Climatização e Refrigeração

Objetivos

Pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos de mecânica dos fluidos, transmissão de calor e termodinâmica adquiridos ao longo do curso ao caso concreto da Climatização de Edifícios e das Instalações Frigoríficas.

Mais concretamente pretende-se dos alunos adquiram o conhecimento dos regulamentos em vigor para o dimensionamento destas instalações. Adquiram o conhecimento dos equipamentos utilizados nestas instalações.

Saibam fazer o cálculo das cargas térmicas dos edifícios ou de instalações frigoríficas. Saibam escolher e dimensionar os mais variados tipos de equipamentos utilizados nestas instalações.

Procura-se ainda desenvolver as capacidades de: procura e processamento de informação, capacidade de trabalho autónomo; auto aprendizagem, resolução de problemas, aplicação do conhecimento a novas situações, capacidade de escrever textos técnicos, técnicas de apresentação, capacidade de comunicação, no que concerne o trabalho e exame final, fazer da tecnologia uma actividade.

 

Caracterização geral

Código

12040

Créditos

6.0

Professor responsável

José Fernando de Almeida Dias

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Para a disciplina de Climatização e Refrigeração é pressuposto o domínio das matérias versadas nas disciplinas de Termodinâmica Aplicada, Dinâmica dos Fluidos I e II, e Transmissão de Calor.

Bibliografia

- Acondicionamiento del Aire y Refrigeracion – Carlo Pizzetti – Interciencia
- Manual de Aire Acondicionado – Carrier - Marcombo, Barcelona
- Climatização em Edifícios – A.C. Piedade; A.M. Ro-drigues; L.F. Roriz – Orion
- Industrial Refrigeration: principles, design and applications – P. Koelet – MacMillan
- Installations Frigorifiques – P.J. Rapin; P. Jacquard – PYC Edition
- Princípios de Refrigeração – R.J. Dossat – Hemus
- El Empleo del Frio en la Industria de la Alimentation – Rudolf Plank – Reverte

PowerPoints das aulas – disponíveis na página da disciplina do CLIP.

Método de ensino

Nas aulas teóricas faz-se a exposição da matéria, sendo incentivada a participação dos alunos. Nas aulas práticas faz-se uma abordagem centrada na prática simulada do domínio da aplicação dos conceitos de modo a que os alunos colaborem activamente na resolução dos problemas e casos práticos propostos.

 

Nas aulas e fora delas faz um acompanhamento tutorial para a realização dos trabalhos da disciplina. Os trabalhos da disciplina têm como ponto de partida a pesquisa de informação, recorrendo a bibliotecas convencionais ou electrónicas, ou simplesmente na Internet, e culminam com a submissão de um relatório final e a apresentação oral pública do mesmo.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos envolve a realização de um projeto de AVAC ou de Frio, trabalho individual a ser desenvolvido durante as aulas.

Componentes de Avaliação:

1-     Relatório do projeto individual de AVAC ou de Frio desenvolvido durante as aulas, a ser entregue antes da última semana de aulas.

2-     Duas avaliações intercalares do estado de progresso do projeto.

3-     Apresentação oral do projeto realizado, em seminário, na última semana de aulas.

A nota final é individual e é dada por:

Nota Final = (0,6×projecto) + (0,2×estado de progresso do projeto) + (0,2×apresentação oral)

 

Os alunos que não tenham tido aproveitamento durante o semestre, podem apresentar o projeto reformulado antes da última semana da época de exames. Nestes casos a nota final continua a ser dada pela fórmula anterior.

 



 

Conteúdo

Climatização: A necessidade de ar condicionado. Condições de conforto. O clima e as condições exteriores. Condições de projeto. As cargas térmicas, solares e outras. Potência de arrefecimento e de aquecimento. As evoluções psicrométricas do ar condicionado. As instalações de ar condicionado. As baterias de arrefecimento, condensadores e torres de arrefecimento. As condutas de ar e o desempenho dos ventiladores. Os filtros.

Refrigeração: Fundamentos sobre as máquinas frigoríficas. Instalações de compressão simples e de compressão múltipla. Produtos perecíveis e sua conservação: temperatura de utilização e velocidade de congelação. Os principais métodos de congelação rápida, conservação de refrigerados e congelados. Aspetos gerais da construção das câmaras frigoríficas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: