6 valores em relação à nota do teste, NT, poderão ser admitidos a uma prova oral; como resultado da sua prestação na prova, os estudantes podem subir ou descer a nota final (NF) com a garantia de classificação mínima, i.e., NF >= NT.

A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação, por parte do estudante, da nota final de NF = NT


Conteúdo

Introdução - panorâmica da evolução da tecnologia digital e do impacto social da tecnologia

Moral, ética e lei

O impacto das comunicações digitais na privacidade e na interação humana

Segurança privacidade, hacking e cibercrime

Propriedade intelectual e plagiarismo

Privacidade e proteção de dados individuais

O impacto da tecnologia digital na sociedade — focos: Internet e Inteligência Artificial

Redes sociais e o seu impacto social

Ética profissional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: