Planeamento e Controlo da Qualidade
Objetivos
Pretende-se que os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:
- Compreender o papel do Desenho de Experiências, dos Métodos de Taguchi e do Controlo Estatístico de Processos numa filosofia de Gestão pela Qualidade Total.
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Reconhecer as situações onde devem utilizar a metodologia do Desenho de Experiências.
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Planear um desenho e analisar os resultados da experimentação efectuada com um factor a vários níveis e com dois factores a vários níveis.
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Planear um desenho factorial completo ou um factorial fraccionado e analisar os resultados da experimentação efectuada com vários factores a dois níveis.
- Aplicar a metodologia do Desenho de Experiências de Taguchi e analisar os resultados da experimentação.
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Determinar a combinação de parâmetros do processo que reduz a variabilidade.
- Reconhecer a necessidade de utilização de cartas de controlo na melhoria de produtos e de processos.
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Aprender a utilizar a metodologia de aplicação de cartas de controlo em processos produtivos.
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Proceder a estudos de capacidade do processo.
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Implementar a metodologia 6-Sigma e integrar o Desenho de Experiências e o Controlo Estatístico do Processo na aplicação dessa metodologia.
Paralelamente, com os métodos de ensino e aprendizagem adoptados, procura-se também nesta disciplina fomentar no aluno algumas das "soft skills" que são altamente desejáveis em contextos empresariais:
- Capacidade de participar criativamente em equipas de trabalho pluridisciplinares;
- Desenvolvimento de um espírito crítico;
- Facilidade de diálogo e de comunicação.
Caracterização geral
Código
3705
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 64
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
-Montgomery, D. C. (2001), Introduction to Statistical Quality Control, 4.ª ed., John Wiley & Sons, New York-
-Montgomery, D. C. (2001), Design and Analysis of Experiments, 5.ª ed., John Wiley & Sons, New York
-Peace, G. S., (1993), Taguchi Methods: A Hands-On Approach to Quality Engineering, Addison-Wesley Publishing Company, New York.
-Pereira, Z.L. e Requeijo, J.G. (2012), Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos,2ª Edição, FFCT-UNL, Lisboa
-Pyzdek, T. (1999), Quality Engineering Handbook, Marcel Dekker, New York
-Ryan, T. P. (2000), Statistical Methods for Quality Improvement, 2.ª ed., John Wiley & Sons, New York
-Taguchi, G. (1986), Introduction to Quality Engineering, UNIPUB, White Plains, New York.
Método de ensino
/
Método de avaliação
A avaliação é composta por três momentos, dois testes individuais, avaliação em sala de aula (em grupo) e um trabalho de grupo. Os testes individuais representam 35% e 30%, respetivamente para o 1º e 2º teste. A avaliação em sala de aula é composta por 3 aulas de resolução de exercícios e corresponde a 5%. O trabalho de grupo tem um peso de 30%. Para ter frequ|encia, a nota do trabalho de grupo tem de ser maior ou igual a 9,5 valores. Para dispensa na avaliação contínua a média poderada nos dois testes tem de ser superior ou igual a 9,5 valores.
Conteúdo
1.Introdução
2.Estatística na Modelação da Qualidade
3.Desenho de Experiências (DoE)
-Metodologia
-Desenho com 1 e 2 factores a vários níveis
-Factorial completo
-DoE com vários factores a 2 níveis
-DoE fraccionado com factores a 2 níveis
-DoE com factores a 3 níveis
4.Controlo Estatístico do Processo
-Causas especiais e comuns de variação
-Cartas de controlo de variáveis e atributos
-Estudos da capacidade do processo
5.Metodologia 6-Sigma
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: