Finanças para Empreendedores

Objetivos

Objetivos Gerais:

- Incrementar o empreendedorismo entre os alunos dos vários cursos de engenharia através do reforço de conhecimentos e competências necessárias ao desenvolvimento de planos de negócio;  

- Criar nos alunos a capacidade de melhor se integrarem e adaptarem ao mundo dos negócios, privilegiando a formação científica de base;

- Desenvolver a capacidade de gestão dos alunos numa visão holística empresarial.

 Objetivos Específicos:

- Compreender o papel da gestão financeira na cadeia de valor;

- Estudar os instrumentos financeiros que permitem avaliar a situação da empresa;

- Identificar as IGNOREes de financiamento adequadas a um determinado projeto de investimento: curto, médio e longo/prazo;

- Fornecer as ferramentas necessárias à análise económico-financeira e à utilização do método dos rácios com vista ao processo de tomada de decisões;

- Elaborar mapas de fluxos financeiros;

-  Relacionar risco, rendibilidade e crescimento com a criação de valor;

- Sensibilizar para os desafios que se colocam às empresas que operam em mercados globais, nomeadamente no que respeita à cobertura de riscos financeiros e às oportunidades de financimento em mercado de capitais. 

Caracterização geral

Código

10617

Créditos

3.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Joaquim Amaro Graça Pires Faia e Pina Catalão Lopes

Horas

Semanais - 2

Totais - 46

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A frequência desta UC pressupõe que os alunos têm já conhecimentos de:

- Contabilidade geral

- Contabilidade de custos

- Cálculo financeiro

 

Bibliografia

Viedma, J.M. and Cabrita, M.R. (2012). Entrepreneurial Excellence in the Knowledge Economy. Intellectual Capital Benchmarking System. Palgrave Macmillan. (cap. 1, 2, 3 e 4).
Nabais, C. e Nabais, F (2009). Prática Financeira I. Análise Económico Financeira. (5ª Ed.). Lidel
Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa. Sílabo
Allen, B.M. (2007). Princípios de Finanças Empresariais. 8ª Ed. McGraw-Hill.
Cusatis, P. e Thomas, M. (2005). Hedging Instruments and Risk Management. McGraw-Hill
Sahlman, W. A. (1997). How to write a great business plan. Harvard Business Review, July-Aug, pp. 98-108.
Miller-Nobles, T., Mattison, B. and Matsumura, E., 2017, Horngren''''''''''''''''s Accounting, Pearson
Brealey, R., Myers, S. and Allen, F., 2013, Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill

 

Método de ensino

Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. 

- Expositiva; 

- Realização de exercícios; 

- Análise e interpretação de notícias de artigos;

- Estudos de caso;

- Interação com o grupo de empreendedores da NES (Nova Entrepreneurship School) 

- Discussão de trabalhos de grupo. 

Método de avaliação

- 1º Trabalho de Grupo               40%

-  2º Trabalho de Grupo               30%

- Teste                                              30% (nota mínima de 9,5 valores) 

A frequência à UC deve garantir pelo menos 65% de participação nas aulas

Data de entrega do 1º trabalho: até  Novembro 11, 2022;

Data de entrega do 2º trabalho: até   Novembro 28, 2022;

Teste individual em  Dezembro 10, 2022, 9h

Atendimento:  2ªf, 15h-16h, presencial/Zoom/Skype, por marcação prévia via email, jagl@fct.unl.pt; ou em dia-hora, presencial/Zoom/Skype, a agendar via email, jagl@fct.unl.pt;ligação Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91004909373?pwd=SmVXU1B6RGc2WGs3enoxR1F3RDFhUT09  (passcode 041924)

Conteúdo

CP1. Ser empreendedor num mercado global: Enquadramento e desafios

1.1. A crise financeira e a emergência de novas estruturas de negócio

1.2. Porquê ser empreendedor?

1.3. O paradigma financeiro e o empreendedor

1.4. Objetivos dos investidores – Como o mercado avalia o retorno do negócio?

1.5. O impacto do risco financeiro no retorno esperado

1.6. A gestão para a sustentabilidade e a emergência de novas variáveis: ambientais, sociais e éticas

CP2. A gestão financeira como instrumento da estratégia

2.1. A gestão financeira: uma visão integrada

 2.2. Análise estrutural da indústria

 2.3. Análise de mercado

 2.4. A função financeira nos métodos e técnicas de previsões

CP3. O plano de negócios: Métodos de previsão financeira 

3.1. O ciclo de cash-flow do projeto

3.2. Métodos de avaliação da decisão económica de investimento

3.3. A interação entre as decisões de investimento e de financiamento

3.4. Demonstrativos financeiros previsionais

3.5. Fundo de maneio e necessidades de fundo de maneio

3.6. Análise do break-even point

CP4. Risco, rendibilidade e alavancagem

4.1. Risco and rendibilidade 

4.2. Risco de mercado e risco económico

4.3. O efeito de alavanca financeira e de alavanca operacional

4.4. O efeito fiscal

4.5. Custo médio ponderado do capital 

CP5. Financiamento das oportunidades de negócio

5.1. Taxas de juro, spreads, comissões, cauções e colaterais

5.2. Descoberto e crédito em conta corrente

5.3. Crédito por desembolso e crédito por assinatura

5.4. Remessas documentárias e créditos documentários

5.5. Compra e venda de moeda estrangeira

5.6. Pagamentos internacionais

5.7. Empréstimos obrigacionistas e emissão de ações

5.8. Recurso ao mercado de investidores: venture capital, seed capital, business angels

5.9. Aplicações de excedentes de tesouraria: Tipos, prazos e remuneração 

 CP6. Análise económico-financeira

6.1. A contabilidade e a análise económico-financeira

6.2. O Balanço

6.3. A Demonstração de resultados

6.4. O método dos rácios

6.5. Liquidez, solvabilidade, rendibilidade

6.6. Ponto crítico das vendas

CP7. Cobertura de riscos em mercado internacional

7.1. A noção de hedging 

7.2. Noções básicas: taxas de câmbio e taxas de juro

7.3. Tipos de risco: risco de taxa de juro, risco de taxa de câmbio e risco de mercadorias

7.4. Instrumentos de cobertura de risco: caraterísticas e aplicações

7.5. A noção de Cap e Floor

7.6. Swaps e Forward Rate Agreements