Finanças para Empreendedores
Objetivos
Objetivos Gerais:
- Incrementar o empreendedorismo entre os alunos dos vários cursos de engenharia através do reforço de conhecimentos e competências necessárias ao desenvolvimento de planos de negócio;
- Criar nos alunos a capacidade de melhor se integrarem e adaptarem ao mundo dos negócios, privilegiando a formação científica de base;
- Desenvolver a capacidade de gestão dos alunos numa visão holística empresarial.
Objetivos Específicos:
- Compreender o papel da gestão financeira na cadeia de valor;
- Estudar os instrumentos financeiros que permitem avaliar a situação da empresa;
- Identificar as IGNOREes de financiamento adequadas a um determinado projeto de investimento: curto, médio e longo/prazo;
- Fornecer as ferramentas necessárias à análise económico-financeira e à utilização do método dos rácios com vista ao processo de tomada de decisões;
- Elaborar mapas de fluxos financeiros;
- Relacionar risco, rendibilidade e crescimento com a criação de valor;
- Sensibilizar para os desafios que se colocam às empresas que operam em mercados globais, nomeadamente no que respeita à cobertura de riscos financeiros e às oportunidades de financimento em mercado de capitais.
Caracterização geral
Código
10617
Créditos
3.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Joaquim Amaro Graça Pires Faia e Pina Catalão Lopes
Horas
Semanais - 2
Totais - 46
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A frequência desta UC pressupõe que os alunos têm já conhecimentos de:
- Contabilidade geral
- Contabilidade de custos
- Cálculo financeiro
Bibliografia
Viedma, J.M. and Cabrita, M.R. (2012). Entrepreneurial Excellence in the Knowledge Economy. Intellectual Capital Benchmarking System. Palgrave Macmillan. (cap. 1, 2, 3 e 4).
Nabais, C. e Nabais, F (2009). Prática Financeira I. Análise Económico Financeira. (5ª Ed.). Lidel
Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa. Sílabo
Allen, B.M. (2007). Princípios de Finanças Empresariais. 8ª Ed. McGraw-Hill.
Cusatis, P. e Thomas, M. (2005). Hedging Instruments and Risk Management. McGraw-Hill
Sahlman, W. A. (1997). How to write a great business plan. Harvard Business Review, July-Aug, pp. 98-108.
Miller-Nobles, T., Mattison, B. and Matsumura, E., 2017, Horngren''''''''''''''''s Accounting, Pearson
Brealey, R., Myers, S. and Allen, F., 2013, Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill
Método de ensino
Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas.
- Expositiva;
- Realização de exercícios;
- Análise e interpretação de notícias de artigos;
- Estudos de caso;
- Interação com o grupo de empreendedores da NES (Nova Entrepreneurship School)
- Discussão de trabalhos de grupo.
Método de avaliação
- 1º Trabalho de Grupo 40%
- 2º Trabalho de Grupo 30%
- Teste 30% (nota mínima de 9,5 valores)
A frequência à UC deve garantir pelo menos 65% de participação nas aulas
Data de entrega do 1º trabalho: até Novembro 11, 2022;
Data de entrega do 2º trabalho: até Novembro 28, 2022;
Teste individual em Dezembro 10, 2022, 9h
Atendimento: 2ªf, 15h-16h, presencial/Zoom/Skype, por marcação prévia via email, jagl@fct.unl.pt; ou em dia-hora, presencial/Zoom/Skype, a agendar via email, jagl@fct.unl.pt;ligação Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91004909373?pwd=SmVXU1B6RGc2WGs3enoxR1F3RDFhUT09 (passcode 041924)
Conteúdo
CP1. Ser empreendedor num mercado global: Enquadramento e desafios
1.1. A crise financeira e a emergência de novas estruturas de negócio
1.2. Porquê ser empreendedor?
1.3. O paradigma financeiro e o empreendedor
1.4. Objetivos dos investidores – Como o mercado avalia o retorno do negócio?
1.5. O impacto do risco financeiro no retorno esperado
1.6. A gestão para a sustentabilidade e a emergência de novas variáveis: ambientais, sociais e éticas
CP2. A gestão financeira como instrumento da estratégia
2.1. A gestão financeira: uma visão integrada
2.2. Análise estrutural da indústria
2.3. Análise de mercado
2.4. A função financeira nos métodos e técnicas de previsões
CP3. O plano de negócios: Métodos de previsão financeira
3.1. O ciclo de cash-flow do projeto
3.2. Métodos de avaliação da decisão económica de investimento
3.3. A interação entre as decisões de investimento e de financiamento
3.4. Demonstrativos financeiros previsionais
3.5. Fundo de maneio e necessidades de fundo de maneio
3.6. Análise do break-even point
CP4. Risco, rendibilidade e alavancagem
4.1. Risco and rendibilidade
4.2. Risco de mercado e risco económico
4.3. O efeito de alavanca financeira e de alavanca operacional
4.4. O efeito fiscal
4.5. Custo médio ponderado do capital
CP5. Financiamento das oportunidades de negócio
5.1. Taxas de juro, spreads, comissões, cauções e colaterais
5.2. Descoberto e crédito em conta corrente
5.3. Crédito por desembolso e crédito por assinatura
5.4. Remessas documentárias e créditos documentários
5.5. Compra e venda de moeda estrangeira
5.6. Pagamentos internacionais
5.7. Empréstimos obrigacionistas e emissão de ações
5.8. Recurso ao mercado de investidores: venture capital, seed capital, business angels
5.9. Aplicações de excedentes de tesouraria: Tipos, prazos e remuneração
CP6. Análise económico-financeira
6.1. A contabilidade e a análise económico-financeira
6.2. O Balanço
6.3. A Demonstração de resultados
6.4. O método dos rácios
6.5. Liquidez, solvabilidade, rendibilidade
6.6. Ponto crítico das vendas
CP7. Cobertura de riscos em mercado internacional
7.1. A noção de hedging
7.2. Noções básicas: taxas de câmbio e taxas de juro
7.3. Tipos de risco: risco de taxa de juro, risco de taxa de câmbio e risco de mercadorias
7.4. Instrumentos de cobertura de risco: caraterísticas e aplicações
7.5. A noção de Cap e Floor
7.6. Swaps e Forward Rate Agreements
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: