Planeamento e Controlo da Qualidade

Objetivos

Pretende-se que os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:

  • Compreender o papel do Desenho de Experiências, dos Métodos de Taguchi e do Controlo Estatístico de Processos numa filosofia de Gestão pela Qualidade Total.
  • Reconhecer as situações onde devem utilizar a metodologia do Desenho de Experiências.
  • Planear um desenho e analisar os resultados da experimentação efectuada com um factor a vários níveis e com dois factores a vários níveis.
  • Planear um desenho factorial completo ou um factorial fraccionado e analisar os resultados da experimentação efectuada com  vários factores a dois níveis.
  •  Aplicar a metodologia do Desenho de Experiências de Taguchi e analisar os resultados da experimentação.
  • Determinar a combinação de parâmetros do processo que reduz a variabilidade.

 

  • Reconhecer a necessidade de utilização de cartas de controlo na melhoria de produtos e de processos.
  • Aprender a utilizar a metodologia de  aplicação de cartas de controlo em processos produtivos.
  • Proceder a estudos de capacidade do processo.
  • Implementar a metodologia 6-Sigma e integrar o Desenho de Experiências e o Controlo Estatístico do Processo na aplicação dessa metodologia.

 

Paralelamente, com os métodos de ensino e aprendizagem adoptados, procura-se também nesta disciplina fomentar no aluno algumas das "soft skills" que são altamente desejáveis em contextos empresariais:

  • Capacidade de participar criativamente em equipas de trabalho pluridisciplinares;
  • Desenvolvimento de um espírito crítico;
  • Facilidade de diálogo e de comunicação.

Caracterização geral

Código

3705

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos

Horas

Semanais - 4

Totais - 64

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

-Montgomery, D. C. (2001), Introduction to Statistical Quality Control, 4.ª ed., John Wiley & Sons, New York-

-Montgomery, D. C. (2001), Design and Analysis of Experiments, 5.ª ed., John Wiley & Sons, New York

-Peace, G. S., (1993), Taguchi Methods: A Hands-On Approach to Quality Engineering, Addison-Wesley Publishing Company, New York.

-Pereira, Z.L. e Requeijo, J.G. (2012), Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos,2ª Edição, FFCT-UNL, Lisboa

-Pyzdek, T. (1999), Quality Engineering Handbook, Marcel Dekker, New York

-Ryan, T. P. (2000), Statistical Methods for Quality Improvement, 2.ª ed., John Wiley & Sons, New York

-Taguchi, G. (1986), Introduction to Quality Engineering, UNIPUB, White Plains, New York.

Método de ensino

/

Método de avaliação

A avaliação é composta por três momentos, dois testes individuais, avaliação em sala de aula (em grupo) e um trabalho de grupo. Os testes individuais representam 35% e 30%, respetivamente para o 1º e 2º teste. A avaliação em sala de aula é composta por 3 aulas de resolução de exercícios e corresponde a 5%. O trabalho de grupo tem um peso de 30%. Para ter frequ|encia, a nota do trabalho de grupo tem de ser maior ou igual a 9,5 valores. Para dispensa na avaliação contínua a média poderada nos dois testes tem de ser superior ou igual a 9,5 valores. 

 

 

 

 

Conteúdo

1.Introdução

2.Estatística na Modelação da Qualidade

3.Desenho de Experiências (DoE)

-Metodologia

-Desenho com 1 e 2 factores a vários níveis

-Factorial completo

-DoE com vários factores a 2 níveis

-DoE fraccionado com factores a 2 níveis

-DoE com factores a 3 níveis

4.Controlo Estatístico do Processo

-Causas especiais e comuns de variação

-Cartas de controlo de variáveis e atributos

-Estudos da capacidade do processo

5.Metodologia 6-Sigma